Papa Francisco é ‘tudo de novo’

qui, 25/07/13
por Frei Evaldo Xavier Gomes |
categoria Sem categoria

A vinda do Papa Francisco ao Brasil, está se revelando uma verdadeira revolução no panorama religioso do nosso país. Demonstrando abertamente sua opção pela simplicidade, sua postura visivelmente humilde e sua abertura ao próximo, Papa Bergoglio constitui uma tendência “contra a corrente”.

Nos últimos anos o Brasil tem visto a exaltação religiosa do luxo e da riqueza, a supervalorização da prosperidade em contraposição ao tradicional esquecimento da importância do cultivo das virtudes interiores e “do ser”. Neste sentido o Papa, é “tudo de novo”. Dos sapatos ao carro, dos discursos ao abraço caloroso do povo, do sorriso estampado na cara à mão estendida, tudo fala, como uma espécie de megafone da fé, que existem valores que não podem ser esquecidos.

Na sua simplicidade, ele nos recorda que a prosperidade verdadeira é a que transforma o coração e a alma. A preocupação da segurança com a multidão que acorria no trajeto da sua chegada ao Brasil está em evidente contradição com a serenidade e paz que o próprio Papa demonstrava. O sorriso estampado na face circunspecta da presidente Dilma e a recepção calorosa são uma janela de esperança para todos nós.

As riquezas do mundo, como ensina a sã tradição cristã, são instrumentos a serviço do homem e não um fim em si mesmo. Longe de estabelecer oposição entre riqueza e pobreza, o que o Papa Francisco nos traz de novo é a chamada para a religião como fonte de valores e de virtudes. Por si só ele é um apelo à construção de novas relações à luz da mensagem do Evangelho de Jesus Cristo.

No seu discurso no Palácio Guanabara, o pontífice afirma que não trouxe ouro nem prata. Discordo. De fato, Papa Francisco trouxe um verdadeiro tesouro para todo o Brasil, riqueza sem preço. Estamos recebendo um argentino, que é cidadão do mundo, nosso compatriota também, brasileiro como nós, tupiniquim na alma pela simplicidade e pelo testemunho de amor. Ouçamos, sigamos o seu exemplo, sejamos capazes de “captar” sua mensagem mais profunda. Bem vindo Papa Francisco!

6 comentários sobre “Papa Francisco é ‘tudo de novo’”

  1. Michelle disse:

    Estou acompanhando os textos, e resolvi dar atenção a vinda do Papa e suas palavras. E gostei bastante do que li ou vi. Li na íntegra a homilia que ele fez na missa que realizou no Santuário de Aparecida. Retirei alguns trechos que me pareceram muito interessantes, óbvios, acessíveis e de fácil reflexão. O Papa tem a missão de colocar ordem e impor disciplina e com isso ainda mais “culpas cristãs” no coração das pessoas sem muito esclarecimento. O Papa Francisco fala diferente. Sem palavras difíceis. Sem rodeios. Sem parábolas. Com humildade, simplicidade e candura . Acho, aliás, que essa é a principal lição que ele nos traz. Vivendo rodeada de gente que quer aparecer cada vez mais que o outro, uma pessoa que vem assim, sem armas, sem querer chamar a atenção, sem querer ser o melhor, sem querer disputar nada, me ensina muito. Tenho muito a aprender… tomara que venha mais humildade, mais simplicidade e mais candura…pra igreja, pro mundo, para as pessoas, para a vida. Sejam muito bem-vindo Papa Francisco!

  2. jose disse:

    Ate agora so observamos demonstrações simbólicas de “novo” e “humildade” e pouco ou nada de fatos que provem uma mudança significativa do “velho” conservadorismo do vaticano. Sou céptico por natureza e nao levo a serio “autoridades” que nao apresentam provas reais do que afirmam. Simplesmente nao acredito em pessoas que se dizem “autoridades”, muito menos naquelas que se intitulam representantes de seres sobrenaturais imaginários. O carro por exemplo me chama atenção, pois achei interessante o Francisco usar esse artificio como símbolo de humildade e dar preferencia por um carro popular da Fiat. Sera que foi uma ordem “divina” fazer propaganda para uma construtora italiana? Acredite se quiser!

  3. Maria do Carmo Pereira Iglesias disse:

    Sr. Jose, me responda, quanto ao cepticismo tudo bem, mais qual seria a empresa brasileira que o Sr. indicaria para o Papa “Francisco” utilizar como carro popular., pois até as carrocerias de ônibus são estrangeiras. Se existe não conheço. Alem do mais ele e representante de um Estado, não vejo nenhum representante que venha ao Brasil e ande em carro popular.

  4. Diogo disse:

    Não quero perder a chance de ouvir tudo o que o Papa Francisco tem a dizer. Também não quero perder a chance de ler textos que nos façam refletir acerca de tudo o que está acontecendo. Achei pertinente o trecho “na sua simplicidade, ele nos recorda que a prosperidade verdadeira é a que transforma o coração e a alma” por acreditar que o caminho seja este mesmo. O exemplo tá valendo mais que um trilhão de palavras.

  5. O Papa Francisco é o novo papa que apresenta a velha igreja com as mesmas doutrinas sem fundamento bíblico. Adoração a Maria, purgatório e outras que o padre Martinho Lutero manifestou nas suas 95 teses. A Igreja católica alterou os mandamentos bíblicos que inclui o sábado e todas as outras igrejas evangélicas a seguem nessa adulteração doutrinária. Ela o fez isso para se distanciar dos Judeus mas Cristo disse para os apóstolos pregarem primeiro na Judéia, depois em Samaria e depois nos confins do mundo. A Igreja verdadeira é apostólica de Jerusalém e não de Roma até a cidade de Deus é chamada na Bíblia de Nova Jerusalém que descerá do Céu quando Deus transferir definitivamente sua morada e dos anjos para a Terra. Vamos estudar a Bíblia e seguir a Cristo em vez de seguir a homens carnais. Roma tem sido um exemplo de escândalo sexuais, econômicos e de adulteração da Palavra de Deus. A tradição abre espaço para o humano alterar o texto divino. E deve ser como Pedro disse antes melhor obedecer a Deus que aos homens!

  6. poliana disse:

    Prefiro acreditar que esse povo revoltado que adora atacar a Igreja Católica seja assim porque não tiveram MÃE para educá los!!
    Jesus ama vocês tá gente



Formulário de Busca


2000-2015 globo.com Todos os direitos reservados. Política de privacidade