Edição do dia 17/02/2015

17/02/2015 08h10 - Atualizado em 17/02/2015 08h43

Foliões reclamam do sufoco nos transportes públicos no Rio de Janeiro

Cariocas e turistas reclamam do sufoco de pegar ônibus ou metrô para voltar para casa depois dos desfiles das escolas de samba e dos blocos.

No Rio de Janeiro, cariocas e turistas reclamaram do sufoco de pegar um ônibus ou o metrô para voltar para casa depois dos desfiles das escolas de samba e da folia nos blocos.

Da festa nas ruas do Rio ninguém pode reclamar. Mas na hora de voltar para casa. Os problemas começaram na tarde de sábado. Como os ônibus não passavam e os que apareciam estavam lotados, centenas de pessoas que pularam carnaval em um bloco em São Conrado, na Zona Sul da cidade, voltaram a pé pelo túnel até o bairro mais próximo andando por cinco quilômetros.

Teve quem se arriscasse indo no teto. No centro da cidade, depois de assistir a primeira noite de desfile das escolas do grupo especial, a espera nos pontos foi longa. O jeito para alguns foi ir embora em vans irregulares que partiam lotadas.

O problema de transporte no carnaval do Rio não é novo. Mas este ano, para tentar evitar que a alegria dos foliões se transformasse em aborrecimento, o metrô do Rio colocou bilheterias externas nas três das estações mais concorridas. Ainda assim, os foliões sofreram.

Imagine as 150 mil pessoas que seguiram o bloco Simpatia é Quase Amor, em Ipanema, querendo voltar para casa ao mesmo tempo. Resultado: longas filas para entrar na estação do metrô do Cantagalo.

Nesta segunda-feira (16), depois da divertida farra no bloco Sargento Pimenta, aquele que toca músicas dos Beatles em ritmo de carnaval. |No Aterro do Flamengo, sobrou foi reclamação de quem ficou nos pontos de ônibus que não paravam.

“Eu estou aqui mais ou menos uns 40 minutos Já. Os que passam, poucos. Não param”, diz a engenheira Sílvia Maia.

Pela alegria dos quatro dias vale protestar mas sem perder o bom humor. “Demorei 45 minutos para chegar, eu moro na Zona Sul, em Ipanema. Foi muito complicado, o ônibus lotado. Mas, é carnaval a gente tem que ter uma tolerância”, diz o estudante Bernardo William.

A secretaria Municipal de Transportes disse que a espera nos pontos pode ter sido causada pela mudança no itinerário de algumas linhas, por causa da interdição de ruas para os desfiles. E que, se for constatada redução da frota, as empresas serão multadas. Já o Metrô disse que a aglomeração na estação, em Copacabana, foi causada pela chuva que caiu no fim do bloco, que fez com que um grande número de pessoas procurasse a estação, ao mesmo tempo.

Shopping
    busca de produtoscompare preços de