Detalhe de obra O Poema de Anchieta de Benedito Calixto, 1901 – Acervo Colégio São Luis, São Paulo
Em todos os segmentos de mercado, em especial na TV pública, há de se presumir que por detrás dos palcos, das tecnologias e câmeras luminosas ficam os bastidores, em sua tímida, porém implacável, maneira de conduzir o trabalho de formar culturalmente milhões de telespectadores e ouvintes. Em 1968, com o nascimento da Fundação Padre Anchieta e suas emissoras, nascia, também, o Conselho Curador. Os bastidores. Os guardiões da Fundação.
Nosso compromisso é contribuir com a formação de uma cidadania informada, qualificada, ética e participativa, levando conteúdos singulares e independentes, que sejam capazes de democratizar conhecimento e transformar culturalmente a realidade de milhões de brasileiros. Também é nosso papel, como membros do Conselho Curador, zelar pelo futuro da TV pública; transformando a nossa forma de atuar à medida que a sociedade também se transforma, e prezando pela continuidade dos compromissos assumidos pela Fundação Padre Anchieta e suas emissoras.
Nossos encontros são mensais. Neles, discutimos o futuro. Entre os membros, artistas, educadores, literatos, figuras públicas e representantes da cultura e da arte no Brasil.
Para conhecer mais sobre o Conselho Curador, navegue pelo menu ao lado.