Por Walace Lara, g1 SP e TV Globo — São Paulo


Criminosos se passam por funcionários de agências bancárias para aplicar golpes em idosos em caixas eletrônicos

Criminosos se passam por funcionários de agências bancárias para aplicar golpes em idosos em caixas eletrônicos

A Polícia Civil investiga uma quadrilha que aplica golpes em idosos em caixas eletrônicos de agências bancárias de cidades em São Paulo, no Rio e em Minas Gerais. Ao menos três pessoas foram presas.

Segundo os investigadores, o grupo saqueava, em média, R$ 3 mil de cada vítima. Ao menos 50 pessoas foram roubadas.

Os criminosos se passam por funcionários dos bancos e se oferecem para ajudar as vítimas a sacar dinheiro e fazer transações.

Imagens de câmeras de segurança das agências mostram a atuação dos ladrões (veja acima).

Em um dos casos registrados, os criminosos afirmam que o caixa eletrônico está com problema para que uma mulher de branco troque de terminal. Enquanto isso, eles fazem saques e transferências na tela que ficou aberta.

“A vítima sai daquela máquina, vai para uma terceira máquina, oportunidade que um outro integrante dessa organização criminosa ele vai até essa tela e faz o saque, faz transferência, faz pagamento de boleto”, explica o delegado responsável pelo caso, Fúlvio Mecca.

Uma das vítimas, um homem de 70 anos, registrou boletim de ocorrência no 5°DP de Guarulhos. Ele teve os cartões trocados pelos ladrões, que sacaram R$ 8 mil do cheque especial.

"Tem ocorrência interestadual que essa organização criminosa trabalha. Jamais confiar em alguém dentro do banco, se souber que essa pessoa, a dúvida, se ela trabalha ou não, ela não trabalha. Segundo fazer o registro policial", orienta o delegado.

Veja também

Fique por dentro

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!