TIMES

Por Patrick Almeida, ge AP — Macapá


Sassá Amazonas x Rio Negro — Foto: Deborah Melo/FAF

Fundado em 2019 e com ascensão meteórica no futebol brasileiro, o Amazonas - atual campeão Brasileiro da Série C - é o time que vai cruzar o caminho do Independente na estreia da Copa do Brasil. O confronto está marcado para esta quarta-feira, às 20h30, no estádio Zerão.

O adversário do representante amapaense na competição nacional tem apenas 4 anos de existência, mas se tornou uma potência regional após fazer investimentos em contratações de jogadores experientes com passagens em grandes clubes do país.

Sassá Volta Redonda x Amazonas — Foto: Pietra Telles

O destaque do time é o atacante Sassá, ex-Cruzeiro e Botafogo, artilheiro do time com 23 gols. Com 30 anos, o jogador vive o melhor início de temporada na carreira, somando cinco gols nos últimos 7 jogos pelo Campeonato Amazonense. Ele foi o principal goleador do futebol brasileiro em 2023, com 18 gols em 22 jogos, se tornando o artilheiro de todas as divisões.

Outra grande contratação do clube para a temporada foi o atacante . Ele ficou um ano aposentado, chegou a ser anunciado por um time amador, mas decidiu voltar a jogar após longas conversas com o presidente do Amazonas, no final de 2023. Ex-Corinthians e Atlético (MG), Jô já atuou em dois jogos e fez um gol de pênalti contra o Operário, nas quartas de final do estadual.

Jô comemora gol na estreia pelo Amazonas FC — Foto: Pietra Telles

Já passaram pelo clube atletas como Marion, ex-Atlético Mineiro, Walter, ex-Goiás e Fluminense, Airton, ex-Botafogo e Flamengo, Eduardo Ramos, ex-Corinthians e Remo, Adriano Pagode, ex-Santos, e Ibson, ex-Flamengo, que hoje faz parte da comissão técnica permanente da equipe.

Amazonas estreia na Copa do Brasil, nesta quarta, fora de casa

Amazonas estreia na Copa do Brasil, nesta quarta, fora de casa

Finalista do Barezão

O Amazonas vem de vitória por 2 a 1 sobre o Nacional, na semifinal do primeiro turno do Campeonato Amazonense. O clube decidirá o título contra o São Raimundo, no próximo domingo (25). Na temporada foram sete jogos disputados até aqui, com quatro vitórias, dois empates e uma derrota.

O título da Série C

Na primeira fase, o Amazonas fez sequência invicta de dez jogos e terminou na terceira colocação geral. No quadrangular final, liderou o Grupo B e garantiu a vaga na Segunda Divisão, eliminado times tradicionais como Volta Redonda, Botafogo-PB e Paysandu. O título veio em cima do Brusque com um empate sem gols Manaus e vitória em Santa Catarina por 2 a 1.

Amazonas campeão da Série C — Foto: Deborah Melo/FAF

A Onça Pintada

Símbolo de força e velocidade, a onça pintada é o mascote do Amazonas Futebol Clube. Animal emblemático da fauna brasileira, é o terceiro maior felino do mundo e muito encontrado na região amazônica.

Para ler mais notícias do estado, acesse ge.globo/ap

Veja também

Mais do ge