A EMESP Tom Jobim é a Escola de Música do Estado de São Paulo – instituição do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura, Economia e Indústrias Criativas do Estado, gerida pela organização social Santa Marcelina Cultura.
Nossa escola tem o compromisso de oferecer uma ampla gama de oportunidades em educação musical. Formamos crianças, jovens e adultos, assim como oferecemos aprofundamento musical para músicos já formados que desejam aprimorar seus conhecimentos. São cerca de 2.000 alunos que têm à sua disposição ao redor de 198 habilitações e cursos gratuitos de canto e instrumentos musicais.
Os diversos cursos da EMESP Tom Jobim visam oferecer o ensino de música de excelência para formar pessoas que, por intermédio do fazer musical, do estímulo à vivência estética e da criação de conexões com saberes correlatos à música, sejam capazes de renovar o mundo e produzir inéditos. Os cursos oferecidos pela escola proporcionam aos alunos e alunas uma experiência musical multifacetada. Nas aulas coletivas-teóricas, eles são estimulados a refletir sobre o mundo, a história humana e o contexto em que estão inseridos, ampliando sua compreensão global. Nas aulas coletivas-práticas, aprendem a colaborar e tocar em conjunto, desenvolvendo a aceitação do outro e uma apreciação pelos frutos de um trabalho coletivo. Por fim, nas aulas individuais, têm a oportunidade de trabalhar com profissionais altamente qualificados, dedicados exclusivamente no aprimoramento de suas habilidades como instrumentistas.
Independentemente do formato de ensino, todas essas atividades proporcionam aos alunos uma jornada pela história da música ocidental, abrangendo desde a música antiga até a contemporânea, tanto no âmbito popular quanto no erudito. As aulas de música e demais atividades sociopedagógicas são ministradas de modo presencial e virtual, e a escola considera como parte integrante das suas diversas ações o estímulo à acessibilidade, à inclusão, à diversidade, às ações afirmativas e à música brasileira.
Considerada referência no ensino de música brasileira, a EMESP Tom Jobim reúne em seu corpo docente profissionais com reconhecimento internacional. Além disso, estabelece diversas parcerias internacionais, fomentando o intercâmbio entre alunos, professores e ideias dentro da escola, e proporcionando um ambiente fértil em interações pedagógicas, artísticas e profissionais.
A ponte estabelecida na escola entre o aprendizado e a profissionalização ocorre por meio dos grupos artísticos, que reúnem os alunos para desempenhar projetos de intensa expressão artística e desenvolvimento pedagógico. Essa experiência não apenas os prepara para a vida profissional como também representa, por si só, uma conquista significativa em suas jornadas como músicos e cidadãos.
Toda a cuidadosa estrutura artístico-pedagógica realizada pela EMESP Tom Jobim, ao longo do tempo, tem dado lastro a uma consequência que vai além da performance e pode ser constatada na inclusão de alunos(as) e ex-alunos(as) em inúmeras instituições de ensino, de pesquisa musical e de atividades correlatas à música atuantes no Brasil e no mundo, tais como conservatórios, universidades, institutos culturais, ONGs, teatros, casas de espetáculos, estúdios, etc.
O prédio de seis andares conta com 56 salas, voltadas para aulas individuais e coletivas, e 46 pianos. As salas são equipadas conforme necessidades específicas, tendo acervo de instrumentos musicais para estudo, ensaios e aulas.
Em 2012 a EMESP inaugurou o Piano Lab, totalmente equipado com pianos digitais da marca Roland, voltados para o aprendizado coletivo, e que permitem ao professor escutar e orientar os alunos via áudio.
A instituição mantém o Auditório Zequinha de Abreu, localizado no térreo, com capacidade para 85 lugares, e que recebe recitais, apresentações, palestras, master classes e workshops.
A EMESP Tom Jobim conta ainda com um estúdio de gravação, anexo ao Auditório, que realiza registros audiovisuais das atividades pedagógicas e musicais de alunos, professores e músicos convidados. O acervo do estúdio pode ser consultado por alunos e professores da EMESP Tom Jobim, mediante solicitação junto à equipe de Produção.
No terceiro andar está a Biblioteca Mário Casali, que possui mais de 20 mil títulos (livros, partituras, CDs, vídeos, entre outros). Atende alunos e professores da Escola, que podem realizar consulta in loco ou empréstimo de material. O catálogo do acervo também pode ser consultado via internet, pela página do aluno ou página do professor. Reservas, consultas e empréstimos só podem ser realizados pessoalmente no local. A biblioteca possui espaço para leitura, pesquisa e consulta de vídeo e áudio.
Este site utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com tal monitoramento. Consulte a Política de Privacidade para obter mais informações.