CEPID 2001-2013
CEPID 2013-2024
Site: www.nevusp.org
Pesquisador responsável: Sergio Franca Adorno de Abreu
Coordenador geral: Marcos César Alvarez
Coordenador de transferência de tecnologia: Marcelo Batista Nery
Coordenador de disseminação do conhecimento: Vitor Blotta
Coordenador de inovação: Daniela Osvald Ramos
INSTITUIÇÃO SEDE
Universidade de São Paulo (USP)
R. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, 310 - Cidade Universitária
05508-020 - São Paulo - SP
INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS
Centro para o Estudo da Violência e Reconciliação, África do Sul
Colégio do México, México
Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade)
Instituto Latino Americano de Ciências Sociais
Instituto Indiano para os Assentamentos Humanos (IIHS), Índia
Universidade da Califórnia, EUA
Universidade de Cidade do Cabo, África do Sul
Universidade de Columbia, EUA
BV-FAPESP: projetos de pesquisa conduzidos no centro com apoio da FAPESP
NEV Na Mídia: notícias sobre o centro
O Núcleo de Estudos da Violência (NEV-USP) é um dos Núcleos de Apoio à Pesquisa (NAP) da Pró-Reitoria de Pesquisa Universidade de São Paulo (PRP-USP), sediado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/USP). Desde de 1987, o NEV-USP desenvolve pesquisas e forma pesquisadores por meio de uma abordagem interdisciplinar na discussão de temas relacionados à violência, democracia e diretos humanos.
Ao longo de mais de 30 anos de existência o NEV-USP desenvolveu uma série de projetos de pesquisa e cursos de extensão financiados pela Fundação Ford, Fundação Rockefeller, Canadian International Development Agency (CIDA), Comitê Internacional da Cruz Vermelha, CNPq e FAPESP, além de convênios com agências da ONU (OMS-PAHO, PNUD), União Europeia, Ministérios da Saúde e da Justiça, Secretaria Especial dos Direitos Humanos, e Secretaria de Justiça do Estado de São Paulo, entre outros.
As principais questões que têm norteado as pesquisas desenvolvidas no NEV-USP envolvem a complexa relação entre a persistência da violência e de violações dos direitos humanos no curso do processo de consolidação democrática brasileira. “Que tipo de democracia se desenvolve em um contexto de graves violações de direitos, crime organizado, corrupção, impunidade, direitos civis limitados e fraco apoio a uma cultura de direitos humanos?”, “De que forma os obstáculos existentes afetam a forma como as leis são implementadas?” e mais recentemente “Como uma aplicação inadequada das leis pode influenciar a legitimidade das instituições fundamentais para a democracia?”, são algumas dessas perguntas que o NEV tem buscado responder.
Temas tão complexos exigem a contribuição de várias disciplinas. O NEV conta com a colaboração de pesquisadores com formação em diversas áreas do conhecimento (sociologia, psicologia, ciência política, direito, antropologia, estatística, história, saúde pública, etc.), além de apostar em uma gama variada de métodos de pesquisa, o que inclui análise documental, surveys, entrevistas, observações, geo-referenciamento, etc.
Entre sua missão institucional, atualmente o NEV-USP é sede de um Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) da FAPESP com o programa de pesquisa ‘Building Democracy Daily: Human Rights, Violence and Institutional Trust’ (2013-Atual), que se propõe a aprofundar o estudo a respeito da legitimidade das instituições chaves para a democracia e investigar como ela é construída no contato cotidiano dos cidadãos com os serviços públicos. Aliado ao programa de pesquisa, o projeto CEPID prevê ainda iniciativas voltadas para a difusão e transferência de conhecimento, além de atividades educacionais e de formação de recursos humanos.
Além do programa CEPID, o NEV também integra redes de pesquisa. Desde 2004 é um Centro Colaborador da Organização Mundial de Saúde, no qual participa de fóruns e pesquisas a respeito da prevenção da violência.
10/07/2023
Em evento do Ciclo ILP-FAPESP de Ciência e Inovação, pesquisadores reafirmaram a necessidade de fortalecimento da inteligência policial e de câmeras, mas alertaram para a importância de ações capazes de tornar o ambiente escolar mais acolhedor, como o combate ao bullying, ao racismo e à misoginia
02/12/2020
Ferramenta baseada em inteligência artificial foi desenvolvida por pesquisadores da USP ligados a dois CEPIDS da FAPESP. Premiação ocorreu em evento da Sociedade Brasileira de Computação