Fotolog?

qua, 03/10/07
por Zeca Camargo |
categoria Todas

Mesmo depois de um ano, faço questão de ser marginalmente alienígena (pleonasmo?) a esses detalhes técnicos. Assim, essas fotos que resolvi colocar no post de hoje para ilustrar (preguiçosamente) essa passagem pelo Japão, existem numa espécie de limbo das definições. Talvez você queira me ajudar nessa explicação, talvez você só queira conferir as diferenças (ou as semelhanças) entre essa pequeniníssima amostra de máquinas de distribuição de refrigerantes no Japão, presentes em cada canto das ruas por aqui.

São exemplos tirados de Tóquio, Toyama, Kyoto, Okayama, Naha e – sim – Naoshima! Ponto para quem arriscou, corretamente, que a abóbora de bolinhas ficava no Museu Benesse, que fica nessa ilha. Incrível como teve gente que foi direto na resposta correta! Acho que não existem mais mistérios em tempos de Google… O Elton e a Helena (que assinaram alguns dos primeiros comentários) acertaram praticamente de cara! Outros internautas foram também na mosca – não só quanto à abóbora de Yayoi Kusama, mas também quanto ao local da primeira foto, tirada no Centro Nacional das Artes, em Tóquio. Fico encantado – mesmo!

Mas vamos deixar esses comentários para depois, pois este é para ser um post breve – visual! Um flog? Ainda não sei a resposta. Tudo que posso dizer agora, daqui do outro lado do mundo, é que o Japão é algo intenso demais para digerir em apenas alguns dias. Vou precisar de pelo menos o dobro do tempo que eu já passei aqui (dez dias) para entender o que está acontecendo.

Quem sabe na segunda que vem, já de volta a Tóquio, eu consiga juntar um pouco mais as pontas dessa viagem bastante… ou melhor, bem pouco usual, Vou dormir ouvindo Kahimi Karie cantando “Ave Maria” (procure já na internet!). E quem sabe, quando acordar, eu já tenha algumas respostas para a pergunta: “que lugar é esse?”.

compartilhar

79 Comentários para “Fotolog?”

Páginas: [4] 3 2 1 »

  1. 79
    Marcio Teixeira:

    Olá Zeca…
    Muito original esse trabalho…do outro lado da Bola…
    Lá vc é um alienígena (aquele que vem de fora / visitante).

    Olha, dá uma forcinha aí, já peneirei a intenet e não consigo um lugar para iniciar uma campanha sobre o BBB9.
    Descubra ái se o 8p.com.br da globo vai sair do ar…pois é do ano passado…2007
    pode postar um e-mail.
    No mais, Parabens pelo seu humor responsável.
    Márcio – Belo Horizonte

  2. 78
    Luis Eduardo:

    zeca

    Por quanto tempo as plaquinhas de madeira ficam penduradas naqueles varais dos templos? E o qual deve ser seu destino depois? Não encontrei nenhuma velha ou mofada.

    Em outubro vi a sua lá e até registrei uma imagem, se puder assista em :
    https://www.youtube.com/watch?v=w1YgO_1leCI

    Nada passa despercebido nesses tempos onde tudo vira arquivo.

    Parabéns pelo trabalho!

  3. 77
    Maki Maeda:

    Oi Zeca,

    Estou no Japao ha pouco mais de 8 meses e fiquei sabendo atraves de um amigo que voce passou uma temporada no Japao fazendo um especial sobre o centenario da imigracao.

    Sou jornalista recem formada e por enquanto estou estudando por aqui…vi sua materia do Fantastico no youtube e achei o maximo, mais maximo ainda quando li que voce esteve em TOYAMA! Uma cidade bem interiorana que nao tem muitos atrativos turisticos…mas adoro viver aqui!

    Estou lendo este post um pouco atrasado e espero que leia meu recadinho! Se tiver um tempinho, visite meu blog que fala sobre meu ponto de vista sobre o Japao…a vida aqui eh o maximo! nao quero mais ir embora…

    grande beijo e nao vejo a hora de ver a proxima materia sobre essa terrinha tao boa!

  4. 76
    Claudia:

    Olá Zeca! Li este seu post e me lembrei de uma foto, de uma destas máquinas, que tirei por aqui um tempo atrás… Se você quiser, posso enviar para vc (aí vc me conta se já viu uma igual a esta quando esteve por aqui!). Abçs! Muito legal o seu blog.

