16/11/2015 13h49 - Atualizado em 16/11/2015 16h54

Ducati entra no segmento de baixa cilindrada com moto de 399 cc

Sixty2, da família Scrambler, é mostrada na véspera de salão; Brasil terá.
BMW também lançará modelo do mesmo segmento.

Rafael MiottoDo G1, em Milão - O jornalista viajou a convite da BMW

A Ducati apresentou a Scrambler Sixty2 nesta segunda-feira (16), na Itália, uma moto de 399 cc que marca o retorno da marca italiana no segmento premium de baixa cilindrada. No passado, a empresa chegou a oferecer modelos com motores menores, mas, atualmente, não havia nada com menos de 800 cc.

A Sixty2 terá motor L-Twin, de dois cilindros, 41 cavalos e 3,5 kgfm de torque. A transmissão é de 6 marchas. O modelo será oferecido em 3 cores: laranja, cinza e preto.

O lançamento aconteceu na véspera do Salão de Milão (Eicma), o mais importante do ano para o setor de duas rodas. 

O evento coincide com a recente apresentação de BMW de um modelo no mesmo segmento, a G 310 R, de 313 cc. Ambos os modelos serão vendidos no Brasil.

Ao G1, o presidente mundial da Ducati, Claudio Domenicali, afirmou que a Sixty2 chegará "provavelmente" no ano que vem ao mercado brasileiro, montada em Manaus. No mesmo ano, a BMW pretende fazer o mesmo com a G 310 R.

Ducati Scrambler Sixty2 (Foto: Rafael Miotto/G1)Ducati Scrambler Sixty2 (Foto: Rafael Miotto/G1)

A moto alemã, que será produzida na Índia, foi revelada em versão final na última quarta (11), mas já havia sido vista como um conceito no Salão Duas Rodas, em São Paulo, em outubro.

Vamos expandir a família Scrambler para cima (maiores cilindradas), para baixo e dentro das faixas"
Claudio Domenicali, CEO da Ducati

Escolhido para o anúncio mundial do projeto da BMW, o Brasil também teve espaço na apresentação da Ducati de baixa cilindrada: o vídeo exibido na prévia teve cenas no Rio de Janeiro.

Jovem e 'acessível'
Domenicali descreveu a Sixty2 como "acessível". E disse que ela faz parte da ampliação da família Scrambler, que representa o futuro: "Vamos expandir a família para cima (maiores cilindradas), para baixo e dentro das faixas. Vocês verão algumas este e ano e mais Scramblers no futuro. (A Scrambler) É jovem, acessível, uma nova forma de se pensar em moto", descreveu.

O nome faz referência a 1962, ano em que a primeira Scrambler foi lançada.

Ducati Scrambler Sixty2 (Foto: Divulgação)Ducati Scrambler Sixty2 (Foto: Divulgação)
Ducati Scrambler Sixty2 (Foto: Divulgação)Ducati Scrambler Sixty2 (Foto: Divulgação)
Ducati Scrambler Sixty2 (Foto: Divulgação)Ducati Scrambler Sixty2 (Foto: Divulgação)

Rival da Harley-Davidson
Outra novidade mostrada foi a XDiavel, que será concorrente de modelos Harley-Davidson. Na nova, a posição das pedaleiras é mais avançada, como nas motos "custom" ou "cruiser" -- a Diavel atual ainda tem um visual misturado com o das "naked".

A transmissão secundária é por correia e há um sistema (DPL) para ajudar nas arrancadas, acionado por um botão.

Ducati XDiavel (Foto: Rafael Miotto/G1)Ducati XDiavel (Foto: Rafael Miotto/G1)

Hypermotard e Panigale
A Ducati também revelou motores maiores para outras linhas. A Hypermotard ganhou motor de 939 cc e 113 cv de potência.

Ducati 959 Panigale (Foto: Reprodução/Ducati.com)Ducati 959 Panigale (Foto: Reprodução/Ducati.com)

E a Panigale 899 evoluiu para 959, de 157 cv. Ela também ganhou mudanças estéticas, como a frente mais larga, entradas de ar maiores e nova traseira. E o sistema de escapamento foi modificado para se adequar ao padrão europeu de emissão de poluentes (Euro 4). Mas o tradicional continuará sendo oferecido em outros mercados, como o dos Estados Unidos e o México.

Multistrada 1200 Enduro
A montadora apresentou ainda a inédita Multistrada 1200 Enduro, que pode ser descrita como uma moto verdadeiramente aventureira. Ela possui rodas raiadas, sendo a dianteira com aro 19 polegadas, suspensões mais altas, protetor de motor e um tanque maior, de 30 litros.

Ducati Multistrada 1200 Enduro (Foto: Reprodução/Ducati.com)Ducati Multistrada 1200 Enduro (Foto: Reprodução/Ducati.com)

Paris
Domenicali começou a apresentação lamentando os ataques terroristas em Paris. "Estamos muito chocados com o que aconteceu e nossos corações estão com as famílias das vítimas", afirmou Claudio Domenicali.

VÍDEO: VEJA COMO É A BMW DE BAIXA CILINDRADA

 

veja também