Por Millena Sartori, g1 PR


De Naruto à aliens: releituras da Monalisa feitas por alunos do Paraná viralizam

De Naruto à aliens: releituras da Monalisa feitas por alunos do Paraná viralizam

Durante uma aula de artes para estudantes do 7º ano do Ensino Fundamental, a professora Priscila Mocelin Lara pediu que a turma fizesse desenhos de releituras do quadro Mona Lisa, obra de Leonardo da Vinci, um dos mais importantes artistas do período do Renascimento.

O resultado, repleto de personagens e referências diversas, chamou a atenção da professora, que decidiu publicar um vídeo mostrando as obras. Em três dias, a publicação teve mais de 3,8 milhões de visualizações e milhares de comentários. Assista acima.

A atividade foi realizada com alunos de 11 e 12 anos do Colégio Estadual Cívico-Militar Frei Doroteu de Pádua, de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná.

No resultado final, surgiram "Mona Lisas" referenciando personagens de animações famosas, como Naruto, Minions, Ladybug e Poppy Playtime, por exemplo. Outras revelaram animais, esqueletos e profissões, entre outros aspectos.

"Eu nem conheço todos eles, porque tem personagens de videogames, séries... A ideia era que eles fizessem uma releitura da Mona Lisa porque antes tiveram aulas sobre o período do Renascimento e o artista Leonardo da Vinci, e incentivei que usassem personagens que gostam pra que ficassem animados, mesmo", conta a professora.

A obra original, de Leonardo da Vinci, foi criada no início dos anos 1500 e está em exposição no Museu do Louvre, em Paris, na França.

Para a atividade, a professora deu para cada estudante uma folha com um molde da Mona Lisa sem rosto, para que recriassem a obra da forma que preferissem.

A sugestão da professora era que eles usassem personagens que gostassem ou referências diferenciadas, para estimular a criatividade, incentivar a participação e prender a atenção dos estudantes.

De Naruto à aliens, releituras da Mona Lisa feitas por alunos de colégio cívico-militar do Paraná viralizam nas redes sociais — Foto: Reprodução

Leia também:

Estimulando a criatividade

Priscila, que tem 27 anos de idade, conta que busca para os alunos atividades diferenciadas que possam, entre outros pontos, estimular o desenvolvimento da criatividade nos estudantes. Ela avalia que a dinâmica com a Mona Lisa chegou ao resultado que esperava.

"Acho que a arte é importante porque consegue tirar criatividade do aluno. É uma oportunidade que ele tem de demonstrar o que ele gosta e as preferências que ele tem. Eles podem conversar sobre o que gostam e deixo claro que podem usar referências do cotidiano, do que eles consomem", avalia.

Ao g1, o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Ponta Grossa disse destacar a importância de práticas pedagógicas inovadoras, como a da professora Priscila Mocelin.

"Sua atividade de releitura da Mona Lisa com alunos do 7º ano do Colégio Estadual Cívico-Militar Frei Doroteu de Pádua incentivou a criatividade e a participação dos estudantes. Ao usar personagens e referências atuais, ela aproximou os conteúdos do Renascimento à realidade dos alunos, tornando o aprendizado mais envolvente e significativo. Iniciativas como esta fortalecem o vínculo entre o ensino e os interesses dos estudantes, promovendo um ambiente educativo dinâmico e motivador", afirma o núcleo.

Priscila Mocelin Lara é professora de artes — Foto: Arquivo pessoal

A professora também conta que se surpreendeu com a viralização da postagem sobre a atividade. Nas redes sociais, Priscila costuma publicar cenas da própria rotina. Antes dessa vídeo, as publicações dela não passavam de 3,3 mil visualizações.

"A criatividade dos alunos realmente chamou a atenção", comenta.

Até esta terça-feira (9), o vídeo das Mona Lisas teve mais 3,8 milhões de visualizações, 600 mil curtidas e 6,6 mil comentários.

- "Isso numa aula de psicologia rendia e muito", disse uma internauta.

- "É impressionante o repertório de referência de cada um, não parece que alguns tenham a mesma idade", comentou outro.

Vídeos mais assistidos do g1 PR:

Leia mais notícias em g1 Paraná

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!