Reflexões de Joaquim Barbosa

qua, 05/03/14
por filipe.matoso |

Cresceram entre os integrantes do Supremo Tribunal Federal as expectativas sobre o futuro do presidente da Corte, ministro Joaquim Barbosa. O mês de março é considerado por ministros da Casa como definitivo para uma decisão de Barbosa.

Segundo interlocutores, o presidente do STF viajou para a África muito reflexivo. Ele demonstrava, segundo ministros, cansaço com as tarefas no tribunal, contrariedade com a nova composição, principalmente depois que caiu o crime de formação de quadrilha no mensalão do PT, além de não esconder mais o desgaste com o próximo presidente do Supremo, ministro Ricardo Lewandowski.

Ainda de acordo com interlocutores, Joaquim Barbosa está incomodado com novas mudanças que devem ocorrer a partir do próximo no ano no STF, com as saídas do decano, ministro Celso de Mello, e, no ano seguinte, do ministro Marco Aurélio Mello.

Segundo um interlocutor frequente, toda vez que Barbosa está no Supremo, convivendo diariamente com as tensões do tribunal, seu quadro se saúde se agrava, mas, distante do STF, ele, normalmente, demonstra estar com a saúde melhor.

Mesmo assim, os interlocutores mais próximos do ministro consideram qualquer decisão imprevisível, já que Barbosa identificou uma torcida em setores do PT por sua saída precoce da Corte.

Na avaliação de petistas, se Joaquim Barbosa deixar o STF para concorrer a um cargo eletivo, poderia caracterizar a ação penal do mensalão do PT como um julgamento político.

Publicado às 12h27

compartilhar

6 Comentários para “Reflexões de Joaquim Barbosa”

  1. 1
    FRANZINHA:

    “Na avaliação de petistas…” este último parágrafo diz tudo: o medo do ministro JB se candidatar!! E q MORAL tem o PT para fazer alguma avaliação?? POLÍTICO algum tem “moral” para avaliar JB desta forma. Ministro, o STF está lhe fazendo muito mal!!! Decida enquanto o tempo lhe é favorável!! O país precisa de uma nova liderança e Brasília também!!!

  2. 2
    Soli:

    Oi Camarotti

    O Sr Joaquim Barbosa ficou com ódio do PT por saber que o Lula o nomeou por ser negro. Ele alega prejuízo
    na seleção do Itamarati por ser negro, ele esqueceu que foi reprovado no teste de raciocínio abstrato(raciocínio
    lógico), ou seja, não reuniu as mínimas condições para exercer a função de diplomata. Aliás, este teste deveria
    ser utilizado em todos concursos públicos, principalmente para Juiz, o que evitaríamos juízes tão fracos como
    este Senhor. O Banco Central e a Receita Federal já utiliza este teste para a classificação dos concursados,
    o que qualifica a sua seleção para ingresso.

  3. 3
    Adailton Pereira de Araujo:

    Dr. Joaquim, precisamos de sua candidatura a presidente, o que levará mais ladrãoes para cadeia. As grandes maracutais serão reveladas, inclusivive o que fezeram com nossa Petrobras e outras empresas, além do que esta acontecendo no Banco do Brasil e Caixa economica.

  4. 4
    Guidogf:

    Ministro BARBOSA para presidente do BRASIL. TREMEI DE MEDO PETRALHADA TRAMBIQUEIRA. Somente em minha casa são 5 VOTOS na DIGNIDADE. BARBOSA PRESIDENTE DA REPÚBLICA.

  5. 5
    José SIlva:

    As atitudes de Joaquim Barbosa lembram aquele ditadorzinho de Uganda, Idi Amin Dada. Os dois inclusive são bem parecidos. Barbosa tem enorme dificuldade para conviver com quem pensa diferente. A marca que ele vai deixar no STF é o seu contumaz comportamento autoritário.

  6. 6
    v:

    Joaquim Barbosa como todo sujeito muito orgulhoso descobriu que foi usado, mas que a emergência já passou, todos agradecem seus serviços mas já deu. Falta de aviso não foi.



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade