Fundado em 2019 e com ascensão meteórica no futebol brasileiro, o Amazonas - atual campeão Brasileiro da Série C - é o time que vai cruzar o caminho do Independente na estreia da Copa do Brasil. O confronto está marcado para esta quarta-feira, às 20h30, no estádio Zerão.
O adversário do representante amapaense na competição nacional tem apenas 4 anos de existência, mas se tornou uma potência regional após fazer investimentos em contratações de jogadores experientes com passagens em grandes clubes do país.
O destaque do time é o atacante Sassá, ex-Cruzeiro e Botafogo, artilheiro do time com 23 gols. Com 30 anos, o jogador vive o melhor início de temporada na carreira, somando cinco gols nos últimos 7 jogos pelo Campeonato Amazonense. Ele foi o principal goleador do futebol brasileiro em 2023, com 18 gols em 22 jogos, se tornando o artilheiro de todas as divisões.
Outra grande contratação do clube para a temporada foi o atacante Jô. Ele ficou um ano aposentado, chegou a ser anunciado por um time amador, mas decidiu voltar a jogar após longas conversas com o presidente do Amazonas, no final de 2023. Ex-Corinthians e Atlético (MG), Jô já atuou em dois jogos e fez um gol de pênalti contra o Operário, nas quartas de final do estadual.
Já passaram pelo clube atletas como Marion, ex-Atlético Mineiro, Walter, ex-Goiás e Fluminense, Airton, ex-Botafogo e Flamengo, Eduardo Ramos, ex-Corinthians e Remo, Adriano Pagode, ex-Santos, e Ibson, ex-Flamengo, que hoje faz parte da comissão técnica permanente da equipe.
Amazonas estreia na Copa do Brasil, nesta quarta, fora de casa
Finalista do Barezão
O Amazonas vem de vitória por 2 a 1 sobre o Nacional, na semifinal do primeiro turno do Campeonato Amazonense. O clube decidirá o título contra o São Raimundo, no próximo domingo (25). Na temporada foram sete jogos disputados até aqui, com quatro vitórias, dois empates e uma derrota.
O título da Série C
Na primeira fase, o Amazonas fez sequência invicta de dez jogos e terminou na terceira colocação geral. No quadrangular final, liderou o Grupo B e garantiu a vaga na Segunda Divisão, eliminado times tradicionais como Volta Redonda, Botafogo-PB e Paysandu. O título veio em cima do Brusque com um empate sem gols Manaus e vitória em Santa Catarina por 2 a 1.
A Onça Pintada
Símbolo de força e velocidade, a onça pintada é o mascote do Amazonas Futebol Clube. Animal emblemático da fauna brasileira, é o terceiro maior felino do mundo e muito encontrado na região amazônica.
Para ler mais notícias do estado, acesse ge.globo/ap
Veja também