Por que o Papa pediu ‘rezem por mim’

qui, 25/07/13
por Edson Luiz Sampel |

Sua Santidade, Francisco, reiteradamente, tem pedido aos fiéis católicos que rezem por ele. Fê-lo há pouco na comunidade de Varginha, no Rio, novamente. Por quê?

Em primeiro lugar, trata-se de um gesto de humildade, já que o chefe da Igreja também necessita das orações de todos, clérigos e leigos. Entretanto, há um motivo principal e urgente para esses insistentes pedidos de oração por parte do papa.

Recentemente, dom Aviz, o cardeal brasileiro que reside em Roma, em entrevista a um órgão de imprensa, deu-nos uma excelente pista para intuirmos o porquê do clamor de Francisco por orações em favor do apostolado petrino.

O papa está prestes a fazer mudanças profundas na cúria romana. Coisas que vão deixar muita gente de cabelo em pé, como se diz popularmente.

Francisco teve acesso ao dossiê de Bento XVI e, em seguida, constituiu uma comissão de dignitários da Igreja para estudar um novo projeto curial e pôr em prática mudanças drásticas. A hora está chegando!

Por este motivo, o Papa diuturnamente implora orações do povo. Não vai ser fácil mexer com interesses tão solidificados e com gente tão influente.

Vamos rezar pelo Papa! Vamos fazer o que ele nos pede! A Igreja Católica, fundada por Jesus há 2.000 anos, tem de voltar a ser uma comunidade de pobres e para os pobres.

50 comentários sobre “Por que o Papa pediu ‘rezem por mim’”

  1. Marcelo disse:

    Edson, acredito haver um engano no seu texto, pois Jesus não criou nem a Igreja Católica nem nenhuma outra igreja.

    A religião é criação do homem.

    Abraços

  2. mauro cesar pereira disse:

    A Igreja Católica tem muitos doutores e mestres em teologia e tantas outras faculdades, mas um número muito pequeno de pastores, que estejam solidários com o dia-dia da comunidade. Como leigo eu sinto falta disso. Infelizmente vendo a realidade dos seminaristas da minha cidade, não acredito que essa situação mude num curto espaço de tempo.

  3. Luiz Sousa disse:

    Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha IGREJA….e criou a Igreja.

  4. Luzia Catarina Rodrigues disse:

    Brasileiros deixem de disputa por religião e vejam que o próprio papa está buscando mudar esse conceito e ser mais amigo do povo. Quem somos nós para ficar nessa disputa sem sentido…

  5. Daniel disse:

    Há inúmeras traduções para o trecho citado.
    algumas falam em “minha igreja” e outras dizem “minha palavra”.
    Mesmo que seja “minha igreja”, não é, necessariamente a Igreja Católica, que passou a existir apenas no século quarto com o Imperador Constantino.
    Alguns vão dizer que “minha igreja” é o cristianismo. Sendo assim, a fundação de Pedro é para todas as religiões cristãs: Católicos, protestantes (e todas suas variantes evangélicas), espíritas, umbandistas, e tantos outras.

  6. Francisco disse:

    E isso ai marcelo, Deus nao criou a igreja catolica. e nem pedro foi o primeiro papa.
    Para começo de conversa Pedro, nunca foi na roma antiga pregar, quem foi , foi o Apostolo Paulo,
    Pedro tbm nao poderia ter sido o primeiro papa pq , dizem que papa e nem padre pode casar e Aposto pedro era casado, jesus ate curou a sogra dele .
    leia a biblia e aprenda. a letra e o espirito vivifica.

  7. Giselli disse:

    Na Bíblia está escrito: “Tu és Pedro e sobre esta pedra fundarei a minha Igreja”. Vou rezar pelo papa.

  8. Augusto disse:

    Não acho que a ICAR tenha que ser pobre, mas deve utilizar melhor a riqueza em benefício de todos.

  9. Cleandro disse:

    Jesus Cristo criou a Igreja Católica, sim. E a solidificou sobre a pedra de Pedro, que hoje é representado pelo Santo Padre, o Papa Francisco.
    Vou rezar toda a noite uma dezena pelo Santo Padre, para que ele possa ter a força necessária para levar à termo a reforma que a Santa Igreja necessita.

  10. Depois das mortes dos apóstolos, discípulos, infelizmente a cúpula da igreja primitiva foi sendo invadida e seguindo os poderosos com as suas pompas; poucos vocacionados que ainda procuram se dar com humildade na obra de Deus, o que infelizmente não se vê em todas igrejas existentes. Eu quando era católico pensava ser “franciscano”, era a linha que me adequava mais. Vai ser uma luta muito grande para o Papa Francisco, já que o outro saiu automaticamente por não ter resistido e preservando a sua vida.

  11. Paulo disse:

    A Pedra é Jesus, a pedra angular, a rocha de esquina, o fundamento da Igreja e não Pedro.

  12. Mauro Eichler disse:

    Com respeito ao autor, mas Jesus não criou a Igreja Católica. Em nenhum LUGAR das Sagradas Escrituras está escrito esta conotação. É criação dos homens. Com Jesus nasceu o Cristianismo.

  13. Paulo disse:

    Jesus NUNCA fundou uma igreja chamada católica. Ele não criou religião, ele veio para aproximar as pessoas de Deus, e ser o único mediador entre o homem e Deus, a Igreja não é uma instituição de homens religiosos, mas sim, de pessoas que buscam se parecer com Jesus, independente de serem ricas ou pobres. Essa invenção de igreja e pobreza é coisa criada por padres. Jesus quer nos mostrar o Reino de Deus (que é paz, justiça, alegria) e não uma religião que prega regras e dogmas, impondo homens acima de Jesus.

