TIMES

Por Patryck Almeida, ge AP — Macapá


Independente, Trem, Santos e Oratório estão mantidos no campeonato e aguardam novas datas das semifinais — Foto: Daian Andrade / CBN

Em julgamento nesta quinta-feira (20), o pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) decidiu, por unanimidade, determinar a realização de novas partidas semifinais do Amapazão com os quatro clubes classificados na primeira fase do campeonato e que escalaram jogadores irregulares nos jogos de mata-mata.

Após a análise de todos os recursos, os auditores do STJD decidiram modificar o regulamento e manter Independente, Trem, Santos e Oratório na competição, mesmo com a infração cometida pelos quatro times com a utilização de atletas suspensos, conforme previsto no artigo 214, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Na audiência, também ficou definida a anulação de apenas uma das partidas entre Santos e Trem. O resultado do jogo de ida entre as duas equipes, que terminou com empate em 1 a 1, será homologado por não ter registro de irregularidade na súmula ou documento equivalente.

Em nota, a Federação Amapaense de Futebol (FAF) informou que se reunirá com os clubes envolvidos para definir as novas datas das partidas, garantindo que todas as decisões sejam tomadas de maneira justa e transparente.

"Essa decisão do STJD visa preservar a integridade do campeonato e proporcionar uma conclusão justa para a competição. Fiquem atentos às próximas atualizações para mais detalhes sobre as datas e horários dos jogos", conclui o texto nas redes sociais.

Sobre o rebaixamento

O STJD confirmou o rebaixamento das equipes São Paulo e Macapá para o Amapazão Série B 2025. Além disso, as posições conquistadas por Ypiranga e Santana também foram mantidas, e os clubes terminam o campeonato na 5º e 6º posição na tabela, respectivamente.

Multas mantidas

Os quatro clubes semifinalistas terão que pagar uma multa pela escalação irregular de jogadores. A corte do STJD ratificou o valor inicial de R$ 4 mil para Independente, Oratório e Trem e de R$ 8 mil ao Santos.

Para ler mais notícias do estado, acesse ge.globo/ap.

Veja também

Mais do ge