São Paulo
Por

Quem frequenta o Parque Villa-Lobos, na Zona Oeste de São Paulo, têm se queixado por causa da sensação de insegurança. Amplas áreas esvaziadas e sem a presença de vigilantes à vista vem causando desconforto em quem circula pelo local.

O receio tem fundamento. No final de semana, por exemplo, dois assaltantes, ainda não identificados, levaram celulares e pertences de um grupo composto por 12 pessoas, durante um piquenique. O grupo registrou um boletim de ocorrência na delegacia de Pinheiros.

O parque é administrado desde 2022 pela Reserva Novos Parques Urbanos, após concessão feita pelo governo de São Paulo. A promessa era modernizar o espaço e aumentar a segurança.

Mas, a mudança não foi sentida, por exemplo, pela professora Mirian Lustosa, que frequenta o lugar desde a inauguração, em 1989.

Quem também se queixa é a frequentadora Francine Sorrentino: disse que prefere ficar em ambientes movimentados dentro do parque para não correr risco de ser vítima de uma ação criminosa.

A administração do parque Villa-Lobos disse em nota que não foi procurada pelas vítimas de assalto e lamentou o ocorrido.

Disse ainda que investiu no aumento de vigilantes patrimoniais desde que assumiu o espaço. Ressaltou ainda que há um batalhão da PM dentro do lugar, embora isso não tenha coibido.

A orientação é para que as vítimas acionem a Polícia Militar para tomar as medidas cabíveis.

Mais recente Próxima Prefeitura de São Paulo contrata avaliação independente para empresas de ônibus investigadas por elo com PCC
Mais da CBN

Em eventos com CEOs em São Paulo, Campos Neto destacou que a proposta de emenda à Constituição, que já tem mais de 200 assinaturas para ser protocolada, não vai garantir mais direitos aos trabalhadores.

Campos Neto diz que fim da escala 6x1 anularia mudanças da Reforma Trabalhista

As declarações de Lula foram dadas durante a segunda sessão da Cúpula de Líderes do G20, que teve como tema a reforma das instituições de governança global, como é o caso da ONU.

Lula diz que 'omissão' do Conselho de Segurança da ONU é ameaça à segurança internacional

A declaração foi dada durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, durante o G20, para explicar sobre acordo de "Vaca Muerta" para ampliação da importação de gás natural da Argentina.

Ministro diz que governo deu 'cartão amarelo avermelhado' para Enel após episódios de falta de luz

A medida atende a uma das exigências do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), por maior transparência e rastreabilidade para a destinação desses recursos.

Novo Portal da Transparência facilita acesso, mas tem dados incompletos sobre emendas

Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania vai enviar um ofício à Secretaria de Estado de Segurança Pública e à Corregedoria da PM para pedir a celeridade e imparcialidade nas investigações. Thainara Vitória Santos, que estava grávida de 4 meses, morreu dentro de uma viatura, após ser presa pelos policiais em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

Ministério cobra apuração rigorosa após morte de jovem grávida durante abordagem policial em MG

Ao todo, 9 pessoas já prestaram depoimento no inquérito que é tratado como ato de terrorismo. Policiais agora aguardam autorização do Supremo de pedidos de quebra de sigilo fiscal, bancário e telefônico. Ministro Gilmar Mendes admite que integrantes do STF avaliam mudar hábitos para reforçar segurança depois do atentado.

PF ouve dona de imóvel alugado para homem responsável por explosões em frente ao STF

O presidente da COP 29, Mukhtar Babayev, pediu ainda aos países do G20 para enviarem um sinal positivo de compromisso para abordar a crise climática.

Presidente da COP29 convida Brasil e Reino Unido a apoiarem Azerbaijão em negociações

O acordo indica que o Brasil deve desenvolver infraestrutura e interconexão para trazer mais gás natural argentino para o país.

G20: Brasil assina Memorando de Entendimento com a Argentina

Entre os presentes está o promotor Lincoln Gakiya, com experiência de mais de 20 anos no combate contra o Primeiro Comando da Capital.

Promotores do MP-SP se reúnem para tratar das investigações de delator do PCC morto em aeroporto