  14. Anderson disse:

    Você está equivocado, ou no mínimo deveria precisar, quando diz que Jesus fundou uma Igreja de pobres para pobres. Muito pelo contrário, sem os ricos a Igreja não poderá jamais fazer grande coisa pelos pobres.
    Mas devemos saber, que os ricos materialmente, devem ser pobres em espírito e igualmente ricos em bondade; e os pobres materialmente, devem ser ricos em humildade, e também pobres em espírito que não é nada mais do que o desapego das coisas materiais. Pobreza não é doença, e seria uma utopia querer que não houvessem pobres, Jesus disse que eles sempre estariam no meio de nós.

  15. Marcio disse:

    A Igreja Católica, fundada por Jesus há 2.000 anos.
    Equivoco de vossa parte. Jesus nao fundou a igreja católica. Os mercenarios a fundaram, os fanáticos a fundaram e mataram muita gente no mundo. Nenhuma outra religiao no mundo foi tao cruel quanto essa, por isso Jesus nao a criou, porque ele nao criou nenhuma religiao. Nao foi Ele quem a fundou. Jesus nao é patrimonio de nenhuma religiao, Ele é único e do mundo.

  16. Felipe disse:

    Se buscamos a santidade em nossa vida, temos que razar primeiramente para que o nosso santo Padre tbm seja santo, se queremos o aumento da nossa fé, primeiro que a a fé dele seja aumentada.
    Pois ele és Pedro!!!

  17. Luciana Miranda disse:

    Assim como temos que orar por nossas autoridades porque não orar para os padres, bispos, pastores e ate mesmo pelo papa, a Bíblia nos ensina orai um pelos outros

  18. Preto disse:

    Eu acredito que Francisco chegou muito tarde ao Vaticano.
    A podridão de lá, assim como a de algumas igrejas, é visível e aterrador.
    Sinceramente, eu não tenho mais esperança.

  19. myriam oliveira disse:

    Realmente : Religião é criação do Homem.

    Tú és pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja; não disse : ——- edificarei a Igreja Católica.

    Ele quer e precisa de orações, pois, fará as profundas mudanças que Bento XVI viu que precisam no VATICANO.

    qUE DEUS O PROTEJA

  20. Flávio R. disse:

    Jesus edificou a Igreja Católica SIM! Lá em Mateus 16,18-19. E essa Igreja ganhou a denominação Católica (do grego καθολικος: katholikos, com o significado de “geral” ou “universal) logo no primeiro século, uma das provas históricas com Santo Inácio de Antioquia (Mártir em 107 d.C. aprox.) onde escreveu: “Onde quer que se apresente o Bispo, ali esteja também a comunidade, assim como a presença de Cristo Jesus nos assegura a presença da Igreja Católica” (Carta aos Esmirnenses 8,2)…e depois tem gente dizendo que foi o imperador Constantino ou Teodósio quem criaram a Igreja Católica, sendo que ambos só vieram a aparecer no mundo no Séc.IV…O que mais tem é calúnia contra a Igreja Católica, portanto estudem a Unidade da Fé na Bíblia (Jo 10,16. Jo 17,21. Jo 17,22-23. Ef 4,5. I Cor 1,10. Gl 1,6-9. II Jo 1,9. Ef 4,14, Mt 15,8-9…13-14 / Mt 16,18-19 / Jo 21,17) e também estudem sua História pra não falarem besteira. Realmente FOI JESUS quem criou a IGREJA CATÓLICA (sentido Universal, que é para todos) APOSTÓLICA (sucessão dos apóstolos) ROMANA (a sede é em Roma, pois Pedro exerceu seu papado em Roma e ali ficou até o martírio crucificado de cabeça pra baixo).

  21. Prazeres disse:

    O pedido do Papa se dá por ser ele humano com nós e carece tanto de orações como qualquer outro mortal. Ele faz isto, pois o centro do catolicismo é Jesus Cristo. Ele diz isto para que todos saibam que a Jesus devem direcionar a sua fé e não no homem. As mudanças são necessárias pois, o homem se corrompe, mas Jesus está sempre a lhe dizer que volte aos princípios cristão e o Papa precisa mudar o que foi mudado, com Martin Lutero

  22. Alessandra disse:

    O texto é bastante esclarecedor, até o momento em que se afirmou que a Igreja Católica foi criada por Jesus Cristo (impossível, até porque Ele era judeu e em nenhum momento aparece ele afirmando ser contra a Sua religião).
    Como assim, se Jesus morreu antes de sua fundação??
    O cristianismo primitivo não era uma religião e, sim, um conjunto de ideias.
    Não sei qual a sua religião, mas esse final está bastante tendencioso…

  23. Millena disse:

    A igreja católica foi deixada por Jesus??? Sério??? Não vi nada disto escrito nas escrituras.
    Alguns gostam de sitar que quando Jesus disse PEDRO tu és pedra e sobre esta PEDRA( petrus-no original grego) , e sobre esta PEDRA( petra= rocha, no original grego),edificarei a minha igreja”, alguns defende a fogo e alma que aí está colocado o ponto chave da igreja católica baseada no fundamento de PEDRO, MAS O QUE REALMENTE A TRADUÇÃO DO GREGO(LINGUA ORIGINAL ESCRITA O nv) Jesus chama Pedro de Pedrinha ou pedreguilho, – tu és Pedrinha, mas sobre esta ROCHA, ( a outra pedra em melhor tradução ROCHA, é o próprio Senhor Jesus, a igreja , que somos nós, é edificada em Cristo e em mais ninguém!!

