18/02/2015 06h12 - Atualizado em 18/02/2015 06h12

História do Rio é contada por piratas e historiador na Baía de Guanabara

Corsário Carioca fará viagem especial para festejar os 450 anos do Rio.
Ideia do projeto e unir diversão e conhecimento; veja como participar.

Mariucha MachadoDo G1 Rio

Corsário Carioca terá viagem especial no dia 1º de março (Foto:  Israel Almeida/Divulgação)Corsário Carioca terá viagem especial no dia 1º de março (Foto: Israel Almeida/Divulgação)

Quem avistar piratas em uma embarcação na Baía de Guanabara, no Rio, no dia 1º de março não precisa se assuntar. No dia em que a cidade completa 450 anos, o Corsário Carioca vai fazer uma viagem no tempo através de encenações e muita história para relembrar as grandes navegações, as tribos que habitavam a região, a descoberta, a fundação, a formação e a evolução da cidade, e claro, diversas curiosidades sobre a Cidade Maravilhosa.

“É uma diversão que traz conhecimento. O barco se propõe a ser uma escola-navio, que envolve história da cidade, educação ambiental e teatro. Por causa do aniversário da cidade, no dia 1º, o passeio ainda vai ser mais especial”, contou professor de teatro Rodrigo Gerstner, um dos idealizadores o projeto.

 

O passeio dura aproximadamente duas horas, conta com três atores e com o historiador e professor Milton Teixeira, que atua como um narrador. Mas os cariocas terão uma surpresa a mais no aniversário dos 450 do Rio.

“Por causa do aniversário da cidade, o passeio vai ser especial. Faremos uma encenação no Forte de São João [Urca] do desembarque de Estácio de Sá para a fundação do Rio. Teremos representantes da prefeitura e da fortaleza de São João. Mil e quinhentas pessoas foram convidadas”, contou Gerstner. A peça será encenada às 7h de domingo (1º).

O Corsário Carioca já fez cinco viagens e já levou navegou com aproximadamente 600 curiosos passageiros para uma viagem no tempo. Idealizado por Marcelo Senra, professor de história, e Rodrigo Gerstner, o projeto nasceu 2014 com o objetivo de unir a história e o teatro.

Projeto Corsário Carioca une diversão e conhecimento na Baía de Guanabara (Foto: Israel Almeida/Divulgação)Projeto Corsário Carioca une diversão e conhecimento na Baía de Guanabara (Foto: Israel Almeida/Divulgação)

Preocupação ambiental
Durante o passeio, são desenvolvidas oficinas sobre a degradação da Baia de Guanabara e também atividades sensoriais com especiarias e instruções de marinharia.

“A gente não quis só abordar a história. Resolvemos agregar a oficina ambiental, para dar também uma visão de futuro. O que podemos deixar de legado para a cidade? A gente conta a história da degradação da baia desde o descobrimento do Brasil, passando pela fundação da cidade até os dias de hoje. Precisamos fazer as pessoas pensarem sobre qual é a nossa de responsabilidade diária para resolver este problema e projetar o futuro que queremos da nossa cidade”, concluiu Gerstner.

Serviço:
Corsário Carioca
Local de saída: Marina da Glória
Horário: 10h30
Duração: 2 horas
Preço:R$ 80,00 (inteira) R$ 40,00 (meia: crianças de 03 a 12 anos e idosos a partir de 60 anos)
Capacidade do barco: 145

A inscrição para o passeio deve ser feita pelo e-mail: [email protected].

Tem alguma notícia para compartilhar?  Envie para o VC no G1.

Cerca de 600 pessoas já participaram do Corsário Carioca (Foto: Israel Almeida/Divulgação)Cerca de 600 pessoas já participaram do Corsário Carioca (Foto: Israel Almeida/Divulgação)

 

Shopping
    busca de produtoscompare preços de