Por Brenda Bento, g1 Santos


Morte de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, completa um ano nesta sexta-feira (29) — Foto: Reprodução/Instagram

Após a morte de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, em 29 de dezembro de 2022, muitos acontecimentos marcantes aconteceram, entre eles a recente queda do Santos FC para a Série B do Brasileirão. O g1 fez um levantamento sobre tudo o que aconteceu e que o Rei não viu. (confira abaixo).

  • 29 de dezembro de 2022: reações

Vários famosos e amigos lamentaram a morte de Pelé, entre eles, o ex-jogador e melhor amigo do Rei do Futebol, Manoel Maria, que afirmou sentir uma mistura de tristeza pela partida do seu "irmão" com o conformismo de quem o viu sofrer. O jogador Neymar usou as redes sociais para expressar os sentimentos e afirmar que "Antes de Pelé, "10" era apenas um número".

O barbeiro do ex-jogador fechou o salão minutos depois do anúncio da morte, disse que estava chocado e que não tinha mais ânimo para seguir trabalhando. Uma das primeiras pessoas a ter contato com o Pelé quando chegou a Santos, ainda com 15 anos de idade, Didi soube da notícia por meio de vizinhos do estabelecimento.

  • 30 de dezembro de 2022: Porto Pelé

O ex-prefeito de Santos e deputado federal eleito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB) pediu ao vice-presidente Geraldo Alckmin, e para o ex-ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, que o Porto de Santos passasse a se chamar Porto de Santos Pelé como homenagem.

  • 31 de dezembro de 2022: Museu bate recorde e velório na Vila

O Museu Pelé, em Santos, bateu recorde com mais de 6 mil visitantes, um dia após a morte do Rei do Futebol. Na época, a prefeitura informou que o ponto recebia em média, 5 mil pessoas em um mês.

O velório começou a ser preparado na Vila Belmiro, dois dias após a morte. O Réveillon em Santos contou com homenagem feita com drones. Aproximadamente 80 drones ficaram em cima do palco formaram figuras que retratavam Pelé.

  • 2 de janeiro de 2023: Despedida e autoridades

Autoridades de diversos setores estiveram em Santos para prestar a última homenagem ao Atleta do Século, como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Fifa, Gianni Infantino. Os fãs também marcaram presença e enfrentaram horas de espera para participar do velório do Rei do Futebol.

  • 3 de janeiro: Cortejo

As igrejas de Santos tocaram os sinos às 12h em homenagem a Pelé. O cortejo passou por vários locais da cidade, incluindo o Canal 6, onde parou em frente à casa da mãe do Rei, dona Celeste, de 100 anos. De lá, seguiu para o Memorial Necrópole Ecumênica para sepultamento reservado aos familiares.

Multidão fez oração na janela do quarto de Dona Celeste, mãe de Pelé — Foto: Matheus Tagé / G1

Jornalistas de dezenas de países acompanharam a despedida a Pelé e ressaltaram a importância de do momento pela relevância histórica do Rei do Futebol.

  • 5 de janeiro: Sepultado cinco dias depois

Pelé foi sepultado cinco dias após a morte. Para isso, o corpo do Rei do Futebol foi submetido à 'tanatopraxia', usada param conservar a matéria orgânica e retardar o tempo de decomposição do corpo. O método também foi utilizado na Rainha Elizabeth II e no Papa Bento XVI.

  • 18 de janeiro: Tatuagem em homenagem

Torcedor do Santos FC 'atualizou' tatuagem do símbolo do time na testa — Foto: Dimas Côrtes/TV Tribuna

  • 29 de janeiro: Carta da viúva

Um mês após a morte de Pelé, a viúva do Rei, Márcia Aoki, publicou uma carta aberta de agradecimento aos fãs e falou da saudade do marido. "Dar adeus a quem amo, e me acostumar a não ter mais ao meu lado a minha razão de vida, seu amor repleto de carinho, humor único e sua cumplicidade, levará tempo", escreveu.

  • 13 de fevereiro: Filhos e herança

O filho do Pelé, Edson Cholbi Nascimento, o Edinho, teve os pedidos negados para ser inventariante dos bens de Pelé. A juíza que negou os pedidos é a mesma que, em 2004, o condenou a 33 anos de prisão por lavagem de dinheiro.

  • 4 de março: Morte de Romualdo Arppi Filho

O ex-árbitro de futebol Romualdo Arppi Filho, responsável pela arbitragem da partida que aterrorizou Pelé no começo da carreira, em 1956, morreu aos 84 anos em Santos.

  • 7 de março: Desejos revelados

Pelé indicou em testamento o desejo de que a viúva Márcia Aoki ficasse com 30% dos bens dele, incluindo a casa de Guarujá. Ele também registrou no documento a possibilidade de ter mais uma filha, que poderia vir a ser herdeira caso o exame de DNA desse positivo.

  • 10 de março: Márcia abre mão de ser a inventariante

Márcia abriu mão de ser a inventariante dos bens deixados pelo Rei do Futebol.

Pelé e viúva, Márcia Aoki — Foto: Patrinha Sobrinho/Hospital Israelita Albert Einstein

  • 12 de março: Divisão da herança

Como a Márcia foi destinado em testamento 30% da herança, os demais 70% podem ser divididos em até oito partes.

