Por Mônica Teixeira, Ana Luiza Guimarães, RJ2


Som das baleias é captado pela primeira vez em águas cariocas

Som das baleias é captado pela primeira vez em águas cariocas

A equipe do projeto Vida Livre Baleias conseguiu registrar pela primeira vez o som de baleias-jubarte em águas cariocas.

Na espécie jubarte, só os machos cantam. Segundo os biólogos os sons registrados - hora graves, hora agudos - são típicos da reprodução desses mamíferos.

Normalmente, nessa época do ano, as jubarte saem da Antártica para acasalar no Sul da Bahia. "[O som captado no Rio] é o registro de um comportamento que pode indicar o retorno do estado como possível área de reprodução e cria", diz Roched Seba, presidente do instituto.

"O que a gente agora vai fazer é ampliar esse tipo de pesquisa, junto com a UFRJ, que tem uma pesquisa grande de acústica e entender se esse comportamento tem sido recorrente e o Rio de Janeiro voltar a ter uma rota de provcriação e cria desses animais", acrescenta.

O resultado da gravação deixou até pesquisadores experientes emocionados. "É o promeiro registro. Eu estou toda arrepiada", diz Bia Hetzel, coordenadora de imagens do projeto Vida Livre Baleias. "A impressão que a gente tinha é que estava no meio de uma discoteca, de uma casa de shows. Falei: 'Gente, é o Canecão", brinca.

LEIA TAMBÉM

Fotógrafo registra salto sincronizado de uma baleia com o Pão de Açúcar e viraliza: 'Foto da vida' — Foto: Humberto Badine

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!