Dilma reúne equipe para reformular campanha
A coordenação da campanha de Dilma Rousseff se reuniu nesta segunda – o encontro aconteceu no endereço onde está instalada a equipe de mídia, que cuida do site da candidata e continua na residência dela, no Lago Sul. É a primeira reunião depois que o presidente Lula chamou Dilma a seu gabinete para defender mudanças na orientação da campanha.
A alguns interlocutores, Lula chegou a defender mudança na agenda de Dilma. Em lugar de viagens a Estados onde não estão resolvidos problemas políticos, ele acha que ela deve priorizar entrevistas a emissoras de rádio e de televisão e treinar mais seus discursos. Para Lula, Dilma tem dado respostas longas às perguntas que lhe são feitas e, muitas vezes, perdendo a objetividade. Depois do conselho de Lula, Dilma cancelou uma visita ao Paraná, onde ainda não está definida a aliança governista – o PDT de Osmar Dias está se afastando da aliança com o PT.
Nos primeiros 15 dias depois que deixou o governo, Dilma fez pelo menos duas viagens aos Estados – Minas e Ceará – que resultaram em mais problemas para sua campanha presidencial. A do Ceará, por exemplo, acabou por atiçar Ciro Gomes às vésperas do anúncio de seu partido, PSB, de negar-lhe a legenda para disputar a presidência da República. Ciro, agora, faz críticas a Lula, à Dilma e chegou a fazer um elogio a seu antigo adversário, José Serra, sobre quem disse “ser mais preparado para governar”.
A preocupação maior de Lula é com a postura da candidata em eventos públicos e nas entrevistas que são uma importante ferramente neste período de pré-candidatura – quando a campanha aberta ainda é proibida. Ele próprio não pode participar de eventos de campanha ao lado dela. Segundo assessores, Lula deu conselhos a ela sobre como falar em entrevistas. Para ser mais direta, mais objetivo e usar uma linguagem mais coloquial. O ministro Franklin Martins disse que não houve reparos do presidente à condução da campanha que, segundo ele, estaria muito bem.
- Foi um encontro que durou cerca de três minutos. O presidente pode ter dado no máximo um conselho a ela – disse, confirmando o encontro da pré-candidata com seu padrinho político no gabinete da presidência da República.
Da reunião da noite de segunda participaram entre assessores de mídia, o ex-prefeito Fernando Pimentel e Rui Falcão, novo coordenador da área de imprensa da campanha.