  • 17 de março: Inventário em segredo de Justiça

Filhos de Pelé e a enteada dele, Gemima Macmahon - que entrou com pedido para ser reconhecida como filha socioafetiva do Rei do futebol — Foto: Reprodução/Instagram

  • 18 de março: Homenagens em Santos

A Prefeitura de Santos anunciou uma série de homenagens a Pelé e apresentou três projetos para Flavia Arantes, uma das filhas do Rei do Futebol.

  • 31 de março: Complexo Rei Pelé do Instituto Arte no Dique

  • 3 de abril: Emoção na TV Tribuna

Durante uma homenagem ao Rei do Futebol durante o Tribuna Esporte da TV Tribuna, afiliada da Globo, Edinho e Flávia Kurtz Arantes do Nascimento se emocionaram. Um trecho do programa mostra os irmãos de mãos dadas acompanhando a transmissão.

Edinho e Flávia se emocionaram ao acompanhar homenagem a Pelé em programa esportivo da afiliada da Globo, em Santos (SP) — Foto: Vanessa Rodrigues/A Tribuna Jornal

  • 15 de maio: Mausoléu do Rei

O mausoléu onde foi sepultado o corpo de Pelé foi aberto para visitação em 15 de maio. O jazigo fica na Memorial Necrópole Ecumênica e conta com piso revestido por grama sintética, torcida eternizada na parede e o túmulo dourado no centro do 'campo'.

O g1 registrou os detalhes do mausoléu de Pelé. O mausoléu tem o espaço de 200 m² e uma série de itens em homenagem ao Rei.

Jazigo, onde está o corpo de Pelé, é dourado e tem detalhes de momentos da carreira do Rei — Foto: Thiago D'Almeida/g1 Santos

  • 21 de maio: Rei homenageado nos 10 Tribuna FM

A 37° edição dos 10 km Tribuna FM-Terracom, considerada a maior do país nesta distância, reuniu mais de 21 mil pessoas e homenageou o Pelé. Os filhos do Rei participaram da largada da corrida, onde os atletas ganharam camisas brancas com o número 10.

Filha e netos de Pelé falaram sobre corrida em homenagem à Pelé

Filha e netos de Pelé falaram sobre corrida em homenagem à Pelé

  • 5 de julho: Dívida de condomínio

Os condôminos do edifício Residencial Dondinho, que levava o apelido do pai de Pelé, entraram na Justiça cobrando uma dívida de R$ 13,8 mil referente a dois apartamentos do Rei. As cobranças eram referentes aos meses de dezembro a abril deste ano.

Edinho e Kely Nascimento publicaram fotos ao lado de Pelé neste Dia dos Pais. — Foto: Reprodução/Instagram

  • 13 de agosto: Homenagem de Dia dos Pais

  • 10 de setembro: Selo em homenagem aos 65 anos do 1º gol pelo Santos

Pelé foi homenageado pelo Santos FC durante partida contra o Bahia, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. O clube estampou um selo na camisa em comemoração aos 65 anos da estreia e primeiro gol do Rei do Futebol pelo Alvinegro, em 7 de setembro de 1956.

  • 23 de outubro: 1.283 mudas de árvores em homenagem a Pelé

A Prefeitura de Santos plantou 1.283 mudas de árvores pela cidade em memória aos gols marcados por Pelé. A última muda foi plantada na Praça Barão do Rio Branco, no Centro, em 23 de outubro, data que seria celebrado o aniversário do ex-atleta.

São Vicente inaugurou o Píer Rei Pelé, na Orla do Gonzaguinha, com uma escultura da icônica comemoração do Rei do Futebol: o 'soco no ar'. A inauguração teve a presença do filho Edinho.

Torcedores lotaram o Píer Rei Pelé durante inauguração em São Vicente (SP) — Foto: Victor Candido Gabriel/Prefeitura de São Vicente/Reprodução

  • 6 de dezembro: Santos rebaixado

O Santos FC foi rebaixado com Goiás, Coritiba e América-MG. O clube caiu para a Série B na última rodada do campeonato, em jogo contra o Fortaleza na Vila Belmiro.

  • 18 de dezembro: Série B nos EUA

Dois torcedores do Corinthians zombaram do rebaixamento do Santos FC em um telão ao lado da loja de Pelé na Times Square, em Nova York, nos Estados Unidos.

  • 20 de dezembro: Herdeiros concordam com escolhas de Pelé

Os herdeiros de Pelé concordaram com as escolhas do ex-jogador deixadas em testamento e a Justiça determinou o cumprimento do documento. A decisão foi publicada pela juíza Andrea Roman, da 2ª Vara de Família e Sucessões da Comarca de Santos.

  • 21 de dezembro: Maria Socorro não é filha de Pelé

O teste de DNA de teste de DNA que reconheceria a possível paternidade de Pelé a Maria Socorro Azevedo deu negativo. A mulher poderá solicitar uma contraprova dentro do processo.

Filhos de Pelé fizeram exames para identificar possível nova irmã citada em testamento — Foto: Reprodução

VÍDEOS: g1 em 1 Minuto Santos

Veja também

Fique por dentro

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!