Rebeca Andrade é mais mencionada que Lula e Bolsonaro desde o início das Olimpíadas

Política fica em 2º plano na internet diante dos resultados históricos da ginasta brasileira nos jogos de Paris 2024

Este texto é resultado de uma parceria entre Datafolha e a Codecs, empresa especializada em análise de cenários digitais e reputação


Após a conquista do ouro que a alçou ao posto de maior medalhista olímpica do esporte brasileiro, Rebeca Andrade mobilizou tanto a internet que superou inclusive a repercussão política. Desde o início dos Jogos Olímpicos, a ginasta foi mencionada mais vezes do que o presidente Lula (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Ao todo, Rebeca apareceu em 3 milhões de menções entre 26 de julho – data de abertura dos jogos de Paris 2024 – e 05 de agosto, quando ocorreu sua mais recente conquista, o ouro no solo, em disputa em que superou a lendária Simone Biles.

A ginasta Rebeca Andrade com a sua medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris - Comitê Olímpico Brasileiro

No mesmo período, Lula foi citado 2,8 milhões de vezes; e Jair Bolsonaro foi tema de 1,3 milhão de menções. A polarização do debate político, que se concentra nessas duas figuras, sempre os deixa em posição de destaque na internet – desde o início de 2024, o petista foi mencionado 47 milhões de vezes; enquanto Bolsonaro foi citado 35 milhões de vezes.

Para dar a dimensão do alcance que a medalhista brasileira atingiu, basta observar o número de citações a ela desde o início do ano: 3,1 milhões. Ou seja, de tudo que se falou de Rebeca nas redes sociais e na internet em geral, em todo ano de 2024, 96% foi falado durante os Jogos. O suficiente para fazê-la mais "popular" do que alguém que, na soma do ano, foi 15 vezes mais falado que ela (no caso de Lula) – ou 12 vezes (caso de Bolsonaro).

Por isso, o dado sobre Rebeca é impactante e mostra como um evento global, como os Jogos Olímpicos, aliado aos feitos históricos da ginasta, impactam nas discussões da população na internet, mesmo em um período em que o presidente da República foi associado a críticas sobre a Venezuela após a contestada reeleição de Nicolas Maduro, com 36% de toda a repercussão sobre ele neste período diretamente ligada ao país sul-americano.

Ouro leva internet à loucura

A maior movimentação em torno do nome de Rebeca na web aconteceu nesta terça-feira (5). Foram 1,3 milhão de menções só nessa data. Isso é mais do que Rayssa Leal (835 mil menções), Gabriel Medina (732 mil menções) e Bia Souza (586 mil menções), outros três destaques da delegação brasileira, geraram juntos de menções a seus nomes durante todo o período dos jogos (entre 26/07 e 05/08).

Codecs

Entre 10h e 11h desta terça (5), ocorreu o pico de citações: foram 428 mil só nesse intervalo, justamente quando se consolidavam os resultados do solo, que culminaram com o ouro de Rebeca.

As redes sociais receberam um alto volume de posts celebrando a medalha, de perfis como o da TNT no Instagram, com 1,7 milhão de interações; e também destacando a foto em que ela é reverenciada por Simone Biles e Jordan Chiles; como o post da Cazé TV, com 1,8 milhão de interações.

Para o levantamento, foram consideradas as menções, de perfis do Brasil, na internet em geral – o que inclui redes sociais, imprensa, blogs e fóruns na internet. 99% das citações foram feitas nas redes.