Política
Por e — Brasília

Novas imagens divulgadas pela Polícia Legislativa do Congresso mostram Francisco Wanderley Luiz, responsável pelas explosões na noite de quarta-feira em frente ao STF, entrando pelo Anexo 4 da Câmara dos Deputados na manhã do mesmo dia, por volta das 8h15.

Francisco Wanderley entra na Câmara dos Deputados na manhã antes do atentado

Francisco Wanderley entra na Câmara dos Deputados na manhã antes do atentado

Francisco Wanderley entra na Câmara dos Deputados na manhã antes do atentado

Francisco Wanderley entra na Câmara dos Deputados na manhã antes do atentado

Ele acessa a Casa normalmente, vestindo calça jeans, camisa informal, chinelo de dedo e chapéu de palha. Dirige-se até os atendentes do Anexo 4, tira a carteira do bolso (provavelmente para apresentar um documento de identificação).

A CBN apurou que ele informa que iria ao gabinete do deputado Jorge Goetten. Em seguida, passa pelo detector de metais e acessa o Anexo 4 da Câmara, mais precisamente às 8h16.

Francisco Wanderley entra na Câmara dos Deputados na manhã antes do atentado

Francisco Wanderley entra na Câmara dos Deputados na manhã antes do atentado

A explosão no carro ocorreu às 19h29. Após esse incidente, o homem se dirige até em frente ao Supremo Tribunal Federal, onde lança dois artefatos: um em direção à estátua que simboliza o emblema do Judiciário e outro, que não é acionado. Um terceiro artefato ele coloca sob a cabeça e explode, o que causa a sua morte no local.

Mais recente Próxima Análise interna da PF é de que ataque a bombas deve fortalecer inquérito do 8 de janeiro
Mais da CBN

Em eventos com CEOs em São Paulo, Campos Neto destacou que a proposta de emenda à Constituição, que já tem mais de 200 assinaturas para ser protocolada, não vai garantir mais direitos aos trabalhadores.

Campos Neto diz que fim da escala 6x1 anularia mudanças da Reforma Trabalhista

As declarações de Lula foram dadas durante a segunda sessão da Cúpula de Líderes do G20, que teve como tema a reforma das instituições de governança global, como é o caso da ONU.

Lula diz que 'omissão' do Conselho de Segurança da ONU é ameaça à segurança internacional

A declaração foi dada durante entrevista coletiva nesta segunda-feira, durante o G20, para explicar sobre acordo de "Vaca Muerta" para ampliação da importação de gás natural da Argentina.

Ministro diz que governo deu 'cartão amarelo avermelhado' para Enel após episódios de falta de luz

A medida atende a uma das exigências do ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), por maior transparência e rastreabilidade para a destinação desses recursos.

Novo Portal da Transparência facilita acesso, mas tem dados incompletos sobre emendas

Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania vai enviar um ofício à Secretaria de Estado de Segurança Pública e à Corregedoria da PM para pedir a celeridade e imparcialidade nas investigações. Thainara Vitória Santos, que estava grávida de 4 meses, morreu dentro de uma viatura, após ser presa pelos policiais em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.

Ministério cobra apuração rigorosa após morte de jovem grávida durante abordagem policial em MG

Ao todo, 9 pessoas já prestaram depoimento no inquérito que é tratado como ato de terrorismo. Policiais agora aguardam autorização do Supremo de pedidos de quebra de sigilo fiscal, bancário e telefônico. Ministro Gilmar Mendes admite que integrantes do STF avaliam mudar hábitos para reforçar segurança depois do atentado.

PF ouve dona de imóvel alugado para homem responsável por explosões em frente ao STF

O presidente da COP 29, Mukhtar Babayev, pediu ainda aos países do G20 para enviarem um sinal positivo de compromisso para abordar a crise climática.

Presidente da COP29 convida Brasil e Reino Unido a apoiarem Azerbaijão em negociações

O acordo indica que o Brasil deve desenvolver infraestrutura e interconexão para trazer mais gás natural argentino para o país.

G20: Brasil assina Memorando de Entendimento com a Argentina

Entre os presentes está o promotor Lincoln Gakiya, com experiência de mais de 20 anos no combate contra o Primeiro Comando da Capital.

Promotores do MP-SP se reúnem para tratar das investigações de delator do PCC morto em aeroporto