O que acontece quando dez pessoas se reúnem? Se o assunto for futebol de salão ou no basquete, dá jogo. Caso o encontro ocorra em um dos eventos do Startup Weekend, o mais provável é que esse grupo acabe criando uma startup.

Como o mês está começando, é bom abrir espaço na agenda. Entre 15 e 17 de agosto, ocorre o Startup Weekend Womem 2014, na FIAP, em São Paulo (SP). Um dos mais importantes eventos em inovação empreendedora do mundo, a reunião já ocorreu em mais de 600 cidades de 119 países diferentes, desde quando a brincadeira começou em 2007. O “Womem” do título da edição paulista é para incentivar mulheres a participar, mas homens podem ir também.

Startup Weekend Women vai ocorrer em São Paulo na FIAP.

A organização espera criar pelo menos uma startup nas 54 horas em que o encontro durar. Mas se o desempenho das edições passadas for repetido -- 8 mil empresas iniciantes criadas --, a turma vai bater a meta com folga. Para quem achar a coisa meio frívola, aí vai: saiu de um desses eventos o EasyTaxi, aplicativo para chamar táxis que levantou R$ 90 milhões em sua quarta rodada de investimento – tá sabendo?

Funciona mais ou menos assim: é chegar e apresentar uma ideia de startup; se for boa, um grupo de participantes se reúne para tocar a iniciativa e tirá-la do papel; se a ideia não for lá essa maravilha toda, o jeito é ajudar a levar adiante uma proposta mais interessante. Ou seja, buscar ver se a solução idealizada fica de pé e desenvolver os projetos.

Participam ainda mentores (empreendedores mais experientes) e investidores. Ao fim dos trabalhos, os projetos são apresentados a uma banca avaliadora – quem sabe, você, que está aí sentado no sofá contando as moscas no teto não sai de lá com um negócio debaixo do braço?

A comissião julgadora será formada pela Camila Farani, diretora da Gávea Investimentos, Marcelo Nakagawa, especialista em empreendedorismo, Maria Spina Bueno, representante do Instituto Ayrton Senna e diretora da associação de investidores Anjos do Brasil, além de Luis Terepins, presidente da Fundação Bienal de São Paulo.

Ao redor do mundo, o evento é apoiado pelo Google, Coca-Cola e Amazon. No Brasil, entram em cena também Itaú e Microsoft, e apoiam a própria FIAP, a Rede Mulher Empreendedora, a plataforma de apoio a empreendedoras Natheia, MIA e Stratlab. O ingresso para participar custa R$ 130.

Serviço:

Startup Weekend São Paulo Women
Data: 15/8 a 17/8
Local: FIAP (Faculdade de Informática e Administração Paulista)
Endereço: Av. Paulista, 1106 – Bela Vista – São Paulo (SP)