    Tão fácil para quem quer realmente entender!

  24. MARCOS disse:

    QUANDO CRISTO JESUS REVELOU SE A PEDRO DIZENDO QUE SOBRE ELE EDIFICARIA A IGREJA SOBRE AQUELA PEDRA OU QAULQUER COISAS REFERENTE ELE DIZ QUE NOS SOMOS A IGREJA CADA UM DE NOS O PROBLEMA E QUE A IGREJA CATOLICA QUER DE QUALQUER GEITO DIZER QUE FOI A PRIMEIRA OLHA INSTITUIÇÃO NÃO VAI SALVAR NINGUEM MESMO QUE SEJA A PRIMEIRA NÃO IRA SALVAR O QUE SALVA E JESUS E UM CORAÇÃO VOUTADO PARA ELE , VIVER UMA VIDA INTEGRA SE LIVRANDO DO QUE E MAL E TAMBEM AS OBRAS NÃO E SOMENTE OBRAS DE CARIDADE COMO MUITO PENSAM , CRISTO DISSE CERTA VEZ QUE OBRAS MAIORES FARIAMOS , JESUS CURAVA , LIBERTAVA , A IGREJA CATOLICA DEVE SE LIBERATAR DOS DOGMAS MESMO TOMARA QUE O PAPA ESTE PAPA MUDE A CABEÇA DA IGREJA , MUITO FILOSOFOS , MUITOS ESTUDIOSOS MAIS NÃO QUEREM ABRIR A CABEÇA PARA DEUS NÃO LEEM A BIBLIA COMO DEVE SER LIDA NÃO PODE SER GUIAR UM POVO PELO DOGUIMAS MAIS SIM E PELA PALAVRA DE DEUS E MUITA COISA ERRADA ENGRAÇADO QUE ESTES DIAS TEVE UM COMENTARIOS QUE OS CATOLICOS NÃO ADORAM AS IMAGENS QUE A IGREJA CATOLIA E A PRIMEIRA OLHA PODE SER A PRIMEIRA A ULTIMA ISSO NÃO E IMPORTANTE VOUTANDO AO COMENTARIO AI EU VOU DIZER O SEGUINTE PORQUE A BIBLIA CATOLICA DIZ EM VARIAS REFERENCIAS ONDE FALA O PROPRIO DEUS QUE IDOLATRIA , LOUVOR A OUTRO QUE NÃO SEJA PARA ELE O DEUS TODO PODEROSO DEUS NÃO SE AGRADA E MESMO ASSIM O POVO CONTINUA CORRENDO ATRAS DE UMA SANTA OU SEJA DIGO UMA ESTATUA QUE NÃDA PODE FAZER QUE TEM BOCA E NÃO FALA OLHOS E NÃO VEMM ISSO TEM NA BIBLIA CATOLICA E MESMO ASSIM VC CONTINAM ENSINANDO QUE NÃO ADORAM , GENTE ISSO TA NA BIBLIA VAMOS LA O LOUVOR DEUS O PROPRIO DEUS DIZ NÃO DARAS CULTO NEM LOUVOR A OUTRO QUE NÃO SEJA EU OU SEJA NÃO SEJA DEUS E MESMO ASSIM FORAM MILHARES DE PESSOAS ATRAZ DE UMA SANTA , COMO PODE ABREM A CABEÇAS , PARA COMEÇAR A FAZER A VONTADE DE DEUS NÃO AS VONTADE DA IGREJA OU SEJA INSTITUIÇÃO SEJA ELA QUAL FOR AQUI E CLARO ESTOU ME REFERINDO A O CATOLICISMO ,O PROBLEMA DE MUITO E A SOBERBA E QUERER BATER NO PEITO E DIZER QUE E CATOLICO ONDE SALVAÇÃO NÃO DEPENDE DE INSTITUIÇÃO . TOMARA A DEUS QUE O PAPA MUDE ISSO OLHA SO A IDOLATRIA SERA MUITO NÃO DIGO NEM ELE CASAR POIS ESTE SEGUNDO E JUSTIFICAVEL POIS O PROPRIO DEUS FALA SOBRE QUANDO DIZ NÃO E BOM QUE O HOMEM VIVA SO MAIS … DESDE QUE NÃO SEJA AGORA EU COILOCO ATE COM MINHAS PALAVRAS DESDE QUE NÃO SEJA NA PROSTITUIÇÃO A IGREJA CATOLICA VEM SOFRENDO MUITO SOBRE ISSO POR VARIOS E VARIOS CASOS DE PEDOFILIA , MAIS CLARO A IGREJA TAMBEM NÃO PODE SER JULGANDA POR O ATO DE UM OU OUTRO IDEPENDENTE DA QUANTIDADE DE CASOS JA QUE TODA INSTITUIÇÃO DE GRNDE PORTA TERA PROBLEMAS ASSIM COMO AS EVANGELICA SOFREM QUANDO UM OUTRO PASTOR USA DO DINHEIRO DO POVO PARA COISAS QUE NÃO E A PALAVRA DE DEUS MAIS MESMO ASSIM A MUITO AINDA DIZEM A OS PASTORES SÃO TUDO LADROES AS COISAS NÃO FUNCIONA ASSSIM VAMOS DEIXAR QUE JESUS O JSUTO JUIZ JULGUE ATE O MESMO O CASO DO PADRES DE TAMBEM FAZEM COISAS ERRADAS CLARO A JUSTIÇA DO HOMEM TA AI TAMBEM PARA JULGAR E FAZER A JUSTIÇA E ISSO E CLARO QUE DEVE ACONTECER , MAIS ADORAR CULTUAR OUTROS DAR LOUVOR NÃO TEM COMO DEIXAR POIS A IGREJA OU SEJA A INSTITUIÇÃO LEVA O POVO A PECAR CONTRA DEUS IGREJA CATOLICA MUDE MESMO ESTA GRANDE PERDA QUE O CATOLICISMO TEM TIDO CONCERTESA IRA SE REVERTEER ENSINA OQUE E CERTO , EU EM PARTICULAR CREIO E ACREDITO EM DEUS EU TENHO PLENA CONVICÇÃO QUE ELE EXISTE QUE ELS FAZ MILAGRES QUE E OLHA POR NOS QUE ELE ESTA AQUI JUNTINHO DE MIM E DE VC QUE ESTA AI DO OUTRO LADO LENDO QUE TLVES NEM VA PUBLICAR OQUE ESTOU ESCREVENDO MAIS EU ACREDITO QUE SOMOS LIVRES E PODEMOS LEVANTAR OPNIOES . A IGREJA CRISTÃO HOJE OU SEJA EVANGELICA NÃO E NADA MAIS QUE UMA IGREJA CATOLICA SENDO QUE SEM IDOLATRIA CLARO QUE NÃO PATROCINADA PELO GOVERNO MAIS QUE NA SUA ESENCIA E LEVAR A PALAVRA DE DEUS SENDO QUE DEVE SE PREGAR O CERTO NÃO DEIXAR O POVO NO ENGANO , ONTEM VIM UM COMENTARIO QUE DIZIA ASSIM : NOS NÃO ADORAMOS SO VENERAMOS VEJA SO VENERAÇÃO ADORAÇÃO E A MESMA COISA A PESSOA DIZIA MAIS SE FOSSE ASSIM NÃO TIRARIAMOS FOTOS POIS ESTARIAMOS IDLOTRANDO , EU TIRO FOTO MAIS NÃO CANTO PARA ELA NÃO PEÇO NADA A ELA NEM ME REVERENCIO DIANTE DELA ,ENTÃO QUERO AVISAR QUE E BEM DIFERENTE , VOU ENCERRANDO AQUI MEU COMENTARIO ESPERO QUE APESAR DOS ERROS MUITO ENTENDAM JESUS DISSE QUE ERRAMOS POR FALTA DE CONHECIMENTO DA PALAVRA VAMOS LER MAIS A BIBLIA A BIBLIA NÃO PODE SER DISTOCIDA SE LA DIZ COMO DIZ NA SUA BIBLIA CATOLICA :Textos bíblicos contra a idolatria
    Êxodo Capítulo 20
    3
    Não terás outros deuses diante de mim.

