Por Gato Mestre, conteúdo gratuito ✅ — São Paulo


A pausa para a Data-FIFA é sempre importante para fazer avaliações da temporada. E este momento de preparação para a Copa América e Eurocopa não é diferente. Desta vez, o Gato Mestre analisa o saldo de gols (SG) e compara com o ano passado: será que o Cartola 2024 está mais difícil no quesito?

Corinthians de Carlos Miguel tem três SGs em casa — Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Uma questão que está na cabeça da comunidade cartoleira é a dificuldade em acertar o SG. De fato, a média de clubes que ganham o saldo de gols por rodada é menor se compararmos com todo campeonato de 2023.

No entanto, os começos e as sete primeiras jornadas possuem dados semelhantes: 5,14 times ganhando o bônus tanto em 2023, como em 2024, por rodada. Ou seja, existe uma tendência de estabilização que certamente pode ajudar a prever quais serão as melhores defesas da temporada.

Líderes

Partindo para os números, Palmeiras e Athletico estão na frente no quesito SG: quatro para cada um. Atlético-MG, Botafogo, Corinthians e Bragantino somam três jogos sem levar gol cada.

Cuiabá, Fluminense, Vasco e Vitória estão na ponta de baixo e tomaram gol em todos os jogos feitos nesta temporada. Destes, apenas o Dourado não está no ranking de finalizações em direção ao gol cedidas, de acordo com a Footstats, parceira de dados do Cartola.

Por mando

Athletico e Corinthians estão na frente em SGs conquistados dentro de casa e mostram suas respectivas forças como mandantes. Como visitante, sem novidade: o Palmeiras segue sendo o mais incômodo, voltando para casa após jogar longe do Allianz Parque com três partidas sem tomar gol.

Palmeiras 0 x 2 Athletico-PR | Melhores momentos | 6ª rodada | Brasileirão 2024

Palmeiras 0 x 2 Athletico-PR | Melhores momentos | 6ª rodada | Brasileirão 2024

O que também é importante ressaltar nesse tema é que muitos jogos foram adiados, seja por competições como Copa Verde e do Nordeste, e também pela tragédia das inundações no Rio Grande do Sul. Ou seja, o cenário do SG pode acabar mudando com a realização destes confrontos atrasados.

Siga o Gato Mestre nas redes sociais

*Gato Mestre é formado pelos jornalistas Arthur Sandes e Guilherme Giavoni, e os cientistas de dados Anderson Cordeiro, Paulo Pestana e Vitor Patalano

Mais do gatomestre