Mulheres nas assembleias
Dos 1.059 deputados estaduais eleitos neste ano, apenas 121 são mulheres, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Isso quer dizer que, a cada 10 deputados, apenas 1 é do sexo feminino - ou 11,4% do total.

Diferente da votação para deputado federal, em que cinco estados não elegeram mulheres, todas as unidades federativas terão pelo menos uma representante do sexo feminino em suas assembleias. Apesar disso, o percentual de eleitas no estado com a maior representatividade feminina, o Amapá, é de apenas 33,3% - 8 mulheres em um total de 24 deputados. Comparado com o do país, o índice é muito mais baixo, já que, de acordo com o Censo 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51% dos brasileiros são mulheres. 

Mato Grosso e Amazonas são os estados com menos eleitas: apenas 4,2% em cada estado, ou 1 mulher entre 23 políticos. Paraná também tem um índice baixo, de apenas 5,6%. Os outros estados que completam o ranking dos cinco com menos representatividade são Minas Gerais (6,5%) e Pará (7,3%).