TIMES

Por Luan Coutinho, ge AP — Macapá


isaac Vilhena, Nathália Fonseca e Fernanda Alves conquistaram 2 ouros e 1 prata na etapa regional — Foto: Sedel/GEA

O Amapá foi destaque do Campeonato Regional Norte de Bocha Paralímpico 2024, entre os dias 21 e 23 de junho, na cidade de Porto Velho (RO). Três paratletas estiveram representando o estado e conquistaram três medalhas: duas de ouro e uma de prata. Além disso, conquistaram o terceiro lugar geral da competição.

Isaac Vilhena ganhou a medalha de ouro, na classe BC4 — Foto: Instagram: @andenarede

O paratleta Isaac Vilhena ganhou a medalha de ouro, na classe BC4 (para pessoas com deficiências severas, mas não recebem assistência). Ele não praticava o esporte desde 2016, mas retornou ano passado para as competições e garantiu sua vaga na disputa nacional após vencer as 4 partidas da competição.

“O sentimento de estar naquele ambiente de jogo e ver cada participante representando seus estados é muito emocionante. O Amapá conseguiu se destacar com dois ouro, uma prata e conseguimos o terceiro lugar geral. Eu fico muito feliz por conseguir o primeiro lugar entre os sete jogadores e sei que é uma grande responsabilidade carregar a bandeira do Amapá nos meus ombros”, destacou Vilhena.

Nathalia Conrado venceu na classe BC3 e Fernanda Alves conquistou a prata na mesma categoria — Foto: Redes sociais

Nathalia Conrado venceu na classe BC3 (para deficientes severos, que usam instrumento auxiliar e podem ser ajudados por outra pessoa). Conquistando a medalha de ouro na classe BC3 feminina, ela garantiu uma vaga para a etapa em São Paulo. E Fernanda Alves, também da classe BC3, ganhou a medalha de prata durante a etapa regional;.

Sobre a modalidade

Praticada por atletas com elevado grau de paralisia cerebral ou deficiências severas, a bocha paralímpica só apareceu no Brasil na década de 1970. A competição consiste em lançar as bolas coloridas o mais perto possível de uma branca. Os atletas ficam sentados em cadeiras de rodas e limitados a um espaço demarcado para fazer os arremessos. É permitido usar as mãos, pés, e instrumentos de auxílio chamados de “calhas”.

Para ler mais notícias do estado, acesse ge.globo/ap

Veja também

Mais do ge