TIMES

Por Redação do ge — Manaus, AM


A edição 107 do Campeonato Amazonense começa neste sábado, com o clássico entre Rio Negro e Nacional. O Barezão deste ano terá, pela segunda vez consecutiva, o mesmo regulamento. Os times se enfrentam em turno único, com todas as equipes jogando 8 partidas. Passam quatro para as semifinais e finais da competição.

Por conta da desistência do Fast, por questões financeiras, o Campeonato Amazonense deste ano terá nove clubes. O Tricolor de Aço foi rebaixado automáticamente.

Guia Amazonense 2023 — Foto: infoesporte

O atual campeão é o Manaus. O Esmeraldino conquistou o seu quinto título amazonense e vai em busca da taça mais uma vez. Caso aconteceça, será o sexto título em sete anos. O elenco tem 10 jogadores remanescentes da última temporada. A estreia será contra o Parintins, em 29 de janeiro.

Na edição deste ano, o Campeonato Amazonense tem um "tcham" a mais por ter dois clubes de Série C do Brasileiro, Manaus e Amazonas.

Dos nove candidatos ao título, apenas quatro equipes tem o troféu estadual no currículo. O Nacional é o maior campeão, com 43 conquistas.

Campeões amazonenses — Foto: ge

Fórmula de disputa

O campeonato será disputado em turno único, com todas as nove equipes se enfrentando na primeira fase. As oito primeiras avançam para as quartas de final, em confrontos olímpicos (1º x 8º, 2º x 7º, 3º x 6º e 4º x 5º), que são disputados no sistema mata-mata em jogos de ida e volta, seguindo assim até a final.

Como o Fast foi rebaixado automaticamente por desistir em cima da hora de participar do Estadual, apenas mais um clube cairá para a segundinha.

Em caso de igualdade na pontuação, são critérios de desempate: 1) mais vitórias; 2) melhor saldo de gols; 3) mais gols pró; 4) confronto direto; 5) sorteio. Quartas, Semifinal e Final são disputadas no sistema mata-mata em jogos de ida e volta. O campeão e o vice garantem vaga na Copa do Brasil 2024, Campeonato Brasileiro Série D 2024 e Copa Verde 2024.

Os times participantes

Árbitro de vídeo

O Campeonato Amazonense deste ano terá VAR nas semifinais e final. Serão seis jogos com árbitro de vídeo no Estadual.

Primeira rodada

1ª rodada

  • Sáb (28/01) - 20h - Nacional x Rio Negro - Arena da Amazônia
  • Dom (29/01) - 10h - Iranduba x Princesa do Solimões - Colina
  • Dom (29/01) - 10h - Manaus x Parintins - Arena da Amazônia
  • Dom (29/01) - 15h30 - Amazonas x Manauara - Carlos Zamith

Inscrição de jogadores

Os clubes podem inscrever novos jogadores até o último dia útil que anteceder a primeira partida da segunda fase, independente de qual jogo seja.

Além disso, os atletas só poderão ser inscritos por outro clube caso não tenham atuado no Campeonato Amazonense por sua antiga equipe. Por exemplo: O mesmo jogador não pode atuar no Barezão pelo Manaus e pelo Amazonas.

Como chega cada um dos nove clubes?

Manaus

São 15 novos jogadores para a disputa desta temporada. No elenco, apenas sete jogadores estavam no plantel campeão amazonense em 2022.

Técnico

O técnico também é novidade. A diretoria contratou Paulo Henrique Marques. Essa será a primeira experiência do profissional fora do Rio Grande do Sul.

Paulo Henrique Marques estreará no Campeonato Amazonense — Foto: Ismael Monteiro / Manaus FC

Destaques

No Campeonato Amazonense deste ano, o volante Derlan, que retornou ao clube após dois anos, pode conquistar o tricampeonato estadual pelo Gavião. Os outros dois títulos foram em 2018 e 2019.

Além de Derlan, quem também pode conquistar o terceiro estadual pelo Esmeraldino é o volante Gilson. Ele está na terceira temporada pelo Gavião. Se atuar em três partidas, o atleta se tornará o terceiro com mais jogos pelo clube, atrás apenas de Derlan e o goleiro Jonathan.

Derlan e Gilson Alves podem ser tricampeões amazonenses pelo Manaus — Foto: Ismael Monteiro

Amazonas

Recém promovido à Série C do Campeonato Brasileiro, o Amazonas chega para o Estadual com 16 remanescentes no elenco que subiu para a terceira divisão nacional e 10 novos reforços. No elenco, apenas dois jogadores estavam no plantel que caiu nas oitavas para o Fast, no Amazonense 2022.

