Mônica Bergamo

Mônica Bergamo é jornalista e colunista.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Mônica Bergamo
Descrição de chapéu Folhajus

Bretas pode ser julgado por marido de advogada alvo de operação que ele ordenou

Desembargador do TRF-2 já votou a favor do juiz

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O julgamento do juiz Marcelo Bretas por participar de ato político com Jair Bolsonaro, marcado pelo TRF-2 (Tribunal Regional da 2ª Região) para a quinta (17), terá outra saia justa: André Fontes, um dos desembargadores do Órgão Especial que analisará o caso, é marido da advogada Ana Basílio, que sofreu operação de busca e apreensão na semana passada por ordem de Bretas.

LADO

Há expectativa sobre a possibilidade de o desembargador se declarar suspeito para o julgamento. Detalhe: Fontes votou a favor de Bretas em maio, quando o órgão decidiu que abriria procedimento disciplinar contra o juiz.

LADO 2

O pedido de abertura foi determinado em fevereiro pelo ministro Humberto Martins, que era corregedor e hoje preside o STJ (Superior Tribunal de Justiça). O filho dele, Eduardo Martins, também foi alvo, na semana passada, da operação deflagrada por Bretas.

LITURGIA

A investigação contra Bretas está centrada na cláusula 305 do CNJ (Conselho Nacional de Justiça), que proíbe magistrados de “emitir opinião que demonstre atuação em atividade político-partidária ou manifestar-se em apoio ou crítica públicos a candidato, lideranças políticas ou partidos políticos”.

O presidente Jair Bolsonaro, o juiz Marcelo Bretas e o prefeito Marcelo Crivella participam da inauguração de alça de ligação da ponte Rio-Niterói à Linha Vermelha, no Rio - Carolina Antunes - 15.fev.2020/PR

DESFILE

A cláusula pede também que os juízes evitem “manifestações que busquem autopromoção ou superexposição”. A investigação contra Bretas está recheada de fotos dele como celebridade.

FEIJÃO

Em uma delas, Bretas aparece na feijoada da Vogue, descrita como “tarde divina no [hotel] Fairmont Copacabana”. Em outra, faz exercícios numa academia. Numa terceira imagem, ele surge de mãos dadas com o governador afastado Wilson Witzel num jatinho da FAB —os dois pegavam carona com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, para Brasília.

O juiz Marcelo Bretas segura a mão do governador do Rio, Wilson Witzel, durante carona em voo da FAB para Brasília
O juiz Marcelo Bretas segura a mão do governador do Rio, Wilson Witzel, durante carona em voo da FAB para Brasília - Marcelo Bretas no Instagram

QUARENTENA

com BRUNO B. SORAGGI, BIANKA VIEIRA e VICTORIA AZEVEDO

LINK PRESENTE: Gostou desta coluna? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.