TIMES

Por Kelton Pinho — Rio Branco, AC


Quase metade dos clubes que disputam Campeonato Acreano têm estrangeiros no elenco

Quase metade dos clubes que disputam Campeonato Acreano têm estrangeiros no elenco

Os estrangeiros estão ganhando cada vez mais espaço no futebol do Acre. Em 2024, cinco das 11 equipes que disputam o Campeonato Acreano contrataram, pelo menos, um jogador de outras nacionalidades.

O atacante francês YGomez, 20 anos, ex-PSG, está há dois meses morando em Rio Branco, na capital do Acre, depois de ser contratado pelo Rio Branco-AC.

YGomez, atacante francês do Rio Branco-AC — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

Aos poucos, o jogador tem se adaptado ao clima quente da região e até experimentou pela primeira vez o Tacacá, comida típica do Norte feita com jambu, caldo de tucupi, camarão e goma de mandioca.

– É minha primeira vez que tô comendo uma comida do Acre, tipo culinária do Acre, e é bem diferenciado, mas é bom. Gostei, aprovado – afirma.

O atacante francês veio ao Acre com o sonho de se tornar profissional vestindo a camisa do Estrelão, atual campeão acreano.

– É desafio sair da França pra vir aqui no Acre. É muito diferente como te falei, mas tô aqui pra jogar bola e é meu primeiro contrato profissional. Então, tô muito feliz de jogar pelo Rio Branco – afirma.

YGomez, atacante do Rio Branco-AC — Foto: Reprodução/Rede Amazônica Acre

O lateral-esquerdo e zagueiro nigeriano Johnson mora no Acre há quatro anos, e foi bicampeão acreano pelo Rio Branco-AC (2021 e 2023). Atualmente no Galvez, o defensor já conhece algumas gírias do vocabulário "acreanês".

– Tá aprendendo o português ainda pra melhorar muito meu português, mas ainda poucas palavras, não muito – disse Johnson, antes de ser questionado se conhecia algumas gírias do Acre.

– Oxé... oxé, tá doido? Tô aprendendo esses – afirma aos risos.

Johnson, zagueiro do Galvez — Foto: Jhon Silva/Arquivo Pessoal

O Galvez é o clube do Acre com mais jogadores estrangeiros no elenco profissional, sendo seis ao todo. O técnico Marcelo Brás diz que o idioma não é um problema, já que a maioria deles falam espanhol.

– Não vou ter dificuldade nenhuma e nem eles vão ter dificuldades na comunicação com a gente e nem com os companheiros. Todos se entendem bem – destaca.

Conforme levantamento feito pelo ge no início do estadual, ao todo 12 jogadores estrangeiros foram contratados pelos seguintes clubes: Galvez, São Francisco, Vasco-AC, Rio Branco-AC e Andirá.

Veja também

Mais do ge