Saúde
Por e

O Ministério da Saúde confirmou uma primeira morte fetal por febre oropouche no mundo, em Pernambuco. A Grávida de 28 anos estava na trigésima semana de gestação. A pasta investiga outros oito casos de transmissão vertical de Oropouche. São quatro casos em Pernambuco, um na Bahia e três no Acre. De acordo com o Ministério da Saúde, quatro casos evoluíram para óbito fetal e quatro casos apresentaram anomalias congênitas, como a microcefalia. As análises estão sendo feitas pelas secretarias estaduais de saúde e especialistas, com o acompanhamento do Ministério da Saúde, para concluir se há relação entre Oropouche e casos de malformação ou morte do feto.

Segundo o ministério, a confirmação da morte ocorrida em Pernambuco considerou, entre outras informações, resultados que descartaram outras hipóteses de diagnóstico e resultados positivos em exames RT-PCR e imuno-histoquímico. Agora, será enviada aos estados e municípios uma nota técnica com orientações para a metodologia de análise laboratorial, vigilância e a assistência em saúde sobre condutas recomendadas para gestantes e recém-nascidos com sintomas compatíveis com Oropouche. Esse documento também apresentará informações sobre medidas de proteção individual para prevenir a doença.

De acordo com o infectologista do Hospital Sírio-Libanês, Ralcyon Teixeira, a febre tem sintomas parecidos com a dengue. Ele acredita que, com o aumento de casos, pacientes podem evoluir para formas graves da doença de forma mais rápida.

O Brasil já resgistrou 7.286 casos de Oropouche, em 21 estados, segundo o Ministério da Saúde. A maior parte dos casos foi registrada no Amazonas e em Rondônia. Na semana passada, foram confirmados os primeiros 2 óbitos pela doença no mundo, os dois na Bahia. Há ainda um outro óbito ocorrido em Santa Catarina em investigação.

Mais recente Próxima Mosquito da febre do oropouche está no país inteiro, alerta especialista
Mais da CBN

Brasileiro de 28 anos fez prova em 13s37, atrás apenas do japonês Rachid Muratake e do espanhol Enrique Llopis. Próxima etapa vai ser na quarta-feira (7), às 14h05.

Eduardo de Deus consegue 3º melhor tempo dos 110m com barreiras e vai à semifinal da Olimpíada

Brasileiro foi derrotado por Felix Lebrun, por 4 sets a 0. Só de chegar às semifinais, o desempenho do carioca de 28 anos é o melhor resultado da história do Brasil na modalidade em Olimpíadas.

Hugo Calderano perde medalha de bronze para francês no tênis de mesa dos Jogos Olímpicos

Os líderes do ranking mundial perderam para Nils Ehlers e Clemens Wickler, por dois sets a zero. Brasil segue vivo com uma única dupla no vôlei de praia masculino: Evandro e Arthur.

André e George perdem para alemães e são eliminados no vôlei de praia dos Jogos Olímpicos

Brasileiro foi líder do ranking mundial, mas nunca venceu contra o sul-coreano Kim Woojin, que quase gabaritou prova. Em entrevista após eliminação, Marcus disse que enfrentou 'Biles do tiro com arco'.

Marcus D'Almeida é eliminado nas oitavas de final do tiro com arco nos Jogos Olímpicos

Brasileira foi derrotada nos pontos por Esra Kahraman, da Turquia. Com isso, Brasil encerra participação no boxe com uma medalha de bronze, conquistada por Bia Ferreira, na categoria peso-leve, até 60 quilos.

Jucielen Romeu perde nas quartas de final do boxe nos Jogos Olímpicos

Com o reconhecimento, a intenção é garantir que essa cultura se mantenha viva por meio de ações, baseadas em demandas dos próprios detentores culturais.

Governo de Minas Gerais torna congado patrimônio imaterial do estado

O terminal ficou pouco mais de uma hora às escuras, prejudicando diversos passageiros.

Sem luz, Aeroporto Galeão no Rio de Janeiro tem 17 voos atrasados neste sábado (3)

Pesquisa Datafolha aponta força de Lula no nordeste e rejeição entre quem ganha de 5 a 10 salários mínimos.

Lula é aprovado por 35% dos brasileiros, diz pesquisa Datafolha

O Brasil conseguiu vencer a França por 1 a 0 e agora vai enfrentar a Espanha na semifinal do futebol feminino nos Jogos Olímpicos de Paris.

Sem Marta e com brilho de Lorena, Brasil vence França e está na semifinal do futebol feminino

A boxeadora Beatriz Ferreira foi derrotada neste sábado (3) pela irlandesa Kellie Harrington, na semifinal, a mesma atleta que tirou o ouro da brasileira nos Jogos de Tóquio.

Bia Ferreira fica sem revanche, mas conquista medalha de bronze no boxe