logo Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão

Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias

CEPID 2013-2024
 
Site: http://crid.fmrp.usp.br/
 
Pesquisador responsável: Fernando de Queiroz Cunha
Coordenadora de educação e difusão do conhecimento: Rita de Cassia Aleixo Tostes Passaglia
Coordenador de transferência de tecnologia: João Santana da Silva

INSTITUIÇÃO SEDE
Universidade de São Paulo (USP) 
Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto
Departamento de Farmacologia
Av. Bandeirantes, 3900
 
INSTITUIÇÕES ASSOCIADAS
Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz)

BV-FAPESP: projetos de pesquisa conduzidos no centro com apoio da FAPESP


CRID Na Mídia: notícias sobre o centro

 

O Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias (CRID) foi criado com o objetivo de produzir pesquisa científica integrativa e translacional para identificar e validar novas rotas biológicas envolvidas na indução e na resolução da inflamação. Para tanto, conta com a experiência de pesquisadores de vários campos das Ciências Biomédicas ligados à pesquisa básica (genética, biologia molecular e celular, imunologia, farmacologia e patologia) e à pesquisa clínica (reumatologia, imunologia, infectologia e dermatologia), além de pesquisadores da área de bioinformática.

As doenças inflamatórias constituem um grupo complexo e heterogêneo de doenças que afetam mais de 10% da população mundial. As alternativas de tratamento disponíveis atualmente são limitadas e, em alguns casos, ineficazes, considerando que ainda se carece de informações sobre os mecanismos subjacentes do processo inflamatório e a fisiopatologia das doenças inflamatórias.

O objetivo específico do CRID é avançar o conhecimento sobre doenças inflamatórias (infecciosa, auto imune e relacionadas ao sistema cardiovascular) para reconhecer e compreender os mecanismos moleculares, imunológicos, patológicos e farmacológicos envolvidos; identificar novos alvos biológicos para o desenvolvimento de ferramentas terapêuticas farmacológicas; pesquisar possíveis marcadores diagnósticos e indicações prognósticas; e aplicar os novos conhecimentos para projetar e sintetizar moléculas voltadas ao tratamento de doenças inflamatórias.

 

RESULTADOS DE PESQUISAS CONDUZIDAS NO CENTRO: