Por Natalia Godoy, Bruna Yamaguti, TV Globo e g1 DF


  • Os ônibus do Distrito Federal vão parar de receber dinheiro em espécie até o fim do ano. A informação foi confirmada pelo secretário de Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, em entrevista à TV Globo na manhã desta quinta-feira (9).

  • Segundo Gonçalves, o decreto deve ser publicado pelo governo do DF até junho. Ele explica que o processo de encerramento do dinheiro em espécie como forma de pagamento será feito gradativamente.

  • Os pagamentos serão aceitos por meio de cartão de débito, crédito, PIX, ou do cartão Mobilidade.

Secretário de Mobilidade do DF fala sobre fim do dinheiro em espécie nos ônibus

Secretário de Mobilidade do DF fala sobre fim do dinheiro em espécie nos ônibus

Os ônibus do Distrito Federal vão parar de receber dinheiro em espécie até o fim deste ano. A informação foi confirmada pelo secretário de Mobilidade do DF, Zeno Gonçalves, em entrevista à TV Globo na manhã desta quinta-feira (9) (veja vídeo acima).

Segundo Gonçalves, o decreto deve ser publicado pelo governo do DF até junho. Ele explica que o processo de encerramento do dinheiro em espécie como forma de pagamento será feito gradativamente. Primeiro, com as linhas que mais recebem dinheiro, até que todo o sistema de mobilidade seja contemplado.

"A ideia é que você tenha mais agilidade no atendimento, rapidez nas filas, segurança nos ônibus", disse o secretário.

Os pagamentos serão aceitos por meio de cartão de débito, crédito, PIX, ou do cartão BRB Mobilidade (veja abaixo como fazer).

Ainda de acordo com Gonçalves, todos os ônibus que circulam no DF já têm validadores para cartões de débito e crédito. No entanto, eles ainda não foram habilitados porque a secretaria está fazendo testes de sistema para garantir a estabilidade das redes de internet, por exemplo.

O secretário explica que a Secretaria de Mobilidade do DF (Semob) fará uma campanha com a população, explicando como serão feitos os pagamentos das tarifas. Ele afirma que é importante que o usuário tenha o cartão Mobilidade, pois ele garante a integração — ou seja, o pagamento de apenas uma passagem para até três embarques em sentido contínuo.

Como solicitar um cartão de transporte

Ônibus em Brasília — Foto: Arquivo / Agência Brasília

Segundo a Semob, o cartão Mobilidade, de caráter pessoal e intransferível, é indicado a todos os usuários do transporte público, sem restrições. A primeira via é gratuita e pode ser solicitada em um posto de atendimento do BRB Mobilidade ou pelo site. Para a segunda via, o procedimento é o mesmo e tem uma taxa de R$ 5,40.

O cartão Vale-Transporte é um benefício entregue por empresas para os colaboradores, conforme a Lei nº 7.418/85. Os valores são concedidos antecipadamente para cobertura de despesas com deslocamento de ida e volta ao trabalho. O saldo do benefício pode ser consultado pelo usuário na tela da catraca, ao usar ônibus ou metrô, e pelo site do BRB Mobilidade .

Já com o Passe Livre Estudantil, o estudante que precisar solicitar o benefício deve acessar o site e efetuar seu cadastro. Após a aprovação, receberá o agendamento com o local para retirada do cartão.

LEIA TAMBÉM:

Leia outras notícias da região no g1 DF.

Veja também

Mais lidas

Mais do G1
Deseja receber as notícias mais importantes em tempo real? Ative as notificações do G1!