Próximo programa! Globo Mar visita o RJ para mostrar a pesca submarina

sáb, 08/06/13 por thiago.brandao | categoria Notícia, Temporada 2013

No Globo Mar desta quinta-feira, dia 13, Ernesto Paglia embarca em uma viagem pelas águas do Rio de Janeiro e de Santa Catarina para mostrar os segredos da chamada pesca submarina, praticada por atletas ou pessoas comuns que mergulham em apneia, sem a ajuda de um cilindro de oxigênio.

Em busca de aventuras e para superar antigos recordes, eles entram na água usando máscaras e um arbalete – uma arma com um elástico de onde um arpão é disparado– e nadam para encontrar seus alvos, peixes nobres como a garoupa, badejo e robalo, que não podem ser comercializados, apenas capturados para consumo próprio.

Este esporte chegou ao Brasil ainda na década de 1940 e foi praticada pela primeira vez no Rio de Janeiro.

“Naquela época  alguns brasileiros que viajavam para o exterior e europeus que vieram morar na cidade trouxeram o equipamento necessário para a prática da pesca submarina. E aqui encontraram as condições ideais: água quentinha e muitos peixes”, conta Ernesto Paglia, que em seguida parte para a Reserva do Arvoredo, em Santa Catarina, segunda parada da expedição desta semana.

Lá, o repórter mergulha com os praticantes da pesca submarina da região e propõe um importante desafio: um mergulho em grupo para ajudar a retirar o lixo que polui o fundo do mar do local.

O Globo Mar sobre a pesca submarina vai ao ar nesta quinta-feira, dia 13, logo após ‘Pé na Cova’.

compartilhar

5 Respostas para “Próximo programa! Globo Mar visita o RJ para mostrar a pesca submarina”

  1. 1
    Italo Devens:

    Equipe GloboMar, parabéns pelo tema.
    Sou praticante desse esporte e estou ansioso para acompanhar o programa desta quinta 13/06.
    Nosso esporte é cercado por um certo preconceito e ignorância. Porém, trata-se de um esporte altamente sustentável. Podemos concluir isso da seguinte forma: Soma-se a quantidade de peixe pescado por todos praticantes de pescasub no brasil em 1 ano, dificilmente equivale a 1 dia de pesca de um barco profissional com suas redes.
    Fica claro que nosso esporte é o tipo de pesca mais seletiva e para consumo próprio.
    Mais uma vez parabéns pelo tema.
    Sds.,
    Italo Devens Seschini

  2. 2
    Tacio Carneiro:

    olha adorei o vídeo sou um caçador submarino a 1/2 ano e sou apaixonado por isso vlw pela ajuda ao mostrar para o publico q nós não somos nem um monstros q ferimos o meio ambiente um abraço…obrigado…..

  3. 3
    André:

    Pesca sub é a forma mais ecológica de se pescar, exceto quando se pretende devolver o peixe.

  4. 4
    Eduardo Spínola:

    Diego Santiago e Paulo Pacheco. Esses são os nomes, quando se fala em pesca submarina. Até mais tarde.

  5. 5
    Julia:

    Infelizmente o programa ao abordar a critica dos ambientalistas sobre a pesca sub não foi realizado comparação ao desequilíbrio oriundo da pesca de arrasto, técnica muito utilizada por fornecedores de mercados e supermercados.
    O esporte é muito armador e nem um pouco predatório. Além de gerar uma conscientização de preservação ambiental.

Comentar