Técnico

O técnico não é novidade. Após bom trabalho na Série D, Rafael Lacerda permanece na equipe aurinegra. O treinador comandou a equipe apenas no Brasileirão e é o mais novo do Barezão, com 38 anos. Esse será o primeiro Campeonato Amazonense que ele disputará.

Rafael Lacerda, técnico do Amazonas — Foto: Jadison Sampaio / AMFC

Destaques

Remanescentes de 2022, o zagueiro Alisson é o atleta que mais atuou pela Onça na última temporada. O jogador defendeu a equipe no Estadual e Campeonato Brasileiro. Foram 29 partidas, sendo destaque na campanha do acesso.

Principal renovação para esta temporada, o camisa 10 Rafael Tavares é um dos principais nomes da Onça para buscar o título inédito. O meia que irá disputar pela primeira vez o Barezão, foi o artilheiro da Série D com 11 gols e eleito o melhor meia da competição.

Alison e Rafael Tavares são destaques do Amazonas no Barezão 2023 — Foto: João Normando

Nacional

Recordista de títulos no Estado, sendo 43 no total, o Nacional vive a sua maior seca de estaduais da era profissional. A última vez que o Leão levantou a taça foi em 2015, contra o Princesa.

A última final disputada pelo clube foi em 2017, quando obteve apenas o vice-campeonato, diante do Manaus. Com isso, esse é o maior jejum do time na era profissional, a partir de 1964.

Técnico

Após longa negociação, o Nacional contratou Wellington Fajardo para o Amazonense desta temporada. Com trajetória vitoriosa pelo Manaus, quando conquistou o Estadual e o acesso à Série C do Brasileiro em 2019, o treinador chega para sua segunda passagem pelo futebol amazonense.

Welington Fajardo, técnico do Nacional — Foto: Deborah Melo

Destaques

Cria da base do Nacional, o goleiro Jonathan está de volta ao clube. O arqueiro é o grande nome do Leão para esta temporada. Jonathan atuou nos dois últimos anos no Ferroviário-CE, sendo uns dos destaques da equipe cearense.

Além de Jonathan, o Nacional foi ao mercado e contratou o atacante Ronny. O atleta, de 31 anos, tem no currículo passagens por Botafogo e Palmeiras, onde conquistou a Série B do Brasileiro, em 2013. O jogador chega ao Naça para sua primeira experiência no futebol amazonense.

Ronny e Jonathan são os destaques do Nacional no Barezão 2023 — Foto: Deborah Melo

Rio Negro

O Rio Negro está de volta à elite do futebol local. Após três anos amargando a Série B do Estadual, o Galo, segundo maior campeão do Amazonas com 16 títulos, manteve apenas quatro jogadores do acesso à Série A do Amazonense.

Técnico

João Carlos Cavalo, de 55 anos, responsável pela volta do time a Série A do Amazonense, continuará à frente do Galo. O comandante renovou vínculo com o clube após faturar o título da Segundinha.

À frente da equipe na disputa da Série B no ano passado, o técnico venceu todos os 11 jogos e conquistou a divisão de acesso com o Galo de forma invicta.

João Carlos Cavalo, técnico do Rio Negro — Foto: Ascom/Rio Negro

Destaques

Único remanescente do rebaixamento de 2019, o volante Antony segue no Galo para a temporada. O atleta disputou a Série B amazonense no ano passado e ajudou a recolocar o Galo na Série A. Essa será a terceira passagem do jogador pelo clube.

Magnum e Antony são os destaques do Rio negro no Estadual deste ano — Foto: Reprodução

Outro jogador que permanece no Rio Negro é o lateral-direito Magnum. O atleta de 35 anos disputou a Série B do ano passado com a camisa alvinegra e foi peça fundamental na volta do clube à elite. Na campanha do acesso, o lateral disputou 10 jogos e marcou dois gols.

Princesa do Solimões

Atual vice-campeão, o Princesa do Solimões chega para esta temporada com a base do elenco do ano passado. Ao todo, o clube renovou com 13 jogadores da última temporada, além do técnico Aderbal Lana, que vai comandar o time de Manacapuru pelo terceiro ano consecutivo.

Técnico

Treinador com mais títulos do futebol amazonense, o comandante terá novamente um elenco modesto para atual temporada. Lana terá em mãos a base da temporada passada e alguns reforços.

Aderbal Lana, técnico do Princesa do Solimões — Foto: Thiago Lemos

Destaques

Único remanescente do titulo de 2013, o volante Toró, de 34 anos, fará sua décima temporada no clube. Com 95 jogos pelo time, Toró deve ser o primeiro jogador da historia do Tubarão a alcançar a marca simbólica de 100 jogos pelo clube.

Toró e Aleilson são os destaques do Princesa no Barezão deste ano — Foto: Thiago Lemos

Ex-atacante do Flamengo, o experiente Aleilson, de 37 anos, é a principal contratação do Princesa. Maior artilheiro da história da Serie D, com 29 gols, Aleilson chega ao Tubarão após grande temporada pelo Trem-AP, clube em que disputou 20 jogos e marcou 15 gols.

Manauara

O Estadual 2023 será o segundo do Robô na primeira divisão. A diretoria do clube, de apenas três anos, investiu pesado para a temporada e contratou 28 novos jogadores, todos de fora do Amazonas. A equipe é a única sem amazonense no elenco.

Técnico

Quem comandará o time será o gaúcho Cristian de Souza. Essa é a primeira passagem dele pelo futebol amazonense. Ele chegou ao clube após a saída de Júlio César, que fechou com o Joinville. Cristian foi campeão da última edição da terceira divisão do Campeoanto Gaúcho pelo Monsoon.

Cristian de Souza, técnico do Manauara — Foto: João Normando

Destaques

Remanescente da temporada 2022, quando a equipe chegou até as quartas de final, o lateral-direito Da Silva é um dos destaques do elenco. No currículo ele tem o título de campeão sergipano, pelo Sergipe, e alagoano, pelo CSA.

Outro destaque é o atacante Chan. Ele tem dois títulos de campeonato amazonense com o Manaus, além de ter vencido a Série B do Barezão. O roraimense é umas das principais contratações para 2023.

Chan e Da Silva são os destaques do Da Silva — Foto: Deborah Melo

Parintins

Vice-campeão da Série B do Amazonense em 2022, o Parintins disputará pela primeira vez a elite do estadual deste ano. O clube tem apenas um ano no futebol profissional. Apesar do nome, a equipe mandará seus jogos em Rio Preto da Eva, devido a uma parceria com a prefeitura da cidade.

Técnico

O treinador do Tourão será Marcus Alexandre, ex-técnico do Goiânia. Essa será a primeira vez dele no futebol amazoense. Aos 45 anos, Marcus soma passagem pela base do Vasco, Nova Iguaçu-RJ e Maricá-RJ.

Marcus Alexandre, técnico do Parintins — Foto: Chicão Produções

Destaques

O volante Serginho Duarte é um dos poucos remanescentes do elenco para a disputa do Amazonense deste ano. Ele tem no currículo a conquista do estadual 2016 com a camisa do Fast, além de passagem pelo São Raimundo e Rio Negro.

No gol, o goleiro Douglas é um dos jogadores com mais rodagem no futebol amazonense. Ele tem 29 anos e é natural de Rio Preto da Eva. Douglas soma passagem por Rio Negro, CDC e Manaus. A atuação pelo Tourão será o retorno dele ao futebol após três anos parado.

Douglas e Serginho Duarte são os destaques do Parintins no Estadual — Foto: Chicão Produções

Operário

Com investimento maior para a temporada, o clube busca surpreender. Em 2023 chegou até as quartas de final, quando acabou eliminado pelo Princesa. A diretoria conseguiu manter parte do elenco do último estadual para tentar uma vaga na Série D e Copa do Brasil 2024.

Técnico

Ademilson Brito comandará o elenco do Sapão da Terra Preta. Essa é a primeira passagem dele pelo futebol amazonense. O profissional tem dupla nacionalidade, brasileiro e português. O Operário será o segundo clube dele no Brasil. O primeiro foi o Bonsucesso-RJ, na última temporada.

Ademilson Brito, técnico do Operário — Foto: Félix Coelho

Destaques

Investidor do clube, o meia Marcelinho disputará seu terceiro campeonato pelo Operário. Aos 38 anos o jogador é o mais experiente do elenco. Na temporada passada ele foi o artilheiro do clube, com quatro gols e comandou a equipe até as quartas de final.

O clube também tem um nome experiente no gol. Luis Paulo, goleiro histórico do Princesa, maior rival, defenderá as metas do Sapão. Essa é a primeira vez do goleiro de 33 anos no clube. Ele tem no currículo a conquista do Barezão 2013 pelo Princesa.

Luis Paulo e Marcelinho são os destaques do Operário — Foto: Félix Coelho

Iranduba

O Hulk da Amazônia é a grande incógnita do Campeonato Amazonense deste ano. O clube não anunciou nenhum jogador e, há uma semana do início do Estadual, não havia começado os treinamentos. O clube vive crise interna e financeira.

A diretoria havia contratado o técnico Sérgio Duarte, mas ele pediu demissão na última quinta, três dias antes do Barezão iniciar.

Veja também

Mais do ge