    4
    Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus,nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
    5
    Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o SENHOR, teu Deus, Deus zeloso, quevisito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem
    6
    e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
    Levítico Capítulo 19
    4
    Não vos virareis para os ídolos, nem vos fareis deuses de fundição. Eu sou o SENHOR, vossoDeus.
    Levítico Capítulo 26
    1
    Não fareis para vós outros ídolos, nem vos levantareis imagem de escultura nem coluna, nem poreis pedra com figuras na vossa terra, para vos inclinardes a ela; porque eu sou o SENHOR,vosso Deus.
    Deuteronômio Capítulo 4
    15
    Guardai, pois, cuidadosamente, a vossa alma, pois aparência nenhuma vistes no dia em que oSENHOR, vosso Deus, vos falou em Horebe, no meio do fogo;
    16
    para que não vos corrompais e vos façais alguma imagem esculpida na forma de ídolo,semelhança de homem ou de mulher,
    17
    semelhança de algum animal que há na terra, semelhança de algum volátil que voa pelos céus,
    18
    semelhança de algum animal que rasteja sobre a terra, semelhança de algum peixe que há naságuas debaixo da terra.
    19
    Guarda-te não levantes os olhos para os céus e, vendo o sol, a lua e as estrelas, a saber, todo oexército dos céus, sejas seduzido a inclinar-te perante eles e dês culto àqueles, coisas que oSENHOR, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus.
    Deuteronômio Capítulo 5
    6
    Eu sou o SENHOR, teu Deus, que te tirei do Egito, da casa da servidão.
    7
    Não terás outros deuses diante de mim.
    8
    Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima no céu, nemembaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra;
    9
    não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu, o SENHOR, teu Deus, sou Deus zeloso, quevisito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem,
    10
    e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.1

  25. Marco Aurelio disse:

    Descordo com a última parte de seu texto, pois Jesus Cristo não criou a igreja católica, pois como diz o nome a igreja chame-se, igreja coatólica apostólica romana. Essa igreja foi fundada pelos romanos para abafar o levare do cristianismo da época, pois os próprios romanos tentaram abafar o cristianismo, foi um romano que ordenou a morte de Jesus. Mas como viram que o cristianismo estava cresçendo entre os judeus decidiram deixar o cistianismo fazer parte de Roma, porém com suas condições. Leia mais a história antes de afirmar.

