TIMES

Por Patrick Almeida, ge AP — Macapá


Wanna Brito bate recorde mundial da classe F32 do arremesso de peso — Foto: Marcello Zambrana/CPB

A brasileira Wanna Brito bateu o recorde mundial na prova do arremesso de peso paralímpico e atingiu a impressionante marca de 7.85m na etapa do Circuito Nacional de Atletismo, realizada neste sábado (16), em São Paulo.

A amapaense compete na classe F32 (atletas com paralisia cerebral) e era dona do recorde das Américas com 7.66m. Agora, a paratleta assume a liderança do ranking na modalidade, superando a russa Evgueniia Galaktionova que tinha conquistado a marca 7.83m, em agosto do ano passado.

Wanna Brito no circuito nacional paralímpico de atletismo — Foto: Marcello Zambrana/CPB

“Estou muito feliz, este recorde é muito importante para mim e para quem trabalha comigo. Mas tenho certeza que posso fazer mais. Meu objetivo é chegar bem na Paralimpíadas e trazer uma medalha de Paris. Esse é o meu sonho e estou muito focada nesse objetivo”, disse a recordista.

Aos 27 anos, Wanna vem quebrando todos os recordes nas competições que participa e recentemente também estabeleceu a melhor marca das Américas no lançamento de club, outra modalidade em que disputará uma medalha no Mundial de Paratletismo de Kobe, no Japão, que acontecerá em maio.

Sobre a categoria

A classe F32 é exclusiva para atletas com transtornos de movimento de alto grau em todo o tronco e em ambos os braços e pernas. Os competidores arremessam sentados e com uma das mãos apoiadas no equipamento.

A competição reúne 359 atletas de todas as regiões do país – além de México e Argentina –, nestes sábado, 16, e domingo, 17, no campo e na pista de atletismo do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo (SP).

Para ler mais notícias do estado, acesse ge.globo/ap.

Veja também

Mais do ge