Por g1 Ribeirão Preto e Franca


Fato ou Fake é serviço de monitoramento e checagem de conteúdos do Grupo Globo — Foto: Ana Marin/g1

O Fato ou Fake, iniciativa da Rede Globo que alerta os brasileiros e esclarece o que é notícia e o que é falso, ganhará uma edição regional. A partir desta segunda-feira (24), o g1 Ribeirão passa a contar com a metodologia do projeto para verificar boatos relacionados à região.

A ferramenta deve reforçar a missão do portal de informar e combater a disseminação de notícias falsas durante as Eleições Municipais de 2024. Além de Ribeirão Preto, as demais áreas de cobertura da EPTV também participarão do serviço de checagem.

O que é o Fato ou Fake

O Fato ou Fake nacional foi lançado em 30 de julho de 2018 e tem a participação de equipes de g1, O Globo, Extra, Época, Valor, CBN, GloboNews e TV Globo (a página nacional pode ser acessada aqui). Os jornalistas fazem um monitoramento diário para identificar mensagens suspeitas muito compartilhadas na internet.

"Em seis anos de Fato ou Fake, a gente ainda não teve nenhum erro. O que tem por trás disso? É um trabalho de seleção bastante rigoroso em que a gente tenta checar ao máximo e ter total de convicção sobre aquilo antes de publicar", comenta Ricardo Gallo, coordenador nacional do Fato ou Fake.

Ao juntar forças entre as diversas redações do grupo Globo, tem sido possível verificar com mais qualidade – e ainda mais rápido. Um dos maiores exemplos desse trabalho em equipe acontece durante as eleições. Com a força-tarefa, é possível acompanhar os candidatos e checar o que é fato ou fake em:

  • Entrevistas
  • Sabatinas
  • Compromissos de campanha
  • Postagens em redes sociais

Força-tarefa regional

EPTV, Unicamp e g1 discutem formas de combater a desinformação nas eleições

EPTV, Unicamp e g1 discutem formas de combater a desinformação nas eleições

A partir da cobertura das eleições 2024, as equipes regionais de Ribeirão Preto, Campinas, São Carlos, Piracicaba e Sul de Minas passarão a fazer verificações de boatos regionais seguindo a metodologia Fato ou Fake.

Para isso, os jornalistas passarão por treinamento com a equipe nacional, que também fará a supervisão das checagens, como explica Lana Torres, gerente de jornalismo das páginas do g1 na área de cobertura da EPTV.

"A gente vai ter um Fato ou Fake regional com nossas equipes da área de cobertura da EPTV no momento em que a gente vai estar fazendo nossa cobertura de eleições. É um momento muito delicado, muito importante, que a gente sabe que circulam muitas informações e que o eleitor precisa dessa validação pra distinguir o que é informação e o que é desinformação".

"A gente vai passar a oferecer esse serviço de verificação a partir de um treinamento muito rigoroso com a equipe do Fato ou Fake, que está fazendo isso há muito tempo de forma muito rigorosa", completa.

VÍDEOS: Tudo sobre Ribeirão Preto e região

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!