O Especial Educadores, do Centro de Referências em Educação Integral, traz 10 especialistas fundamentais para compreender a educação integral e a importância da escola pública no Brasil. Confira os perfis e entenda suas contribuições:
Nísia Floresta, pioneira no direito à educação das mulheres
No Brasil imperial do século XIX, Nísia Floresta foi a primeira educadora a defender o direito à educação científica para as meninas no Brasil.
Anísio Teixeira e a democratização da escola brasileira
O educador Anísio Teixeira foi responsável pela criação, no Brasil, da escola pública como conhecemos hoje: gratuita, laica e para todos.
Darcy Ribeiro e a defesa da escola pública
Darcy Ribeiro deixou enormes contribuições para a causa indígena, da escola pública e para a defesa do desenvolvimento integral dos estudantes com a criação dos CIEPs.
Florestan Fernandes e a liberdade de ensinar
Fundador da Sociologia crítica no Brasil, Florestan Fernandes analisava a Educação a partir dos problemas sociais do País.
Paulo Freire: a educação como prática da liberdade
Além de referência internacional no campo da alfabetização, Paulo Freire ergueu os pilares para a educação crítica e autônoma ante a educação bancária.
A escola inovadora de Maria Nilde Mascellani
A educadora brasileira Maria Nilde Mascellani foi responsável pela implementação de propostas de integração curricular ainda hoje consideradas inovadoras.
Miguel Arroyo: pluralidade como condição para educação integral
Pensador de uma proposta de educação popular, Miguel Arroyo é um dos maiores defensores da educação integral nas políticas educacionais brasileiras.
Ana Mae Barbosa e a educação por meio da arte
Pioneira da arte-educação no Brasil, Ana Mae Barbosa revolucionou a forma de enxergar e fazer a música, desenhos e pinturas com crianças na escola.
Jaqueline Moll: educação integral, uma nova forma de viver a vida
Responsável pela criação e implementação do programa Mais Educação no País, para Jaqueline Moll a educação deve ser pensada na perspectiva das comunidades.
Macaé Evaristo e a luta por diversidade na educação
A educadora Macaé Evaristo atua nas salas de aula e na política pública por uma escola inclusiva, que ouça as juventudes e se conecte ao território.