Por g1


Comício de Trump é interrompido após supostos sons de tiros, na Pensilvânia

Comício de Trump é interrompido após supostos sons de tiros, na Pensilvânia

Circulam nas redes sociais mensagens falsas relacionadas à tentativa de assassinato de Donald Trump no sábado (13) durante um comício em Butler, cidade da Pensilvânia. O #FATO ou #FAKE monitora e checa algumas delas. O ex-presidente levou um tiro de raspão na orelha, foi socorrido e passa bem. Um homem que assistia ao comício morreu e outros dois foram socorridos em estado grave. O atirador foi morto.

Veja abaixo o que é #FATO e o que é #FAKE sobre o atentado contra Trump:

selo fake — Foto: g1

Tiro no peito

Circula nas redes sociais uma foto que supostamente mostra uma marca de tiro no blazer do ex-presidente Donald Trump após sofrer um atentado no comício na cidade de Butler, nos Estados Unidos, no sábado (13). Dezenas de publicações em inglês e português afirmam que o republicano foi baleado no peito. É #FAKE.

— Foto: g1

Menção a Bolsonaro

Circula nas redes sociais um vídeo que supostamente mostra o ex-presidente Donald Trump, candidato do Partido Republicano à Casa Branca, afirmando que o atentado a tiros durante comício na cidade de Butler no sábado (13) foi similar ao ataque a faca sofrido por Jair Bolsonaro (PL) em 2018. É #FAKE.

— Foto: g1

Agentes rindo

Circula nas redes sociais uma foto que aparentemente flagra agentes do Serviço Secreto dos Estados Unidos rindo enquanto protegem o ex-presidente Donald Trump após o atentado a tiros em comício na Pensilvânia, no sábado (13). É #FAKE.

— Foto: g1

Agente impedido de atirar

Circula nas redes sociais que um agente do Serviço Secreto dos Estados Unidos teria sido impedido pelo chefe da segurança de atirar contra Thomas Matthew Crooks, responsável pelo atentado contra o ex-presidente Donald Trump durante comício na Pensilvânia no sábado (13).

É #FAKE que atirador foi impedido de disparar contra atirador de Trump — Foto: Montagem g1

Falso atirador

Viralizou nas redes sociais o vídeo de um homem que reivindica a autoria do atentado contra o ex-presidente Donald Trump durante comício na Pensilvânia e afirma que o Serviço Secreto dos Estados Unidos "pegou a pessoa errada".

Atirador-Fake-Trump-piada — Foto: Montagem g1

Insulta eleitores

Viralizou nas redes sociais um vídeo no qual o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, supostamente xinga eleitores durante pronunciamento após desistir da corrida eleitoral de 2024. No vídeo, é atribuída a Biden uma fala que ele não disse. Uma voz similar à do democrata xinga os eleitores e faz declarações homofóbicas.

Fake-discurso-Biden-xingamentos — Foto: Montagem g1

Veja agora o que é #FATO

— Foto: g1

Atirador no telhado

Viralizou no X e no Youtube um vídeo que flagrou Thomas Matthew Crooks em um telhado minutos antes de tentar matar o ex-presidente Donald Trump a tiros durante comício na Pensilvânia, no sábado (13). É #FATO.

— Foto: g1

Fato ou Fake explica:

Veja também

Mais lidas

Mais da editoria

Influenciadora ucraniana realizou manifestação contra a guerra entre Ucrânia e Rússia durante tapete vermelho no Festival de Cannes em maio de 2023.

É #FAKE que mulher protestou contra o resultado das eleições na Venezuela usando sangue falso; vídeo foi retirado de contexto

Anvisa e fabricantes explicam que produtos não são feitos com látex. Resolução determina que fábricas de chocolate comuniquem no rótulo sobre substâncias potencialmente alergênicas para consumidores com sensibilidade.

É #FAKE que rótulos apontam que chocolates são feitos com látex

Candidato a prefeito de São Paulo pelo PSOL passou a se deslocar com carro blindado neste ano, após receber ameaças de morte. Veículo é custeado e alugado pelo partido.

É #FAKE que Boulos seja dono de Corolla; imagens são usadas fora de contexto

Quatro das 62 vítimas da tragédia eram médicos, segundo o Conselho Regional de Medicina do Paraná. Nenhum era especialista em sequenciamento genético, como alega vídeo enganoso.

É #FAKE que médicos mortos em queda de avião em Vinhedo pesquisavam Covid-19

Promotor eleitoral Nelson dos Santos Pereira Júnior diz que Pablo Marçal (PRTB) viola ao menos três artigos do código eleitoral brasileiro ao imputar 'informação manifestamente desonesta ’contra o adversário do PSOL sobre o uso de cocaína.

Ministério Público Eleitoral determina abertura de inquérito da PF para investigar Marçal por fake news contra Boulos em SP

Empresa responsável pela navegação aérea em Viracopos, a NAV Brasil, informou que a torre de controle não foi contatada pelos tripulantes da aeronave ATR-72 na sexta-feira (9).

É #FAKE que piloto de avião que caiu em Vinhedo pediu para pousar no Aeroporto de Viracopos

O vídeo, na verdade, é de novembro de 2023, quando também houve uma ressaca na cidade. Nesta quarta, pistas foram invadidas pela água no Leblon, na Zona Sul.

É #FAKE que vídeo mostre ressaca levando ondas até prédios no Rio nesta semana; imagens são antigas

Conteúdo original foi filmado durante um voo da companhia aérea mexicana Volaris, enquanto a aeronave envolvida na tragédia era operada pela Voepass.

É #FAKE que vídeo mostre passageiros momentos antes de avião da Voepass cair em Vinhedo - Programa: G1 Mundo

Candidato do MDB à Prefeitura de São Paulo deu entrevista para Natuza Nery.

Veja o que é #FATO ou #FAKE na entrevista de Ricardo Nunes para O Assunto

Candidato do PRTB deu entrevista para Natuza Nery.

Veja o que é #FATO ou #FAKE na entrevista de Pablo Marçal para O Assunto
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!