  26. Ademir disse:

    É muito estranho esta historia de Pedro ser o primeiro Papa, pois sabemos que os Papas falam varios idiomas sao grandes catedraticos e nao tenhe esposas, ja Pedro era de pouca ou sem nenhuma cultura e a biblia fala na cura da sua sogra. e que igreja é essa fundada por jesus que mata seu proprio povo (mais de 2 milhoes de judeus), estranho nao é?

  27. Flávio R. disse:

    JESUS EDIFICOU A IGREJA CATÓLICA SIM! Lá em Mateus 16,18-19. E essa Igreja ganhou a denominação Católica (do grego καθολικος: katholikos, com o significado de “geral” ou “universal) logo no primeiro século, uma das provas históricas com Santo Inácio de Antioquia (Mártir em 107 d.C. aprox.) onde escreveu: “Onde quer que se apresente o Bispo, ali esteja também a comunidade, assim como a presença de Cristo Jesus nos assegura a presença da IGREJA CATÓLICA” (Carta aos Esmirnenses 8,2)…e depois tem gente dizendo que foi o imperador Constantino ou Teodósio quem criaram a Igreja Católica, sendo que ambos só vieram a aparecer no mundo no Séc.IV (oh ignorância)…O que mais tem é calúnia contra a Igreja Católica, portanto estudem a UNIDADE DA FÉ na Bíblia: Jo 10,16. Jo 17,21. Jo 17,22-23. Ef 4,5. I Cor 1,10. Gl 1,6-9. II Jo 1,9. Ef 4,14, Mt 15,8-9…13-14 / Mt 16,18-19 / Jo 21,17…e também estudem sua História pra não falarem besteira e acreditarem nas calúnias. Realmente FOI JESUS quem criou a IGREJA CATÓLICA (sentido Universal, que é para todos) APOSTÓLICA (segue a sucessão dos apóstolos, sendo Pedro o 1° Papa = pai dos padres) ROMANA (a sede é em Roma, pois Pedro exerceu seu papado em Roma e ali ficou até o martírio crucificado de cabeça pra baixo). Católico estudado não cai em Heresias e conhece as raízes da sua Fé! Porém o que salva é vivê-la, amando a Deus e o próximo, respeitando as diferenças religiosas no mundo e assim dirá Jesus: “Nisto todos conhecerão que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros”, pois “Nem todo aquele que Me diz “Senhor, Senhor”, entrará no Reino do Céu. Só entrará aquele que põe em prática a vontade do meu Pai que está no céu!”…Paz e Bem!

  28. Aurea Lrmos disse:

    “”Pedro, tu és pedra e sobre essa pedra fundarei MINHA IGREJA”.
    “Oriente Médio, por Jesus Cristo, início da era Cristã. A sede fica no Vaticano”. Isto quer dizer que o catolicismo foi fundado no Oriente Médio, por Nosso Senhor Jesus Cristo, no início da era Cristã (Século I d.C.), ou seja próximo do ano zero, o ano que padronizaram como o ano do nascimento do menino Jesus e sua sede, atualmente, fica no Vaticano.

  29. Davud disse:

    Meu apoio ao Papa Francisco, em função das mudanças que ele precisa promover na Igreja, institucionalmente.

    Com relação a Jesus ter criado a Igreja Católica, aí existe um abismo entre o que realmente existiu e uma forma de utilizar seu nome em prol do arrebanhamento das massas em todo o mundo.

    Jesus nasceu e morreu judeu. Conhecia, como bom judeu, que não existe o pecado, e sim, causa e efeito, escolhas e consequências.

    Sabia plenamente que o céu e o inferno existem conforme nossa consciência percebe as circunstâncias.

    Que o Satã não é a encarnação do Mal, mas a sombra necessária a tantos humanos através da História para que se perceba a luz espiritual.

    Jesus nunca foi traído; ele sabia perfeitamente como seria a sua trajetória pela Terra.

    Não se deve confundir Judas com judeus. A Igreja Católica nunca fez grandes esforços para desfazer tal mal entendido.

    O batismo de Jesus por João Batista não foi em si, um batismo; primeiro, porque João Batista era judeu, e judeus não se batizam. Em segundo lugar, porque o ritual de purificação judaico em água corrente, conhecido como “mikveh” era difundido desde antes de Jesus, e certamente ele fazia uso do “mikveh”, como ensina o judaísmo.

    Jesus, como suposto fundador da Igreja Católica, não poderia concordar que ateus irão ao Inferno por dois motivos; primeiro, pelo explicado anteriormente; que é fruto da consciência, e porque um ser misericordioso como ele não combina com uma pena dura como o exílio no Inferno das almas incrédulas.

    Até porque muito se tem comentado sobre o humor instável do Deus dos judeus, que acolhe e protege, mas que se zanga e pune.

    Ou será que a Igreja Católica vê o mesmo Deus que os judeus, até mesmo em suas variações de humor?

    O cristianismo primitivo era uma versão moderna, uma releitura do judaísmo, segundo a qual se viveria o judaísmo sob o prisma do amor, da universalidade de direitos entre os homens.

    Sendo assim, a “Igreja” de Jesus não poderia ter tomado o protagonismo em episódios deploráveis da História da Humanidade, tais como a Inquisição e a surdo-mudez no que diz respeito ao extermínio de mais de seis milhões de judeus na Alemanha nazista, para não citar outros.

    Certamente, pelos ensinamentos judaicos que Jesus aprendeu e ensinou, ele teria desaprovado a maioria dos passos de sua história de opressão, luxo e política.

    Paz na Terra!

  30. Eduardo disse:

    Edson, Fé é uma coisa e Igreja é outra. Não adianta dizer que “Católica” é universal; quando você diz Católica você se refere, stricto sensu, a uma entidade com sede em Roma; e a isso Jesus não fez menção alguma. Haja vista, por exemplo, que as comunidades do Egito são muito mais antigas que a igreja romana, nem por isso você afirmar que Jesus em pessoa as fundou. Sou católico também, mas é muito importante dissociar Jesus de placas de igreja. Isso soa como proselitismo; me perdoe.

  31. nathalie disse:

    marcelo acho q nao tem ideia da ignorancia do seu comentário Jesus não só criou a igreja como tinha por missão difundir a religião para os irmãos lembre se sempre de que o primeiro ouvido a ouvir as besteiras que sua boca fala e o seu mesmo

  32. Matheus disse:

    A igreja católica nem foi criada por Jesus nem é dos pobres para os pobres, ela é de todos, mesmo eu não fazendo parte é indiscutivel isso, mas espero mesmo que tenha uma reformulada porque a igrea católica está obsoleta e perdendo fiéis

  33. Adriano disse:

    Realmente não entendo as pessoas. Se não são Católicas Apostólicas Romanas, por que tanto ficam discutindo que a Igreja Católica Apostólica Romana não é isso ou aquilo, que o Papa isso, que no versículo tal da Bíblia está escrito isso e não aquilo. Não são católicos, pois então que se atenham às suas convicções e respeitem as outras. Simples assim…ademais, parece-me que muitos fazem citações, mas não conhecem muito a história da crença. Igreja “Católica” também é a Ortodoxa,,,então dizer que não pode ser “universal” porque a sede é em Roma…bem…deixemos isto de lado.

    Citam Martinho Lutero…que era devoto de Maria.. e mesmo fundando sua Igreja Evangélica Luterana, continuou devoto, mas após sua morte a sua igreja mudou isso..

    Cada um está interpretando Bíblia e fatos, conforme o que lhes interessa…ou porque o pastor falou, ou porque não gosta do padre, façam o favor…vão REZAR pedindo paz

  34. Neco disse:

    Todo esse esquema de ostentação e muita burocracia montado pelos homens no Vaticano vai completamente contra os ensinamentos de Jesus. Jesus, se ainda estivesse vivo entre nos, certamente não iria se entronar num local como o Vaticano.
    Primeiro achai estranho quando li alguem comentando que a recepção do PAPA pareceria de um popstaar, mas externamente até parece. Clado que Franciso internamente tem uma visão bem diferente. E como primeiro papa não europeu, ele com certeza vai revolucionar o Vaticano com novos esquemas.

  35. amilton gaspar disse:

    qual é a doutrina da igreja com relação a vida apóis a sengunda vinda de cristo? estaremos para sempre no ceu com deus e os anjos ou continuremos aqui na terra?

  36. jose disse:

    Jesus eh um mito criado a partir de contos gregos e egipcios. Como um mito pode ter fundado uma igreja? No way! O dia que aparecer uma prova concreta de que Jesus realmente existiu e que realmente fundou alguma igreja, so entao voce podera afirmar que ele fundou uma igreja sem medo de ser criticado. Abcs.

  37. Maurício disse:

    Ao Eduardo e tantos outros.
    Seitas sempre existiram e continuam ainda hoje, mas Igreja só tem uma. Católica (é para todos inclusive os que discordam e os que não acreditam).

  38. Erico disse:

    Caro Edson, gostaria que nos informasse em qual revista e edição o dom João Braz concedeu essa importante entrevista. Gostaria de ter conhecimento dos detalhes da entrevista. Aproveito para comentar que já ouvi um padre da minha cidade comentar essas prováveis “mudanças profundas” na Igreja Católica, mas que mesmo com a minha insistência, não conseguiu me fornecer alguma fonte confiável. E se o senhor conseguir um endereço na internet com essa entrevista, melhor ainda.

    Desde já agradeço.

  39. jose disse:

    Prezado Mauricio: deixe de se vangloriar por nada. Os 2mil anos de tua seita nao representam nada comparado com os templos budistas por exemplo. Alem disso, acreditar em mitos por longo tempo nao serve de prova para nada. Veja por exemplo que por muito tempo a humanidade acreditou que “o sol orbitava a terra” e nao o contrario. Jesus vai sempre continuar a ser o que eh, ou seja, um simples mito, ate que nao haja mais pessoas com mentes infantis e supersticiosas. abcs.

  40. Mauro Cesar disse:

    Marcelo:
    25 julho, 2013 as 12:32

    Santo Inácio era Bispo de Antioquia em 110 DC, que hoje se encontra na Turquia. Aqui, em Antioquia, como sabemos dos Actos dos Apóstolos, surgiu uma comunidade cristã florescente: primeiro Bispo foi o apóstolo Pedro assim nos diz a tradição e ali “pela primeira vez, os discípulos começaram a ser tratados pelo nome de “cristãos”" (Act 11, 26). Eusébio de Cesareia, um historiador do IV século, dedica um capítulo inteiro da sua História Eclesiástica à vida e à obra literária de Inácio (3, 36). “Da Síria”, ele escreve, “Inácio foi enviado a Roma para ser lançado às feras, por causa do testemunho por ele dado a Cristo. Realizando a sua viagem através da Ásia, sob a vigilância severa dos guardas” (que ele chamava “dez leopardos” na sua Carta aos Romanos 5, 1), “nas várias cidades por onde passava, com pregações e admoestações, ia consolidando as Igrejas; sobretudo exortava, muito fervorosamente, a evitar as heresias, que na época começavam a pulular, e recomendava que não se separassem da tradição apostólica”. A primeira etapa da viagem de Inácio rumo ao martírio foi a cidade de Esmirna, onde era Bispo São Policarpo, discípulo de São João.

    “Uma só súplica, uma única mente, uma só esperança no amor… Acorrei todos a Jesus Cristo como ao único templo de Deus, como ao único altar: ele é um, e procedendo do único Pai, permaneceu unido a Ele, e a Ele voltou na unidade” (7, 1-2). Inácio, o primeiro na literatura cristã, atribui à Igreja o adjectivo “católica”, isto é “universal”: “Onde estiver Jesus Cristo”, afirma ele, “ali está a Igreja” (Aos Esmirnenses 8, 2). E precisamente no serviço de unidade à Igreja católica, a comunidade cristã de Roma exerce uma espécie de primado no amor: “Em Roma ela preside digna de Deus, venerável, digna de ser chamada beata… Preside à caridade, que tem a lei de Cristo e o nome de Pai” (Aos Romanos, Prólogo).

    Marcelo, desprezar os documentos dos cristãos dos primeiros séculos é negar inutilmente contra os fatos históricos

    Paz e Bem

  41. Aline disse:

    Cada um de nós temos a nossa interpretação. Acho que não devemos perder tempo com essas discursões e sim constatar que Deus é único e religião é identificação. Devemos apoiar toda intenção de transmissão do amor de Deus que é o mais importante para todos nós. Não podemos esquecer que desrespeitar a religião e opinião dos nossos irmãos não é de agrado de Deus e estaremos cometendo um grande pecado, pois estaremos provocando a desunião do mundo e nesse momento temos todos que nos unir e clamar a Deus por um mundo melhor!

  42. Diogo disse:

    Para os desavisados, a Igreja Católica é a primeira Igreja Cristã – isto se falarmos de modo concreto. Acho que deveríamos reler os ATOS DOS APÓSTOLOS para entender o texto do colunista. E depois, seria também interessante ler os livros de História Geral para avaliar porque surgiram as igrejas protestantes. Melhor ainda se confrontar o Livro Sagrado dos Hebreus com outros Livros Sagrados já existentes. Assim, quem sabe, teremos menos comentários toscos, ofensivos. E o debate poderá seguir de modo mais inteligente, ampliando a perspectivas dos colegas.

  43. Odilon Borges disse:

    O cristianismo surge com uma Igreja, ou seja , comunidade, de seguidores dos ensinamentos de Jesus. Essa comunidade tinha algumas características. Era CATÓLICA, ou seja para todos, era APOSTÓLICA, ou seja, baseada nos ensinamentos dos Apóstolos e era ROMANA, ou seja seu líder sofreu o martírio em Roma e lá esta enterrado PEDRO.
    Pergunto: Que comunidade existia antes da Igreja Católica (tanto no ocidente como no oriente ) ? NADA ! Havia uma comunidade que era CATÓLICA (romana e ortodoxa ) que existiu unida por 1.500 ANOS ! Ou seja o CRISTIANISMO durante MIL E QUINHENTOS ANOS só foi CATÓLICO . Se Jesus não fundou essa Igreja, me desculpem, prezados srs. “protestantes” JESUS NÃO FUNDOU NADA e estaremos discutindo uma utopia. As ditas “igrejas” evangélicas só vem surgir na história com a reforma protestante. com Lutero ha aproximadamente 500 anos. Por isso CATÓLICOS, estudem a história da Igreja e à vocês “protestantes” estudem também , principalmente a origem de suas Igrejas e concluirão que as divisões hoje existentes são um verdadeiros ESCÂNDALO aos olhos do mundo que não cre e não conhece JESUS. Vamos estudar e rezar ! Sim eu disse REZAR porque não ha diferença entre REZAR e ORAR pois se assim tivesse eu lhes digo; JESUS NOS ENSINOU A REZAR O PAI NOSSO e não a “orar” palavras soltas e repetidas.
    SHALOM a todos e rezemos pela unidade do povo de Deus.

  44. Aline Fernandes disse:

    Reiterando os comentários 33 do Adriano e 42 do Diego.
    Firme na oração pelo Santo Papa.
    Independente da religião ele é uma pessoa abençoada, um sopro de esperança nas nossas vidas.
    Todo aquele que leva Cristo contigo merece no minimo respeito.
    Essas discussões não dão em nada e são usados sempre os mesmos argumentos. Só falta falar que os católicos adoram imagens, quando não se conhece a religião o melhor é se abster em falar.

  45. Jurandir disse:

    Ola
    Não entendo por que tanta idolatria com esse papa, tudo que ele fala qualquer um já sabe,
    não vi em nenhum momento ele pregar a palavra de Deus, acho que ele não cita palavra
    de Deus por ele vai entrar encontradição.
    Pois ele é um homem como qualquer outro e peca, peca mais ainda por conhecer a verdade
    e não pregá-la, e como homem aceitar adoração, pois o único de deve ser adorado chama-se
    jesus Cristo!!!

