TIMES

Por Rafael Carmo* — Salvador


O futebol brasileiro já mostrou que idade não é documento. Com boa gestão e planejamento é possível ir bem longe. Basta olhar clubes como Cuiabá e Amazonas, recém-criados e que já "incomodam" no cenário nacional. É justamente nesta filosofia que o novo clube da capital mais antiga do país se apega.

Luciano Cortizo reunido com atletas da categoria de base do SSA FC — Foto: Divulgação / SSA Academy

Fundado em agosto de 2021, o SSA FC se prepara para disputar a Série B do Campeonato Baiano pela primeira vez. "Participar" é uma palavra que nem entra no dicionário do clube, que já quer o acesso na sua primeira participação.

"Eu nem discuto a possibilidade de só participar, nem discuto. O objetivo é subir, sim. Estamos preparados", afirma o presidente e fundador do clube, Luciano Cortizo.

- Tenha certeza que vamos brigar pelo acesso, confio muito na minha equipe. Um pilar do nosso time é a comissão técnica, que vem desde o começo do clube. Começou no sub-17, depois foi para o sub-20 e agora está no profissional. O nosso técnico é o Fernando Almeida - conclui.

Origens

Luciano Cortizo conta que o objetivo do novo time é construir um projeto sólido na base para tornar o SSA um novo núcleo formador de atletas no estado.

O projeto já colhe resultados na categoria sub-17. A Pantera, como também é conhecida a equipe, ficou na 3ª posição no estadual da categoria em 2022 e 2023, só atrás de Bahia e Vitória.

No sub-17, fomos duas vezes terceiro colocado no Campeonato Baiano, então, tirando Bahia e Vitória, somos a terceira força do futebol de base da Bahia".
— Luciano Cortizo, presidente do SSA.

Com projeto de captação em bairros populares de Salvador, o SSA tem a proposta de lapidar os talentos desde a infância para torná-los ativos do clube no futuro. Além da categoria sub-17, o time também tem atletas no sub-14, sub-16, sub-18 e sub-20.

- Temos cinco núcleos em bairros populares: Beco do Cirilo, Cajazeiras, Arvoredo, São Cristóvão e Abaeté. Ainda temos nossa academia, a SSA Academy, que também tem a escolinha oficial em Piatã. Estamos abrindo também um núcleo grande na orla de Salvador - revelou Luciano.

- Nossos atletas são 100% baianos, não temos jogadores alojados. Nosso crescimento vem da origem, da raiz, lá de trás. Os projetos sociais que fazem a captação para a gente estão em cinco núcleos em bairros populares. Isso fez com que nossa captação ficasse mais rápida e próxima do acerto. Para você ter ideia, nós temos jogadores, hoje, no Corinthians, Cruzeiro, São Paulo, Grêmio, Botafogo e até Portugal. Em torno de 20 atletas que já saíram do nosso projeto.

Garotos treinam na academia do SSA FC — Foto: Divulgação / SSA Academy

Agora é profissional

Desde o princípio, Luciano já pensava em colocar um time profissional em campo. Mas ele não esperava que fosse tão cedo. O crescimento da equipe foi rápido nas divisões de base, e, por isso, a diretoria resolveu aderir ao futebol profissional neste ano. A equipe vai disputar a Série B do Campeonato Baiano a partir de 8 de junho, data da estreia contra o também novato Porto, de Porto Seguro.

Time do SSA que vai disputar a Série B do Campeonato Baiano — Foto: Divulgação / SSA Academy

O SSA aposta em uma equipe com baixa média de idade. Os jogadores mais experientes do time profissional são o zagueiro Dedé, 29 anos, e o atacante Luis Bahia, 31. O restante tem idade até 24 anos. O atleta mais novo do elenco é Gabriel Moscoso, que tem apenas 15.

Entre 40 e 50% dos atletas que irão defender a equipe no profissional são pratas da casa, mas a ideia é que no futuro este número chegue a 90%.

Próximos passos

A tabela da Série B do Campeonato Baiano foi divulgada oficialmente, e o SSA já conhece todos os adversários que vai enfrentar no caminho rumo ao acesso. A estreia está marcada para o dia 8 de junho, contra o Porto, em Pituaçu, onde a Pantera vai mandar todos os seus jogos.

Veja abaixo o cronograma completo da fase de grupos:

  • 1ª rodada - SSA FC x Porto, marcado para o dia 08/06, às 15h (Pituaçu);
  • 2ª rodada - Leônico x SSA, 12/06, às 15h (Pituaçu);
  • 3ª rodada - SSA x Feirense, 15/06, às 15h (Pituaçu);
  • 4ª rodada - Fluminense de Feira x SSA, 19/06, horário e estádio a definir;
  • 5ª rodada - SSA x Jacobinense, 26/06, às 15h (Pituaçu);
  • 6ª rodada - Colo Colo x SSA, 29/06, às 18h (Mário Pessoa);
  • 7ª rodada - Galícia x SSA, 03/07, horário e estádio a definir;
  • 8ª rodada - SSA x Grapiúna, 06/07, às 15h (Pituaçu);
  • 9ª rodada - Vitória da Conquista x SSA, 14/07, horário e estádio a definir.

*Estagiário sob supervisão do editor Ruan Melo

Veja também

Mais do ge