  5. 75
    Bruna Carvalho:

    Zeca,
    seus textos são os melhores, você a cada dia que passa faz matérias mais inovadoras.
    Parabéns pelo seu trabalho!
    Estou adorando tudo no seu blog!!!
    beijoo

  6. 74
    TRI:

    Olá Zeca!
    Amei a foto dos refrigerantes, prefiro os textos menores porque o meu tempo é curto, paro varias vezes de ler para fazer algo quando volto acabo esquecendo o que li, leio no trabalho, prefiro textos objetivos, amei esse, amei a foto, não liga para as reclamações.
    bjs tri

  7. 73
    Bete:

    Voltei… Com relação À música não consegui encontrar. Pode me orientar melhor? (rsrsrsrs) Passa lá em casa
    Bete

  8. 72
    Bete:

    Olá Zeca, cada dia que passa o dia fica mais curto com tantos afazeres, tenho lido cada vez menos, mas empenho em fazê-lo por gostar de você e do seu trabalho. Ainda que pareça “preguiçoso” o que fez achei muito interessante, a criatividade ainda é a alma do negócio. Bjs
    Bete

  9. 71
    Anônimo:

    Dias agitados? Tão ocupado que não tem tempo pra escrever e coloca um monte de fotos. Será que é isso? Bom, eu gostei. Legal!

  10. 70
    NELSON SORROCHE BERTO:

    BAURU CENTRO OESTE PAULISTA !!!!!

    CORAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO.

    NELSINHO DE BAURU.

  11. 69
    Tie:

    Zeca ,nossa!Nem sei se ira´ acreditar ,a 2 dias comprei um livro teu:A Fantastica volta ao mundo.Sem saber que vc estah aqui no JP …E hoje assisti o programa Agenda+ e fiquei sabendo de sua estada ,coincidencia (Pena que nao tive a feliz oportunidade de encontra´-lo…Moro proximo a´ Nagoya).Sem duvida o JP eh um pais riquissimo culturalmente
    Aqui temos pouquissimo tempo,um ritmo tao louco e acelerado,anos passam tao rapidos e semanas entao nem se fale,pouco aproveitamos.Ficamos tao desligados de noticias ,nao por falta de informativos ou reportagens(TV ,radios,jornais ,internet,…),mas por falta de tempo mesmo de ver .Tenho uma enorme admiraçao por ti e sou fascinada por ideias de viagens e as prestaçoes espero viajar em suas historias com muito prazer .As vezes assisto o Fantastico e acho incrivel seu trabalho,a forma com que vc ve as pessoas,trata´-as , sua inteligencia e simplicidade cativante.Parabens!!!Jesus o abençoe sempre.

  12. 68
    Anônimo:

    Reaalmente nao há mais nda de interessante no Japão para se ver alem de maquinas, de refri e tal =D
    ah sim já havia me esquecido que este é um BLOG para a nossa classe media que vota no Lula, mas nao abre mão de seu champanhe…
    Bem tipico…
    Nao gostei do pos, acho que é visivel isso neh.
    No entando admiriro mto seu trabalho…
    Parabens pelos trabalhos anteriores

  13. 67
    Anônimo:

    Flog não. Vc conhece o Flickr?
    Adoraria frequentar um flickr feito por vc com todas as suas fotos do japão. Ou qualquer lugar do mundo.
    Flickr é perfeito pra quem tira muiiiitas fotos.
    Beijão

  14. 66
    Anônimo:

    Zeca, depois que vi sua entrevista com a Marília Gabriela passei a gostar muito mais de você além do que eu já gostava, sempre fui sua fã, admiro muito o seu trabalho e te acho um profissional espetacular, parabéns por ser profissional magnifico.

  15. 65
    Cristiane:

    Não é a toa que sou sua fã (tirando a parte da foto do bar…) és um exemplo de profissional e de uma capacidade quase que didática para mostrar o que vivencias fora do país. Para quem nunca saiu do próprio Estado, ler teus textos é uma verdadeira viagem!! Obrigado por nos proporcionar isso tudo.

  16. 64
    Lecticia:

    EU QUERO TODAS ESSAS GARRAFAS!!!!!! AHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHHH!

  17. 63
    Patricia Nihara:

    Oi zeca que bom que esteve aqui, moro em Hiroshima qndo vier pra cá avise vamos servir de guia turistico, brincadeira sei que vc tem gente competente pra isso mais estamos aqui adorei as fotos, são lindas.
    beijos

  18. 62
    julio silva:

    Já estive no Japão e sei como lá é bem desenvolvido!!Não é à toa que o Japão é o país da tecnologia ,além de ser a segunda economia do mundo. Serve de exemplo ao nosso país!!!

  19. 61
    Anônimo:

    Ei, fala com a gente… escreve alguma coisa aí, vai…
    Um beijo.

  20. 60
    Anônimo:

    Vi sua entrevista na Marília Gabriela e gostei muito. Você falou sobre a série para o Fantástico, em 2008, que falará do centenário da imigração japonesa. Tomei a liberdade de dar uma dica: moro em Registro/SP, uma das primeiras cidades no Brasil a ser colonizada pelos japoneses. Estamos passando por várias comemorações, inclusive com presentes do escultor Yutaka Toyota (7 esculturas). Esperamos sua visita por aqui. Tenho uma revista que está tratando do tema desde maio e estamos à disposição (modestamente falando). Agência de Publicidade Estratégia.com (13 3822-2779).

Páginas: [4] 3 2 1 »

 



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade