TIMES

Por Kelton Pinho — Rio Branco, AC


O taekwondista acreano Bryan Azevedo, 13 anos, recentemente campeão da Copa Regional Norte, em Macapá (AP), foi convidado para passar por um período de camping em Seul, na Coreia do Sul, entre os dias 29 de junho e 11 de julho, mas a ida para o país asiático não foi possível.

Bryan Azevedo com medalha de ouro conquistada na Copa Norte de Taekwowndo 2024 — Foto: Arquivo pessoal/Levy Azevedo

O convite partiu da direção da Liga Nacional de Taekwondo, mas o custo financeiro para a ida do taekwondista junto com o pai e treinador, o mestre Levy Azevedo, foi o principal entrave.

Para priorizar a experiência na Coreia do Sul, Levy Azevedo chegou a tentar renegociar o apoio do Governo do Acre para emissão das passagens aéreas para o país asiático ao invés do México, onde ocorrerá o Pan-Americano. A mudança, no entanto, foi inviável.

– Não deu certo nossa ida pra Coreia. Agora estamos aguardando o wild card do Bryan para o Pan-Americano. Esse wild card vem da PATU (Pan American Taekwondo Union), que é a responsável por realizar os campeonatos internacionais. A Confederação (Brasileira de Taekwondo) já fez o pedido e está aguardando a resposta deles – explica Levy Azevedo.

Levy Azevedo, mestre de taekwondo — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Na Coreia do Sul, Brayn Azevedo disputaria o Mundial de Taekwondo Cadete, e ainda teria a experiência de treinar taekwondistas coreanos da Kukkiwon, que é a principal entidade da modalidade no mundo.

– Por se tratar da Coreia, que é o berço do taekwondo, para o Bryan que é um atleta de alto rendimento, ia cair muito bem porque é um atleta que ia ter um outro conhecimento, de outro nível, a nível internacional (...) vamos ficar focados só no Pan-Americano mesmo – reforça Levy Azevedo.

Bryan Azevedo conquistou a vaga no Pan-Americano após ser vice-campeão na President's Cup América, e ser beneficiado por uma irregularidade do adversário da decisão.

O Pan-Americano de Taekwondo nas categorias infantil, juvenil, cadete e open sub-21 será realizado em Querétaro, no México, entre os dias 25 e 28 de julho.

Veja também

Mais do ge