Por Gato Mestre — São Paulo


Alvo do Flamengo há um tempo, o uruguaio Nicolás de la Cruz chegou ao Rubro-Negro ganhando a comunidade cartoleira rapidamente e se tornou um dos principais jogadores do Cartola 2024. Versátil, artilheiro e dono da maior pontuação somada no game, o jogador ganhou uma análise e um infográfico do Gato Mestre justamente desvendar alguns de seus segredos.

De la Cruz em embarque do Flamengo — Foto: Gilvan de Souza / CRF

De la Cruz custou US$ 16 milhões e tem contrato com o Flamengo até 2028. Ele ganhou bastante destaque no River Plate e jogou a final da Libertadores de 2019 contra o Fla, vencida pelo Rubro-Negro com dois gols de Gabigol na reta final do confronto.

Em um papel importante no meio de campo, o uruguaio tem aparecido na frente e participou de quatro gols marcados até o momento, com duas assistências e dois gols efetivamente anotados. Veja os scouts no infográfico abaixo.

No ponto de vista tático, De la Cruz tem conseguido substituir Arrascaeta quando necessário na criação, mas também realiza uma boa saída de jogo e aparece como elemento surpresa na frente. Tite utilizou muitas vezes Paulinho, à época no Corinthians, em função parecida: marcação, mas com saída de bola e chegada no ataque.

Aos 50 min do 1º tempo - gol de falta de Nicolas de la Cruz do Flamengo contra o Atlético-GO

Aos 50 min do 1º tempo - gol de falta de Nicolas de la Cruz do Flamengo contra o Atlético-GO

Meia polivalente

Além de ser o segundo meia em desarmes, De la Cruz é também o segundo em gols, o terceiro em faltas sofridas, primeiro em finalizações totais (seis para fora, cinco defendidas e uma na trave) e assistências e o terceiro com mais faltas sofridas.

Caiu no gosto popular

Pela primeira vez desde que o Gato Mestre começou suas atividades, ou seja, a partir do Brasileirão 2020, um jogador apareceu em todas as sete primeiras rodadas nos Mais Escalados: é De la Cruz. Quem mais chegou perto disso foi Gabigol, também do Flamengo, em 2020, e Everson, do Atlético-MG, em 2021, ambos com cinco aparições entre as primeiras sete jornadas.

No entanto, por ter sido convocado para a Copa América e amistosos do Uruguai em preparação para o torneio continental, o meia do Fla perderá a oitava rodada do Brasileirão. Não fosse por isso, ele certamente estaria de novo entre os queridinhos dos cartoleiros.

Leque de opções

Além de todos os pontos acima, De la Cruz ajudou a criar mais uma opção para o meio de campo no Cartola, setor que passou por complicações em 2023. Neste ano, com Raphael Veiga, do Palmeiras, em baixa, cartoleiros e cartoleiras passaram a encontrar segurança escalando o reforço flamenguista.

Craque do Cartola 2024?

Na corrida pelo título de Craque do Cartola 2024, o uruguaio aparece em primeiro lugar em pontuação somada, mas em média, está atrás de Jadson, do Juventude. O jogador do time gaúcho tem menos partidas disputadas, mas é o único entre quem fez pelo menos 40% das partidas a ter média na casa de dois dígitos, 10,08, contra 9,31 de De la Cruz. Craque do ano passado, Hulk, do Atlético-MG, tem média de 5,32 até o momento.

Siga o Gato Mestre nas redes sociais

*Gato Mestre é formado pelos jornalistas Arthur Sandes e Guilherme Giavoni e os cientistas de dados Anderson Cordeiro, Paulo Pestana e Vitor Patalano

Mais do gatomestre