TIMES

Por Patryck Almeida, ge AP — Macapá


Wanna Brito conquistou o segundo ouro dela no Mundial, desta vez, no arremesso de peso F32 — Foto: Divulgação/CPB

A brasileira Wanna Brito segue imbatível no Mundial de Atletismo Paralímpico em Kobe, no Japão. A amapaense conquistou a 2ª medalha de ouro na competição e quebrou o recorde da prova do arremesso de peso com a marca de 7.74m, na classe F32 (atletas com paralisia cerebral).

Após a ter vencido a modalidade de lançamento de club, com a marca de 26,66m, Wanna carimbou a 17ª medalha de ouro do Brasil no Mundial e ajudou o país a quebrar um recorde histórico na competição.

“Dever cumprido. Mas quero muito mais. Quero muito esse pódio nos Jogos de Paris, por isso, vou trabalhar muito para que isso aconteça. A primeira medalha eu ganhei para minha mãe, agora essa vai para o meu pai. O trabalho psicológico que fiz me ajudou muito, tem sido essencial tanto quanto a musculação ou a técnica. Tenho trabalhado muito isso”, afirmou Wanna.

Wanna ficou em primeiro lugar na frente da russa Evgeniiia Galaktionova, que atingiu a marca de 6.97m, e da tunisiana Maroua Ibrahmi, que arremessou 5.93m. Giovanna Boscolo, outra brasileira que participou da prova, terminou na quinta colocação com 5.44m.

Veja o arremesso de peso que deu a Wanna Brito o ouro na categoria F32 do Mundial de Atletismo Paralímpico

Veja o arremesso de peso que deu a Wanna Brito o ouro na categoria F32 do Mundial de Atletismo Paralímpico

Medalhista de ouro nos Jogos Parapan-Americanos do Chile e recordista mundial no arremesso de peso com a marca de 7.85m, Wanna é a principal competidora do país na classe F32 e está confirmada nas Paralimpíadas de Paris 2024.

Wanna Brito com a medalha de ouro no arremesso de peso do Parapan — Foto: Comitê Paralímpico Brasileiro

Carreira meteórica

Wanna foi diagnosticada com paralisia cerebral ainda no parto. Começou na natação no ano de 2018, mas migrou para o atletismo por incentivo do técnico Marlon Gomes. A primeira competição foi em 2020 e despontou no cenário paralímpico nacional após participar do Meeting Paralímpico Macapá 2022. Competiu ainda no Conexão Paralímpica, quando conquistou duas medalhas de ouro, e no Grand Prix de atletismo em Marrakech em 2023, ganhando um ouro e uma prata.

Ouro no arremesso de peso nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023; prata no arremesso de peso no Mundial Paris 2023; ouro no arremesso de peso e prata no lançamento de club no Grand Prix de atletismo em Marrakech 2023.

Treinador Marlon Gomes e Wanna Brito nos Jogos Parapan-Americanos 2023 — Foto: Marlon Gomes

Sobre a categoria

A classe F32 é exclusiva para atletas com transtornos de movimento de alto grau em todo o tronco e em ambos os braços e pernas. Os competidores arremessam sentados e com uma das mãos apoiadas no equipamento.

Para ler mais notícias do estado, acesse ge.globo/ap.

Veja também

Mais do ge