CBN São Paulo
Por e — São Paulo

O ex-promotor de justiça Thales Ferri Schoedl vai a júri popular nesta segunda-feira (3), 20 anos após matar um jovem e deixar outro ferido numa briga em uma praia de Riviera de São Lourenço, em Bertioga. O caso ocorreu em 2004 e causou muita comoção na época. O julgamento está marcado para começar às 10h da manhã no Fórum Criminal do município.

O caso aconteceu em 30 de dezembro de 2004 no fim de um luau. O ex-promotor, na época com 29 anos, foi preso em flagrante por atirar contra dois jovens, de 20 anos.

Thales Schoedl teria ido buscar a namorada em uma festa quando se desentendeu com os dois jovens. Ele alega ter agido em legítima defesa. Felipe Cunha de Souza sobreviveu aos ferimentos, mas Diego Mendes Mondanez morreu após ser socorrido.

Diego Mendes Mondanez (à esquerda) morreu e Felipe Cunha de Souza (à direita) ficou ferido após serem atingidos em Bertioga (SP) — Foto: Reprodução/TV Tribuna e Reprodução/TV Globo

Para esse júri, devem ser ouvidas 15 testemunhas. Cinco do Ministério Público, duas do Assistente de Acusação, quatro de defesa e quatro arroladas tanto pela acusação quanto pela defesa. Segundo o Tribunal de Justiça de São Paulo, ainda não é possível prever quantos dias o julgamento vai durar porque isso depende da duração dos depoimentos. Sete jurados formam o conselho que vai definir se o ex-promotor é culpado ou não pelos crimes.

Thales chegou a ser absolvido pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo em 2008, mas a decisão foi anulada pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal. Ele foi julgado em segunda instância porque na época era promotor e tinha direito a foro privilegiado. Em 2018, ele foi exonerado do cargo e perdeu o foro.

Mais recente Próxima Volkswagen Taubaté (SP) retoma produção após férias por impacto das enchentes no RS
Mais da CBN

Em eventos com CEOs em São Paulo, Campos Neto destacou que a proposta de emenda à Constituição, que já tem mais de 200 assinaturas para ser protocolada, não vai garantir mais direitos aos trabalhadores.

Campos Neto diz que fim da escala 6x1 anularia mudanças da Reforma Trabalhista

As declarações de Lula foram dadas durante a segunda sessão da Cúpula de Líderes do G20, que teve como tema a reforma das instituições de governança global, como é o caso da ONU.

Lula diz que 'omissão' do Conselho de Segurança da ONU é ameaça à segurança internacional

A declaração foi dada durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, durante o G20, para explicar sobre acordo de "Vaca Muerta" para ampliação da importação de gás natural da Argentina.

Ministro diz que governo deu 'cartão amarelo avermelhado' para Enel após episódios de falta de luz

A medida atende a uma das exigências do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), por maior transparência e rastreabilidade para a destinação desses recursos.

Novo Portal da Transparência facilita acesso, mas tem dados incompletos sobre emendas

Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania vai enviar um ofício à Secretaria de Estado de Segurança Pública e à Corregedoria da PM para pedir a celeridade e imparcialidade nas investigações. Thainara Vitória Santos, que estava grávida de 4 meses, morreu dentro de uma viatura, após ser presa pelos policiais em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

Ministério cobra apuração rigorosa após morte de jovem grávida durante abordagem policial em MG

Ao todo, 9 pessoas já prestaram depoimento no inquérito que é tratado como ato de terrorismo. Policiais agora aguardam autorização do Supremo de pedidos de quebra de sigilo fiscal, bancário e telefônico. Ministro Gilmar Mendes admite que integrantes do STF avaliam mudar hábitos para reforçar segurança depois do atentado.

PF ouve dona de imóvel alugado para homem responsável por explosões em frente ao STF

O presidente da COP 29, Mukhtar Babayev, pediu ainda aos países do G20 para enviarem um sinal positivo de compromisso para abordar a crise climática.

Presidente da COP29 convida Brasil e Reino Unido a apoiarem Azerbaijão em negociações

O acordo indica que o Brasil deve desenvolver infraestrutura e interconexão para trazer mais gás natural argentino para o país.

G20: Brasil assina Memorando de Entendimento com a Argentina

Entre os presentes está o promotor Lincoln Gakiya, com experiência de mais de 20 anos no combate contra o Primeiro Comando da Capital.

Promotores do MP-SP se reúnem para tratar das investigações de delator do PCC morto em aeroporto