23/11/2011 07h24 - Atualizado em 23/11/2011 10h20

É preciso achar especialidade antes de abrir empresa, diz empreendedor

Confira a íntegra do chat sobre empreendedorismo realizado na terça.
Ação faz parte da Semana Global do Empreendedorismo.

Ligia GuimarãesDo G1, em São Paulo

Na opinião do empresário e engenheiro civil Valério Dornelles, fundador da Tecno Logys, do setor de construção civil,  é importante encontrar uma especialidade de serviço ou produto antes de abrir uma empresa.

Para Dornelles, é isso que vai fazer a diferença e garantir que o negócio sobreviva ao primeiro ano de existência, período difícil para a maioria dos empreendedores.

"É importante buscar um nicho, uma especialidade. (...) Eu acho que é importante oferecer um produto, uma técnica. Quando você se especializa a chance de você fazer a diferença, de não ser mais um. É um passo bem importante", disse Dornelles ao G1, durante chat realizado em São Paulo nesta terça-feira (22), como parte das atividades da Semana Global de Empreendedorismo.

Valério começou a empreender aos 19 anos, com uma loja de roupas para surfistas, e hoje vê sua empresa que desenvolve soluções tecnológicas para a construção civil faturar cerca de  R$ 25 milhões por ano.

Confira algumas das respostas que ele deu aos internautas. A íntegra da entrevista pode ser vista no vídeo acima.

Gostaria de criar um grupo de dez a 12 mulheres atuando na construção civil e trabalhando como pedreiras. É viável? (Pergunta enviada por Lucineia)
Valério: Eu acho que tem espaço sim, eu acho que o importante é buscar um nicho, uma especialidade que fosse adequada a esse time que ela quer montar. Tem atividades muito pesadas, como estrutura de concreto armado, que pode criar uma limitação. Tem que aproveitar essas características de qualidade, organização. O diferencial dela não pode ser que é um time de mulheres, mas sim um produto, uma técnica, uma etapa da obra, como assentamento de tijolo, revestimento de paredes.

Como se organizar para mudar de funcionário para empresário? (Pergunta enviada por Vinícius)
Valério: Primeiro você tem que se preparar espiritual e psicologicamente, porque você vai enfrentar uma posição que tem mais riscos e barreiras. Não é mais aquilo de cumpriu a sua parte, recebeu no fim do mês. É importante que você saiba escolher bem o seu mercado, encontre um produto em que você acredite. Se manter vivo no primeiro ano é muito importante, muitos desistem porque não conseguem.

Gostaria de saber qual é a maior dificuldade que os empresários vão enfrentar no começo da carreira. (Pergunta enviada por Francismar)
Valério: Acho que primeiro é crédito, e depois é time. Você precisa ter um time forte para oferecer algo que atraia o seu cliente, e precisa de receita para bancar esse time. E como financiar? Acho que está por aí a principal dificuldade.

O que fazer, do começo ao fim, para abrir uma empresa?(Pergunta enviada por Tiago)
Valério: Para saber essa parte burocrática eu recomendo que você procure o Sebrae, por suporte.  Não tenta fazer sozinho. É melhor buscar quem te dá um roteiro.

Fui pedir crédito para abrir meu negócio, mas eles exigem que eu já tenha um ponto. O que fazer? (Pergunta enviada por internauta)
Valério: Eles exigem que você tenha um local, um endereço. Também precisa de garantias. Eu passei dez anos sem ir atrás de crédito, e aprendi há pouco tempo. Não é fácil, e olha que a Tecno Logys já tem um porte bom.
 

 

 


 

tópicos:
veja também
Shopping
    busca de produtoscompare preços de