TIMES

Por Patryck Almeida, ge AP — Macapá


Wanna Brito vai disputar a etapa nacional do Meeting Paralímpico no Amapá — Foto: Marcello Zambrana/CPB

Macapá vai sediar a nova etapa nacional do Meeting Paralímpico Loterias Caixa. O evento realizado pela Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) é disputado em várias capitais do país e chega ao meio do mundo neste sábado (08), com a presença ilustre da amapaense Wanna Brito, bicampeã mundial em Kobe, no Japão.

As provas irão acontecer no Estádio Zerão e a competição reunirá 91 atletas de alto rendimentos e os participantes das Seletivas Estaduais das Paralimpíadas Escolares e das Paralimpíadas Universitárias. A medalhista de ouro, Wanna Brito, também vai disputar as modalidades de lançamento de club e arremesso de peso, as duas especialidades da paratleta número 1 do mundo.

“Participar do Meeting Macapá, em minha cidade, é muito importante. Participar de um evento que marcou um novo momento para mim é muito especial. A partir dali, tudo começou a fluir. É muito gratificante e muito lindo”, disse a amapaense.

A competição é especial na carreira de Wanna. Em 2022, ela conquistou projeção nacional após bater dois recordes brasileiros, no arremesso de peso (5,99m) e no lançamento de disco (11,84m), modalidade que foi extinta do programa dos Jogos Paralímpicos na classe da paratleta.

Wanna Brito bate recorde mundial da classe F32 do arremesso de peso — Foto: Marcello Zambrana/CPB

Colecionando vitórias e recordes, a amapaense é a recordista mundial no arremesso de peso, com a marca de 7,85m atingidos em março, na Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de atletismo, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo.

Wanna Brito conquistou o segundo ouro dela no Mundial, desta vez, no arremesso de peso F32 — Foto: Divulgação/CPB

Recentemente Wanna subiu no lugar mais alto do pódio no Mundial de Atletismo Paralímpico em Kobe, no Japão, onde conquistou dois ouros no arremesso de peso e no lançamento de club, ambos para a classe F32 (paralisia cerebral), com as marcas de 7,74m e 26,66m, respectivamente.

Veja o arremesso de peso que deu a Wanna Brito o ouro na categoria F32 do Mundial de Atletismo Paralímpico

Veja o arremesso de peso que deu a Wanna Brito o ouro na categoria F32 do Mundial de Atletismo Paralímpico

Para ler mais notícias do estado, acesse ge.globo/ap.

Veja também

Mais do ge