Aviso
Este conteúdo é para maiores de 18 anos. Se tem menos de 18 anos, é inapropriado para você. Clique aqui para continuar.

Você viu?

Atingimos o pico dos nomes de bebê?

Tarde? Próspero? Orca? Em nova tendência nos EUA, quase tudo pode ser um nome, especialmente no TikTok

A imagem mostra um bebê vestindo uma camiseta branca sem mangas. No peito do bebê, há uma etiqueta de nome vermelha e branca com o texto 'HELLO my name is' (olá, meu nome é), mas o espaço para o nome está em branco.
Alcançamos o pico para a escolha de nomes de bebês? - Jamie Grill/Getty Images via NYT
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Madison Malone Kircher
The New York Times

Após o nascimento de seu terceiro filho nesta primavera (no hemisfério norte) —uma menina chamada Whimsy Lou— a influenciadora americana Nara Smith postou um TikTok listando alguns dos nomes que ela e seu marido gostavam, mas que não usaram. Entre eles estavam Tank (tanque), Clementine (mexerica), Flick, Halo (aura) e Dew (orvalho).

Francesca Farago, uma influenciadora canadense, postou recentemente um vídeo semelhante, incluindo nomes como Heart (coração), Ethereal (etéreo), Prosper (próspero) e Afternoon (tarde). Seu marido também gostava do nome Orca, ela disse. (A Sra. Farago vetou nomear seu filho em homenagem à baleia assassina.)

Os nomes de bebês percorreram um longo caminho desde que Gwyneth Paltrow e Chris Martin chamaram a atenção por nomear sua filha de Apple (maçã) há duas décadas. Em 2024, quase qualquer coisa pode ser um nome. Uma tendência recente do TikTok nos EUA parece oferecer uma crítica satírica sobre até que ponto alguns pais estão dispostos a ir em busca de nomes únicos para sua prole.

A configuração da piada é a seguinte: "Normalize nomear seu filho em homenagem a algo que você ama." Os usuários respondem com algo hiperespecífico que provavelmente nunca realmente nomeariam uma criança, como Diet Coke (coca diet), Velveeta (uma marca americana de queijo processado) ou "uma fofoca de trabalho atrevida".

Emily Kim, consultora de nomes de bebês em tempo integral, disse que a tendência parece ser uma resposta direta a "quão extremo" se tornou o ato de nomear bebês.

A Sra. Kim, que tem 33 anos e mora em Minneapolis (EUA), fez sua fama no TikTok graças à sua habilidade incrível de prever quais nomes celebridades e influenciadores darão a seus filhos com base em sua estética na internet. No ano passado, ela acertou o que o jogador de futebol Jason Kelce e sua esposa, Kylie, dariam à sua terceira filha, Bennett.

Nomear uma criança, explicou a Sra. Kim, tornou-se para muitas pessoas uma extensão da marca pessoal. "Um nome de bebê é apenas um aspecto do seu estilo pessoal, da mesma forma que a decoração da casa e as roupas fazem parte do seu estilo", disse a Sra. Kim. "No tempo de nossos pais, os elementos do seu estilo pessoal eram conhecidos por seus amigos próximos e talvez seus vizinhos, sua família, mas seu estilo não era exibido em uma escala maior para conhecidos e estranhos da maneira que é a norma agora."

Uma consulta de cinco minutos com a Sra. Kim, na qual ela compartilha suas sugestões personalizadas, custa a partir de US$ 295 (R$ 1.600). Durante as sessões, o pedido mais comum que ela ouve é por nomes que sejam "únicos, mas não muito extravagantes". Os clientes não querem que seus filhos cheguem no primeiro dia de aula apenas para descobrir que são um dos cinco na classe com o mesmo nome, explicou.

O acesso a um público mais amplo por meio das redes sociais fez com que muitos de seus clientes sintam que certos nomes estão fora de questão "porque já foram 'usados', mesmo que seja por alguém que você realmente não conhece", disse a Sra. Kim.

Morgan Kline, outra consultora de nomes de bebês, começou no TikTok procurando nomes com sonoridade vintage em anuários antigos. Ela se especializa em encontrar "nomes incomuns", diz a Sra. Kline, que tem 29 anos e mora em Rock Island, no estado americano de Illinois. "Muitas pessoas me contratam para encontrar um nome que foi usado apenas, tipo, menos de 25 vezes no ano passado."

Recentemente, a Sra. Kline ajudou um cliente a escolher o nome Woods (floresta).

Assim como a Sra. Kim, a Sra. Kline disse que a marca pessoal muitas vezes desempenhava um papel para os clientes ao selecionar um nome de bebê. "Acho que isso é especialmente verdade para pessoas em evidência", disse ela. "Certos influenciadores realmente querem garantir que seu filho tenha um nome único no caso de também quererem seguir na indústria do entretenimento de alguma forma."

Quanto à tendência da piada recente, a Sra. Kline disse que até poderia ver alguns dos nomes de piada sendo selecionados por pessoas reais —como "Mocha" (café com leite), ideia criativa de um TikToker. "Eu definitivamente poderia ver a pessoa certa realmente usando isso como um nome", disse a Sra. Kline.

Final do conteúdo
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Ver todos os comentários Comentar esta reportagem