Por Letícia Dauer, g1 — São Paulo


É #FAKE que a Torre Eiffel foi iluminada de vermelha em comemoração à vitória da esquerda nas eleições de 2024 — Foto: Reprodução

Circula nas redes sociais dezenas de publicações com uma foto da Torre Eiffel, em Paris, iluminada de vermelho supostamente em homenagem à vitória da esquerda nas eleições legislativas na França neste domingo (7). É #FAKE.

selo fake — Foto: g1

A fotografia é acompanhada do texto: "Torre Eiffel iluminada de vermelho em homenagem à esquerda francesa. A França literalmente mandou os fascistas de volta pro esgoto hoje. Viva a França". Outros posts têm a seguinte legenda: "Torre Eiffel iluminada hoje de vermelho após coalizão democrática de esquerda barrar a ultradireita fascista no país. O lema da revolução continua vivo no coração dos franceses".

A primeira-dama Janja da Silva está entre as pessoas que compartilharam a imagem em suas redes sociais. Até esta quarta-feira (10), a publicação somava mais de 109 mil curtidas no Instagram e mais de 207 mil visualizações no Twitter.

Por meio da busca reversa de imagem no Google, o Fato ou Fake descobriu que, na verdade, a imagem foi tirada em 28 de janeiro de 2004 pelo fotógrafo Zedwarf e publicada no Flickr (veja aqui). O monumento histórico estava iluminado de vermelho em razão da comemoração do Ano Novo Chinês e da visita do então presidente chinês Hu Jintao a Paris.

Tradicionalmente, a Torre Eiffel recebe iluminação dourada e o farol acende durante a noite, mas há exceções. O site oficial do monumento lista uma série de fatos históricos que já alteraram a cor das luzes da torre, incluindo o período de 24 a 29 de janeiro de 2004 —ocasião do Ano Novo Chinês.

O Fato ou Fake também procurou nos principais jornais franceses (Le Monde, Le Figaro e Libération) e nas redes oficiais da Torre Eiffel e não encontrou nenhuma foto do monumento com iluminação vermelha, após o anúncio do resultado das eleições deste domingo.

Portanto, a imagem que circula nas redes sociais desde domingo foi retirada de contexto e não tem relação com a vitória da esquerda francesa.

Esta não é a primeira vez que essa fotografia é usada para desinformação. Em 2019, circulava nas redes sociais que a Torre Eiffel foi iluminada de vermelho em homenagem ao presidente Lula (PT). Entretanto, a notícia também era falsa (aqui e aqui)

Procurada, a assessoria de imprensa da primeira-dama não se manifestou até a última atualização da reportagem.

Eleições francesas

Em um resultado surpreendente, a coalizão de esquerda Nova Frente Popular obteve o maior número de assentos na Assembleia Nacional da França nas eleições legislativas. O segundo turno foi realizado neste domingo (7), e teve participação de quase 60% dos eleitores.

Veja como ficaram as três maiores bancadas da nova legislatura:

  • Nova Frente Popular (esquerda): 182 assentos;
  • Juntos (coalizão governista, de centro): 168 assentos;
  • Reunião Nacional (extrema direita): 143 assentos.

Para a extrema direita, apesar do crescimento vertiginoso do número de assentos obtidos pelo Reunião Nacional (RN), de 88 para 143, o resultado foi uma decepção. No primeiro turno, ocorrido há apenas 1 semana, o partido de Marine Le Pen havia saído à frente as demais forças políticas -- ele chegou a projetar obter para si a maioria absoluta da Casa.

É #FAKE que a Torre Eiffel foi iluminada de vermelha em homenagem à vitória da esquerda nas eleições legislativas — Foto: Reprodução

Fato ou Fake explica:

Veja também

Mais lidas

Mais da editoria

Não há registro público das declarações atribuídas a Trump. Conta em que o vídeo alcançou 490 mil reproduções se identifica como comediante e criadora de animes.

É #FAKE vídeo que sugere que Trump elogia Lula após ser eleito presidente dos EUA

g1 não publicou reportagem com esse título. Imagem é uma montagem fraudulenta.

É #FAKE que g1 publicou que Trump disse não negociar com Lula

Vídeo que circula nas redes sociais mostra jogador interagindo com a arquibancada

É #FAKE que Neymar teve anel furtado ao cumprimentar torcedor na Arábia Saudita

Cenas são de 2020 e não têm nenhuma relação com a eleição de 2024. Na ocasião do vídeo, jornalista lamentava a expansão da Covid nos Estados Unidos.

É #FAKE que vídeo mostre choro de Guga Chacra após vitória de Trump  - Programa: Jornal GloboNews edição das 18h

De acordo com a Associated Press, a afirmação é falsa. O executivo do Condado de Northampton, Lamont McClure, disse à agência que o vídeo mostra apenas operações eleitorais de rotina.

É #FAKE que vídeo mostre coleta ilegal de cédulas na Pensilvânia

O Conselho Eleitoral do Condado de Bucks identificou o vídeo como “falso”. O FBI e outras agências de inteligência dos EUA disseram que o vídeo foi “fabricado e amplificado” por atores russos.

É #FAKE vídeo que mostra destruição de cédulas pró-Trump na Pensilvânia

g1 não publicou título com esse conteúdo. Imagem que circula em redes sociais é uma montagem fraudulenta.

É #FAKE que o g1 tenha noticiado que a PF investiga esquema de corrupção bilionário no Governo de Goiás

Alegação de médica é desmentida por especialistas. Conselho Regional de Medicina do Pará investiga o caso.

É #FAKE que câncer de mama não existe

Menino recebeu alta do hospital e seguem em recuperação.

É #FAKE que criança atacada por porca no Ceará vai receber dinheiro por compartilhamento de imagem

Comparação com o vídeo original mostra que fraudador reduziu a velocidade de reprodução para fazer parecer que ela estava com a voz arrastada como a de uma pessoa embriagada.

É #FAKE vídeo que mostra Kamala Harris bêbada em conversa com mulheres nas Filipinas
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!