Esporte
Por — Belo Horizonte

A um mês da abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, o sentimento da fisioterapeuta Acsa Soares é um misto de ansiedade com emoção. Atleta amadora de atletismo, Acsa organizou uma vaquinha online e recorreu, ainda, à venda de fotos instantâneas no centro de Belo Horizonte para conseguir realizar o sonho de ver uma Olimpíadas de perto. Ela arrecadou mais de R$ 4 mil para ajudar com os custos.

“Algumas pessoas achavam que eu ia vir como atleta e eu achava engraçado, tinha que explicar que eu estava vindo como torcedora. Como os ingressos são muito caros, meu foco foi atletismo. Quando foi em 2016 no Brasil, eu não tive condições de ir porque eu morava no Pará e era muito longe do Rio. Eu estou muito animada e feliz. É minha primeira vez fora do Brasil e a minha primeira Olimpíada também!”

Mas até para quem já teve um contato bem próximo com esse "clima olímpico", a vontade é de viver tudo mais uma vez. A jornalista Ana Paula Moreira trabalhou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016 e diz que a experiência foi um divisor de águas. Desta vez, ela vai ocupar as arquibancadas como torcedora.

A jornalista Ana Paula Moreira vai ocupar as arquibancadas como torcedora — Foto: Arquivo Pessoal

“O clima olímpico toma conta da cidade, tem gente do mundo inteiro… e depois do Rio eu quis acompanhar mais de perto outras olimpíadas. Logo em seguida, foi a de Tóquio, no meio da pandemia, então não tinha condições. Foi durante a Olimpíada de Tóquio, ao acompanhar os jogos e as medalhas do Brasil, que eu pensei, ‘vou na próxima’. Eu juntei com um amigo, que sempre gostou muito de esportes, e nós começamos a nos organizar. Agora é só finalizar o que falta e embarcar.”

E, além do verde e amarelo, alguns torcedores investiram pesado em uma caracterização diferente. Desde os Jogos Pan-Americanos de 2011, o grupo "Chapolins Brasileiros" cruza o planeta para marcar presença nos estádios com uma fantasia que remete ao personagem mexicano, mas, claro, com as cores do Brasil. Neste ano, 16 pessoas vão viajar para Paris. Além do apoio, o grupo preparou mais de 400 "Medalhitos", que é um mini-chapolin de pelúcia. O mascote da torcida organizada viralizou nas redes sociais e será entregue aos atletas.

Grupo de brasileiros em Paris — Foto: Arquivo Pessoal

Para custear a viagem, o gasto médio por pessoa foi de R$ 20 mil. Um dos integrantes do grupo, Gustavo Cardoso, conta que eles já estão se preparando para os Jogos Olímpicos de Verão de 2028, em Los Angeles.

“Nós fazemos uma vaquinha e a gente tem uma conta bancária que a gente deposita todo mês. Nós já estamos pensando em 2028 em Los Angeles com um plano de começar a arrecadação em fevereiro do ano que vem. Para essa edição, como Paris foi mais restrito e como a pandemia terminou em 2021, a gente começou a preparação há dois anos. Mas, no geral, são em torno de três anos e meio de preparação.”

Quem sonha em acompanhar bem de perto as Olimpíadas deve se organizar o quanto antes. O economista Wagner Cardoso alerta que quatro anos passam rápido se não houver planejamento financeiro.

"Um planejamento desses exige uma disciplina desde o início. O que é interessante é criar uma poupança específica, dedicada exclusivamente para a viagem, onde será depositado todos os meses uma quantia fixa. Por mais que quatro anos pareçam que estão distantes, eles passam muito rápido. Se não houve organização para estabelecer um orçamento, a pessoa pode passar por apertos e não conseguir viajar."

De acordo com o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, cerca de 80% dos bilhetes já foram comercializados e os brasileiros têm um papel importante nessa alta procura. Mais de 57 mil ingressos foram vendidos para pessoas que nasceram no Brasil. Os esportes mais procurados pelos brasileiros são o futebol, vôlei, vôlei de praia, tênis e basquete. Os Jogos Olímpicos de Paris 2024 serão realizados na França de 26 de julho a 11 de agosto.

Mais recente Próxima Onde assistir a Juventude x Flamengo pelo Brasileirão e aos outros jogos desta quarta-feira (26)
Mais da CBN

O Paysandu duela contra o Ceará pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Saiba o horário e onde assistir ao vivo aos jogos desta sexta-feira.

Onde assistir a Paysandu x Ceará pela Série B e aos outros jogos desta sexta-feira (12)

A Polícia Federal afirma ter encontrado o áudio no computador do deputado federal Alexandre Ramagem, em que ele debate com o ex-presidente e o ex-ministro do GSI, general Augusto Heleno, formas de blindar Flávio Bolsonaro de investigações no caso das 'rachadinhas'.

PF encontra áudio que aponta uso da estrutura do Estado para fins pessoais de Bolsonaro e familiares

Famosa por ter feito 'O Iluminado' e 'Noivo Neurótico, Noiva Nervosa', a atriz estava afastada há anos de Hollywood. Relembre sua história e trajetória.

Atriz Shelley Duvall, de 'O Iluminado', morre aos 75 anos

Jorge Henrique Galdino Cruz e Rafael Wolfgramm Dias foram mortos durante operação no dia 11 de junho, há exatamente um mês. Vídeos mostram o tiroteio e a fuga dos chefes do tráfico.

Polícia identifica envolvidos na morte de agentes do Bope na Maré

Na decisão, a juíza Ana Lucia Siqueira de Figueiredo entendeu que o processo deve seguir de livre acesso.

Justiça nega pedido de influenciadora para que caso de morte por peeling de fenol vá para sigilo

O acidente foi em uma madeireira em Mangaratiba, na Região Metropolitana do Rio, na tarde dessa quarta-feira (10).

Pedreiro sobrevive após ter estaca de madeira cravada na cabeça em acidente de trabalho

Cirurgias e atendimentos foram cancelados por falta d'água em consequência de um problema na rede da concessionária Águas do Rio. A direção do Hospital Federal dos Servidores do Estado garantiu que o abastecimento está sendo normalizado

Após falta d'água, Hospital dos Servidores garante que atendimento será retomado na tarde desta quinta

Antes, os investigadores da Delegacia de Atendimento ao Turista e da Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima vão ouvir, por videoconferência, o filho do embaixador do Gabão, um dos jovens negros revistados.

PMs envolvidos na abordagem de filhos de diplomatas vão prestar depoimento

Marcelo Godoy, presidente da Associação Brasileira das Empresas Importadoras e Fabricantes de Veículos Automotores, fala sobre decisão.

Reforma tributária: carro elétrico entra no imposto seletivo e gera apreensão no setor

O principal será montado em frente ao hotel Copacabana Palace, todo revestido com lâmpadas de LED. A segunda estrutura ficará na praia do Leme e terá o formato de um pandeiro. Queima de fogos terá duração de 12 minutos.

Réveillon: Copacabana terá dois palcos para celebrar 2025