Por g1 Sul do Rio e Costa Verde


Um homem, de 25 anos, suspeito de envolvimento em uma tentativa de latrocínio, foi preso na manhã desta quarta-feira (26) em Itatiaia (RJ). O mandado de prisão preventiva foi cumprido na rua da casa dele, no bairro Vila Magnólia.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito faz parte de uma quadrilha que roubou dois carros no mês passado. O primeiro roubo aconteceu no dia 10 de maio. Na ocasião, os criminosos solicitaram uma corrida por aplicativo e renderam o motorista durante a viagem, o colocando no porta-malas do veículo.

Com o automóvel roubado, os assaltantes foram até o bairro Campo Alegre para matar três desafetos a tiros. Depois da fuga, o motorista foi retirado do porta-malas e dirigiu o veículo até um local indicado pela quadrilha, onde os criminosos desembarcaram do carro.

Um dos alvos foi atingido, se recuperou no hospital e ajudou a reconhecer dois envolvidos da quadrilha. O caso foi registrado na delegacia como tentativa de homicídio.

"A vítima veio para cá [delegacia] e reconheceu duas pessoas. Durante as investigações, a gente conseguiu descobrir que, além desses dois, tinham mais dois. Esse que foi preso hoje e um outro menor que estava dirigindo", detalhou o inspetor Nelson Scopacasa.

O segundo crime aconteceu na madrugada do dia 29 de maio. O modus operandi foi o mesmo, mas com outra finalidade. Neste caso, o carro foi levado e o motorista quase foi executado. Novamente, os assaltantes solicitaram uma corrida por aplicativo, mas, desta vez, o assalto foi anunciado de imediato.

O condutor foi colocado no porta-malas, enquanto um dos criminosos assumiu a direção do carro. Os bandidos andaram com o veículo por cerca de 1h, vindo a parar na Estrada Fazenda da Serra, no bairro que leva o mesmo nome da via.

Os criminosos mandaram o motorista deixar o automóvel, o fizeram andar sem olhar para trás para o meio de um matagal e, em seguida, ajoelhar. A vítima disse à Polícia Civil que ouviu barulhos de tentativas de tiros, mas que a arma teria falhado.

O bandido que tentou atirar contra o condutor pediu para utilizar a outra arma, mas os comparsas teriam negado, pois eles estavam "atrasados para uma missão".

Os criminosos fugiram com o carro e dois celulares. Ainda segundo a polícia, eles conseguiram fazer duas transferências de PIX nos valores de R$ 520 e R$ 49.

A vítima conseguiu ir andando até a Via Dutra, onde pegou uma carona com um caminhoneiro para chegar em casa.

Carro de aplicativo roubado em Itatiaia é recuperado — Foto: Reprodução

Investigações continuam

Dos cinco integrantes da quadrilha, dois deles foram presos horas depois do segundo crime. Eles foram localizados no bairro Vila Odete, em Itatiaia. Um dos celulares roubados estava com eles.

Após a prisão, os suspeitos informaram onde estava o carro. O veículo foi encontrado no bairro Jardim Paineiras, mesmo local em que o assalto foi anunciado.

O adolescente foi apreendido na última semana em Resende (RJ), após uma tentativa frustrada de roubo de duas motos. Com a prisão do quarto integrante, resta apenas um membro da quadrilha à solta. As investigações prosseguem para localizá-lo e efetuar a prisão.

VÍDEOS: as notícias que foram ao ar na TV Rio Sul

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!