TIMES

Por Patryck Almeida, ge AP — Macapá


Estádio Glicério Marques será o palco da abertura da Série B do Amapazão — Foto: Prefeitura de Macapá

Em meio a paralisação da Série A do Amapazão, motivada por denúncias dos clubes na Justiça Desportiva, a Federação Amapaense de Futebol (FAF) confirmou o início da segunda divisão do campeonato profissional para o próximo dia 18 de maio, com a partida entre Latitude e Canário, às 16h, no estádio Glicério Marques.

Com a participação de nove times confirmados para a disputa, a Série B do Estadual vai garantir aos finalistas da competição o acesso à elite do futebol amapaense em 2025. O formato e o regulamento já foram definidos pela entidade e as equipes foram divididas em dois grupos (um com cinco equipes e outro com quatro clubes) para os confrontos em turno único.

O campeonato vai funcionar com o sistema de pontos corridos, onde todos os times jogam entre si, independente do grupo que foram sorteados. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam para as semifinais e os vencedores garantem as vagas para a Série A do ano que vem, além de disputar o título da segunda divisão.

Clubes confirmados:

  • Grupo A
    Latitude
    Bare
    Canário
    Portuguesa
    ADEC
  • Grupo B
    Cristal
    Renovação
    Cruzeiro
    Lagoa

Situação da Série A

O pleno do Tribunal de Justiça Desportiva do Amapá (TJD-AP) julgou na terça-feira (30) as denúncias apresentadas pelos clubes semifinalistas do Amapazão, envolvendo escalação de jogadores em situação irregular, e por maioria dos auditores decidiram excluir Independente, Oratório, Santos e Trem da competição.

De acordo com o relatório da Primeira Comissão Disciplinar do TJD-AP, os quatro times descumpriram o artigo 214, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que não permite a inclusão na súmula ou documento equivalente, de atleta ou treinador em situação irregular para participar de uma partida.

Além da exclusão, a corte ainda aplicou uma multa de R$ 4 mil para Independente, Oratório e Trem e de R$ 8 mil ao Santos. A decisão, em primeira instância, ainda cabe recurso e a Federação Amapaense de Futebol (FAF) informou, em nota, que vai aguardar o esgotamento das etapas jurídicas.

Para ler mais notícias do estado, acesse ge.globo/ap.

Veja também

Mais do ge