TIMES

Por Kelton Pinho — Rio Branco, AC


De volta ao AC, Tomate fala sobre adaptação com fama e irmão diz que goleiro queria ser zagueiro

De volta ao AC, Tomate fala sobre adaptação com fama e irmão diz que goleiro queria ser zagueiro

Após eliminação do Andirá na Copa São Paulo de Futebol Júnior, o goleiro Eduardo da Silva, o Tomate, voltou para Rio Branco (AC) e já está em casa perto da família, mas agora vive um novo momento na carreira. Com quase 600 mil seguidores no Instagram e com propostas para atuar fora do Acre, o jogador de apenas 18 anos ainda tenta se acostumar com a fama repentina.

De origem humildade, Tomate mora no bairro Bahia Velha (região periférica da capital acreana), ao lado da mãe, a dona Maria José Dantas, e do irmão, Leandro Filgueira.

Uma semana depois da atuação contra o Atlético-MG e o choro no banco de reservas ao ser substituído, o goleiro agora tem uma rotina agitada, bem diferente daquela vida pacata que levava antes de ir para a Copinha.

Maria José Dantas, mãe do goleiro (E), e Tomate (D) — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

— Realmente não está sendo fácil, mas estou tentando me adaptar ao máximo. Estou tentando me organizar e organizar a agenda pra que mais na frente eu possa focar não só no Instagram, mas na carreira artística também, que é onde quero mais ainda, que é no futebol. É onde eu sempre trabalhei, sempre fui dedicado e onde não gostei de faltar um treino sequer — conta Tomate.

— Graças a Deus onde eu passo sou bem acolhido. Não tem preço que se pague quando a pessoa fala que você é humilde.
— Tomate, goleiro do Andirá

Tímida, Maria José não esconde a felicidade pelo sucesso do filho e as oportunidades que ele tem recebido. Religiosa — assim como Tomate —, o desejo dela é apenas que o goleiro siga aproveitando o bom momento e não deixe de orar.

Eduardo da Silva, o Tomate, goleiro do Andirá — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

— Eu fiquei muito emocionada porque ele tá conseguido o que ele tanto queria. Eu fiquei muito emocionada porque ele tava defendendo os gols e de repente substituíram ele. Que ele continue sendo feliz, que ele continue sempre orando a Deus — diz Maria José.

O sucesso do goleiro é tanto que ele já faz publicidades nas redes sociais. Uma de suas últimas postagens foi divulgando à venda de tomate de uma empresa hortifruti.

Tomate queria ser zagueiro

O curioso é que o desejo inicial do jogador não era pela posição debaixo das traves, mas outra na defesa. O irmão de Tomate, Leandro Filgueira, conta que o goleiro queria mesmo era ser zagueiro.

Leandro Filgueira, irmão do goleiro Tomate — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

— A história dele é engraçada porque ele queria jogar na posição que meu pai jogava, que era zagueiro, e eu jogava de zagueiro e lateral, e ele queria ser zagueiro. Só que naquele momento a gente falava: "não dá, não dá, teu lugar não é na linha, tu não vai desenvolver teu futebol aí". Aí ele resolveu virar goleiro — lembra o irmão.

Tomate virou goleiro e recebeu a primeira chance em um clube profissional em 2015, na base do Rio Branco-AC, mas não atuou. O goleiro também passou pelo Independência e o Galvez antes de chegar ap Andirá.

O jogador tem proposta de empréstimo do Botafogo-RJ e convite para testes no Atlético-MG. A diretoria do Andirá segue analisando as possibilidades e Tomate terá seu futuro definido até a próxima semana.

Veja também

Mais do ge