  46. ana disse:

    Deviam falar sobre o poque do Papa pedir oração, ao inves de discutirem sobre quem criou a igrteja, pelo amor de Deus, rezemos por ele.

  47. Marcelo você disse que Jesus não criou a igreja católica, criou sim, veja o artigo abaixo do site Leia mais em: https://www.bibliacatolica.com.br/historia-da-igreja/3/#ixzz2aRlP37Bb e aprenda um pouco mais:

    “Os Evangelhos mostram a Igreja como um barco, no qual Jesus está presente, embora em alguns momentos pareça estar dormindo (Mt 8,23-27). O mar que este barco atravessa é a História, às vezes calmo, outras vezes turbulento e ameaçador. Há quase dois mil anos o barco saiu de seu porto. Não sabemos quando chegará ao seu destino, mas temos certeza de que Jesus nunca o abandonará.

    A Igreja é um projeto que nasceu do coração do Pai, prefigurada desde o início dos tempos, preparada na Antiga Aliança com Israel, instituída por Cristo Jesus. A Igreja é o Reino de Deus misteriosamente presente no mundo. Ela se inicia já com a pregação de Jesus. Foi dotada pelo Senhor de uma estrutura que permanecerá até o fim dos tempos. Edificada sobre Pedro e os demais apóstolos, é dirigida por seus legítimos sucessores.

    A Igreja começa e cresce do sangue e da água que saíram do lado aberto do crucificado. Nela se conserva a comunhão eucarística, o dom da salvação oferecido por Jesus em nosso favor.

    A Igreja é indefectivelmente santa, sem mancha e sem ruga, porque o próprio Deus nela habita, santificando-a por sua presença. O pecado dos fiéis não lhe pertence. Só em sentido derivado e indireto se pode falar de “Igreja pecadora”.

    Em Pentecostes, “a Igreja se manifestou publicamente diante da multidão e começou a difusão do Evangelho com a pregação” (Ad Gentes, n. 4).

    Pentecostes do ano 30. Todos reunidos: os apóstolos, Maria, parentes de Jesus, algumas mulheres. Um ruído de ventania desce do céu. Línguas como de fogo surgiram e se dividiram entre os presentes. Todos ficaram repletos do Espírito de Deus e começaram a falar em outras línguas.

    Esta assembléia inicial, esta kahal, ekklesia, igreja, é o princípio. Depois do prodígio das línguas, Pedro dirigiu-se à multidão reunida na praça e fez uma memorável pregação. Muitos se converteram, especialmente judeus vindos da Diáspora. Estes levaram a Boa-Nova aos seus locais de origem, o que provocou o surgimento, bem cedo, de comunidades cristãs em Damasco, Antioquia, Alexandria e mesmo em Roma. Alguns helenistas, no entanto, permaneceram em Jerusalém. Para cuidar de suas necessidades materiais, os apóstolos escolheram sete diáconos.

    Filipe, um dos sete, evangelizou em Samaria (foi lá que Simão, o Mago, ofereceu dinheiro aos apóstolos Pedro e João em troca do Espírito Santo, donde o termo simonia – tráfico de coisas sagradas e de bens espirituais) e anunciou à Boa Nova a um etíope, funcionário da casa real de Candace.

    Estevão era o diácono que mais se destacava. Por sua pregação incisiva, é detido pelas autoridades judaicas, julgado e apedrejado como blasfemador. Torna-se o primeiro mártir da História da Igreja. Enquanto é assassinado, perdoa os seus perseguidores e entrega, confiante, a sua vida nas mãos de Jesus.

    O manto de Estevão foi deixado aos pés de um jovem admirador do ideal farisaico chamado Saulo.”

  48. Cristina disse:

    Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha IGREJA… e PONTO!
    VIVA A IGREJA CATÓLICA MARAVILHOSA!!! TENHO ORGULHO!

  49. Débora disse:

    Os protestantes contra a IGREJA CATÓLICA, que no fundo não passa de insegurança e inveja, deveriam estudar mais sobre as origens do cristianismo, conhecer os mais antigos escritores sagrados dos primeiros séculos da era cristã e conhecer como a Igreja Católica foi se estruturando a partir dos estudos teológicos das Escrituras Sagradas e dos estudos da Tradição Cristã das primeiras comunidades que seguiam os ensinamentos dos apóstolos. Grandes santos da Igreja Católica viveram nos primeiros séculos do cristianismo e nos comprova a veracidade da Doutrina Católica
    Bendito seja Deus que visita seu povo enviando tão grandes Profetas ainda nos tempos de hoje. Que Deus abençoe e proteja o Papa Francisco, esse Profeta Humilde e corajoso!

  50. Francimara disse:

    A que leva todo esse despeito de muitos “comentaristas de plantão”? A Nossa Santa Igreja é e sempre será o corpo incorruptível do qual Cristo é a cabeça!
    Quem não aceita infelizmente NÃO SABE A GRAÇA QUE ESTÁ PERDENDO! Só quem vive essa verdadeira fé pode dar testemunho e eu digo: TEMOS UM DEUS VIVO E PRESENTE NO MEIO DE NÓS! Saber de cor a Bíblia não garante a salvação de ninguém! Convertei-vos enquanto há tempo!

    MARANATHA!!!

    “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha IGREJA… e PONTO!
    VIVA A IGREJA CATÓLICA MARAVILHOSA!!! TENHO ORGULHO!”



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade