O Assunto

Por Natuza Nery, g1


Você pode ouvir O Assunto no g1, no GloboPlay, no Spotify, no Castbox, no Apple Podcasts, na Deezer, na Amazon Music, no Hello You ou na sua plataforma de áudio preferida. Assine ou siga O Assunto, para ser avisado sempre que tiver novo episódio.

O fenômeno é inédito para a espécie humana: estamos caminhando para ter uma população com mais idosos do que crianças e adolescentes. É um movimento que ocorre em todo o mundo, com maior ou menor velocidade – e no Brasil está acelerando. Os dados do Censo mais recente indicam que, a partir de 2042, a população brasileira deve começar a diminuir; e em 2070, mais de um terço dos brasileiros será formado por pessoas com 60 anos ou mais. O envelhecimento do país preocupa, afinal até lá teremos superado nosso bônus demográfico – período que é o auge da capacidade produtiva da população de um país – e não teremos nos transformado em uma nação rica. Mas, também, abre portas para grandes oportunidades na economia e na organização da sociedade. É o que defende José Eustáquio Diniz Alves, sociólogo doutor em demografia e pesquisador aposentado do IBGE. Neste episódio, ele conversa com Natuza Nery sobre o que pode ser feito para que o Brasil aproveite todo o potencial do “tsunami prateado” que surge em seu horizonte.

O que você precisa saber:

O podcast O Assunto é produzido por: Mônica Mariotti, Amanda Polato, Carol Lorencetti, Gabriel de Campos, Luiz Felipe Silva e Thiago Kaczuroski. Apresentação: Natuza Nery.

VEJA CORTES DO PODCAST O ASSUNTO EM VÍDEO

As chances que o Brasil deixou para trás

As chances que o Brasil deixou para trás

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!