Por g1 Rio Preto e Araçatuba


Câmara Municipal de Jales (SP) — Foto: Rafael Honorato/TV TEM

O Tribunal de Justiça (TJ) inocentou a vereadora de Jales (SP) que era acusada de injuria racial ao chamar um vereador de 'gorila'. A decisão saiu no sábado (22).

Após a justiça analisar que não havia provas concretas de que Ana Carolina Lima Amador (MDB) teria dito exatamente aquelas palavras contra o vereador, ela foi absolvida. Não cabe recurso da decisão.

O vereador apontado como vítima da situação é Vanderlei Vieira dos Santos (União Brasil). A vereadora foi denunciada pelo Ministério Público (MP).

Acusação

Segundo a denúncia, o caso ocorreu em janeiro de 2023, durante uma conversa de Ana Carolina com uma funcionária do Legislativo. Na ocasião, ela chamou o vereador Vanderlei Vieira dos Santos (União Brasil) de "gorila".

Justiça aceita denúncia contra vereadora investigada por injúria racial em Jales

Justiça aceita denúncia contra vereadora investigada por injúria racial em Jales

Não há gravações da conversa, mas a denúncia do MP contra a vereadora ocorreu após relatos de testemunhas. Além do processo penal, o promotor solicitou indenização de R$ 15 mil por danos morais.

A Justiça aceitou a denúncia do Ministério Público contra a vereadora de Jales em maio de 2023 e deu início a investigação contra a Ana Carolina. Ao longo das investigações o MP retirou a denuncia, mas o caso continuou tramitando na Justiça.

Veja mais notícias da região no g1 Rio Preto e Araçatuba.

VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!